Termos e Condições

CONDIÇÕES GERAIS

Pode consultar a seguir as condições gerais da relação comercial entre o informatico.pt e os seus clientes particulares e empresariais.

Documentamos a seguir os regulamentos comerciais entre o Informatico.pt e os clientes dos seus produtos e serviços.

A realização de uma encomenda ou aceitação de um serviço por parte do eventual Cliente implica a aceitação dos seguintes Termos e Condições:

termos e condições particulares empresas

EMPRESAS

Por razões de celeridade e eficiência, o apoio é sempre iniciado por via telefónica, email ou chat e, sempre que necessário, com a utilização de acesso à distância (acesso remoto) aos equipamentos informáticos do cliente.

 

Para as tarefas abrangidas nos presentes serviços o cliente desde já aprova o acesso remoto ao seu equipamento conforme as necessidades de apoio preventivo e resolutivo.

 

Sempre que o apoio remoto se verifique insuficiente, será agendada uma intervenção local ou uma recolha e/ou entrega de equipamento.

 

É prerrogativa da Informatico.pt a escolha do meio de intervenção, desde que proceda às diligências necessárias para repor o estado de normal funcionamento do parque tecnológico abrangido pelos serviços Informatico.pt.

 

A prestação Informatico.pt está estruturada em âmbitos de atuação tecnológica e indexada ao parque contratualizado, podendo a ação interventiva ao parque tecnológico do cliente ser total ou estar limitada aos equipamentos e serviços escolhidos.

 

O Informatico.pt não intervém ou assume responsabilidade sobre equipamentos ou serviços excluídos do âmbito de atuação contratado, assim como problemas dentro de âmbito que sejam consequência direta ou indiretamente desta exclusão.

 

O modelo de apoio Informatico.pt baseia a sua sustentabilidade na prevenção dos problemas, sendo que pressupõe que o ambiente tecnológico abrangido se encontra em boas condições de funcionamento e com mecanismos que garantem a estabilidade continuada dos sistemas.

 

Aspetos que limitem ou comprometam estas premissas, nomeadamente identificados no levantamento técnico inicial (site-survey), podem ser objeto de análise orçamental, ficando a sua regularização, assim como a inclusão dos equipamentos ou serviços afetados no contrato, dependentes da respetiva adjudicação.

 

O Informatico.pt obriga-se à prestação de resultados e não apenas disponibilização de meios, para que carece de permissões de gestão dos equipamentos abrangidos no sentido de tomar todas as ações necessárias para segurar os objetivos inerentes à sua posição.

 

Carece também da observância do cliente às premissas de boas práticas e transformações que se considerem necessárias pelo Informatico.pt, abrangidas ou não no âmbito contratado, no sentido de garantir tais objetivos.

 

A não observância de tais medidas traduz-se na automática exclusão dos equipamentos ou serviços afetados dos âmbitos de prestação contratados.

 

O serviço Informatico.pt para Empresas confere ao cliente o direito a ilimitados serviços resolutivos, desde que dentro do âmbito dos equipamentos e serviços contratados, tendo o Informatico.pt de suportar todos os custos inerentes às intervenções remotas e locais.

 

Esta garantia sobre o bom funcionamento do parque do cliente pressupõe a anuência do Informatico.pt sobre a sua estruturação tecnológica e condições de funcionamento, desde que estejam salvaguardadas as necessidades de utilização definidas pelo cliente.

 

A alteração destas necessidades, mudanças de estrutura, alterações aos equipamentos existentes ou rede estruturada, adição de novos equipamentos, instalação de novas aplicações ou versões ou outras alterações que estejam direta ou indiretamente relacionadas com o presente âmbito de atuação, consideram-se excluídas do âmbito de prestação estando sujeitas a análise orçamental e objeto de adenda ao contrato.

 

Deverão por isso ser sempre efetuadas em sinergia com a Informatico.pt, não se podendo considerar inclusos ao contrato serviços que advenham de ações efetuadas sem a sua gestão.

 

Serão também excluídos serviços que resultem de reiterada deficiente utilização ou falha em cumprir as premissas de boa utilização transmitidas pelos serviços Informatico.pt.

 

Sempre que o uso dos equipamentos, programas ou outros aspetos violem as leis em vigor, o Informatico.pt irá recusar a prestação do serviço de apoio.

 

O cliente declara-se exclusiva e unilateralmente responsável pela legalidade, conteúdo, uso, origem e legitimidade da informação presente nos seus equipamentos.

 

A intervenção Informatico.pt, seja remota ou local, envolve um risco de perda de dados e/ou equipamento no seu decurso, não se responsabilizando por essa perda exceto em instâncias de negligência técnica.

 

Software ou hardware adicionais ou alternativos serão objetos de análise orçamental, cuja adjudicação poderá ser condição necessária para que possa ser dado seguimento à resolução de problemas que disso dependam.

 

O cliente é sempre informado de custos extra relativos a eventuais serviços ou produtos não incluídos no âmbito contratado, sendo sempre a sua execução avaliada em termos de viabilidade técnica, orçamentada e comunicada previamente ao cliente ficando condicionada pela aceitação prévia dos custos extra.

 

Exceto se pedido em contrário, o cliente desde já aceita receber todas as faturas em formato eletrónico, desde que devidamente certificadas.

 

Consente também a recolha e tratamento informático dos seus dados, autorizando que o prestador insira estes dados numa base apropriada, sendo que estes se destinam a gestão de clientes e serviços, bem como ações de promoção de serviços que oferece.

 

Os direitos estatutários como consumidor não são afetados por estes termos.

PARTICULARES

Os serviços do Informatico.pt conferem apoio na resolução de problemas técnicos de equipamentos informáticos residenciais ou empresariais.

 

Este apoio pode ser prestado de duas formas: à distância, 24 horas por dia, 7 dias por semana ou, no domicilio do cliente, mediante agendamento prévio.

 

Estão previstas as necessárias intervenções remotas ou locais no sentido de resolver eventuais problemas e manter o bom funcionamento dos equipamentos.

 

Ficam excluídas resoluções de problemas com origem em deficiente utilização ou por falhas em cumprir as premissas de boa utilização transmitidas pelos serviços do Informatico.pt.

 

O serviço Informatico.pt compreende um apoio de foro técnico, sendo que se pressupõe que o cliente tem formação mínima para usar corretamente o equipamento informático estando este em boas condições.

 

É de inteira responsabilidade do cliente os passos efetuados na ausência do técnico Informatico.pt.

 

Estão excluídos serviços de intervenção direta no hardware, seja do equipamento ou de periféricos externos mesmo que ligados aos equipamentos contratados, incluindo equipamento de rede, impressoras, cabelagem e equipamento multimédia.

 

Estão também excluídos serviços de backup e restauro de ficheiros, assim como a recuperação de ficheiros corrompidos.

 

A Informatico.pt reserva-se o direito de optar pela não prestação de serviços quando se verifique um uso abusivo ou algum tipo de ilegitimidade, sobre alguma forma ou feitio.

 

O serviço Informatico.pt não participará em atos ilícitos de pirataria de software.

 

Só será efetuado o serviço se o software instalado for original e o cliente possui os respetivos selos de originalidade.

 

Para as tarefas abrangidas nos presentes serviços o cliente desde já aprova o acesso remoto ao seu equipamento no âmbito de cada apoio à distância.

 

Neste âmbito de apoio, o cliente responsabiliza-se inteiramente pela intervenção à distância no seu equipamento, exceto em casos de negligência técnica.

 

Perante a necessidade de cada intervenção, o Informatico.pt poderá optar pelo meio de resolução da sua preferência, desde que se comprometa a dar seguimento aos meios necessários para resolver o problema, sendo que a tentativa de resolução à distância irá sempre preceder aos demais serviços.

 

É prerrogativa do Informatico.pt optar pela recolha e entrega de equipamento antes ou durante uma intervenção ao domicílio.

 

A resolução pode envolver software, hardware adicional ou alternativo, não estando o seu custo incluído no presente serviço.

 

A não-aceitação orçamental de uma dada resolução confere à Informatico.pt o direito de não lhe dar seguimento.

 

O Apoio Técnico Informatico.pt obriga-se ao fornecimento de meios e não resultados, pelo que exclui qualquer responsabilidade pela eventual não resolução de problemas por motivos alheios à sua prestação.

 

As intervenções ao domicílio e recolhas e entregas obedecem a um tempo de resposta até 72h úteis após o respetivo agendamento.

 

Os Serviços domiciliares previstos neste acordo funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Perante uma intervenção ao domicílio o cliente compromete-se a ter os produtos e condições necessárias para a prestação do técnico, incluindo a fonte de instalação do software necessário.

 

O cliente declara-se exclusivamente responsável pela legalidade, conteúdo, uso, origem e legitimidade da informação presente no seu equipamento, sendo inteiramente responsável por a salvaguardar previamente à intervenção dos serviços Informatico.pt.

 

A intervenção Informatico.pt, seja remota ou local, envolve um risco de perda de dados e/ou equipamento no seu decurso, não se responsabilizando por essa perda exceto em instâncias de negligência técnica.

 

Os direitos estatutários como consumidor não serão afetados por estes termos.

 

Para as tarefas abrangidas no presente serviço de apoio remoto o cliente desde já aprova o acesso remoto ao seu equipamento por um operador Informatico.pt, sendo que este serviço só será possível se a estrutura informática do cliente reunir as condições técnicas suficientes para essa prestação.

 

Considerando que o cliente pode fazer o acompanhamento dos passos efetuados localmente, podendo não dar continuidade à intervenção remota em qualquer instante, o cliente responsabiliza-se por todas as tarefas efetuadas durante a intervenção remota no seu equipamento, exceto em casos de negligência técnica do operador.

 

O Informatico.pt não se responsabiliza por problemas gerados ou evidenciados durante a intervenção remota, se estes advêm direta ou indiretamente de problemas de hardware ou software já existentes.

 

Cada intervenção remota Informatico.pt está limitada à resolução de apenas um problema técnico. No entanto, se o Informatico.pt o entender, podem ser resolvidos outros problemas na mesma intervenção.

PAGAMENTO

Tipos de Pagamento

Temos 3 métodos de pagamento disponíveis:

Envio a Cobrar: Poderá optar por receber a encomenda a cobrar por transportador. Esta opção está disponível apenas para envios para Portugal Continental, quando o valor total da encomenda não excede 140 euros.
Se pretender receber a cobrar encomendas de valor superior deverá solicitar aos nossos serviços o formulário de Pedido de Autorização de Cobrança. Este deve ser preenchido e devolvido para avaliação.
Pagamento Transferência: Poderá pagar por transferência Bancária (transferência através do seu Banco online, na caixa multibanco ou depósito bancário).
Pagamento por Paypal: Poderá fazer uma transferência através do sistema Paypal.

1) Funcionamento do Pagamento a Cobrar:

a) O Cliente realiza a encomenda online produtos escolhendo o modo de pagamento à cobrança.
b) No dia em que a encomenda é expedida recebe um email de aviso de modo a poder preparar o pagamento
c) A acompanhar a encomenda segue a respectiva Factura.
d) O Cliente deve pagar ao transportador em numerário ou cheque contra a entrega da sua encomenda.

2) Funcionamento do Pagamento por Transferência:

a) O Cliente realiza a encomenda online produtos escolhendo o modo de pagamento por transferência.
b) Vai receber um email a solicitar o pagamento assim que O funcionário do Informatico.pt responsável validar a sua encomenda.
c) Deverá efectuar a respectiva transferência ( banco online, Multibanco ou depósito Bancario ) para a nossa conta abaixo.
d) Deverá sempre que possível colocar uma referencia ao numero da encomenda na transferência e enviar o respectivo comprovativo por email/fax para facilitar a conferência do pagamento.
e) Após confirmação da recepção da transferência pelos nossos serviços a encomenda e enviada.

Contas Disponíveis para pagamento por transferência:

BCP
NIB: 0033 0000 45472531643 05

Condições de Reembolso

a) Se não for possível por algum motivo satisfazer a sua encomenda e já tiver efectuado o pagamento pode solicitar o reembolso.
b) Se tiver em conta corrente alguma nota de crédito pendente.

Como Posso solicitar o reembolso?
Deve enviar um email para geral@informatico.pt indicando:
– Numero na encomenda ou Nota de Crédito
– Motivo do pedido de reembolso
– NIB pertencente ao titular do crédito

Quanto tempo demora a transferência?
A Transferência de reembolso demora habitualmente 2 a 6 dias úteis
O informatico.pt envia quando possível um comprovativo bancário da transferência para o seu email.

Preços

Os preços são válidos, excepto no caso de erro de digitalização.
A disponibilidade dos produtos esta condicionada aos stock disponível nos distribuidores.
Consulte-nos em caso de dúvida.

Todos os preços apresentados na nossa Loja OnLine têm o IVA incluído à taxa em vigor, assim como os preços mencionados nas nossas tabelas de preços.

GARANTIA

Prazo de Garantia

Todos os Produtos têm garantia de um ano salvo indicação em contrário ou quando sobrepostas com garantias alargadas garantidas pelo fabricante.
A Garantia de equipamentos vendidos a clientes finais particulares é alargada de acordo com a lei para 2 Anos.

Fora da Garantia

Em caso de avaria fora do período de garantia deverá seguir os seguintes procedimentos:

a) Envio via email ou fax copia da prova de compra do equipamento e descrição da avaria para orçamento prévio.

b) Deverá confirmar por email a aceitação do orçamento.

c) Depois de aprovado o orçamento e/ou condições do serviço, o produto deverá ser enviado com o respectivo comprovativo de compra para o Informatico.pt

c) O Produto depois de reparado será devolvido ao Cliente por transportador Porta a Porta.

Dentro da Garantia

Em caso de avaria dentro do período de garantia deverá Contactar o nosso serviço Pós-Venda.

O Serviço de assistência poderá ser efectuado pelo nosso Serviço Técnico ou directamente pelo serviço técnico do fabricante do equipamento.

Nunca envie produtos para o Informatico.pt sem acordo prévio pois Não Serão em caso algum recepcionados.

1) Procedimentos para Garantia efectuada pela Informatico.pt

– Solicitar a Aprovação pelos nossos serviços Pós-Venda.

– A Mercadoria depois de recepcionada será confirmada a avaria e encaminhado o seu equipamento para o centro de assistência oficial do fabricante respectivo.
No caso do seu equipamento apresentar sinais de mau uso (quedas,humidade ..) será contactado o cliente para questionar se pretende orçamento de reparação ou devolução no mesmo estado em que se encontra.
– Depois de pronto o seu equipamento será enviado via transportador Porta a Porta para a sua morada sem qualquer custo para o cliente.

2) Procedimentos para Garantia efectuada directamente pelo FABRICANTE
Deverá Contactar o serviço técnico do fabricante pelos contactos abaixo ou outros fornecidos pelo nosso serviço Pós-Venda.
Receberá informação detalhada sobre os procedimento a tomar.

ENCOMENDAS

Cancelar Encomenda

Se Efectuou uma encomenda no nosso site e esta ainda não foi expedida, pode solicitar a sua alteração ou anulação.

Para alterar a sua encomenda:
Pode solicitar a alteração dos artigos na sua encomenda
Pode também solicitar a alteração de morada de entrega e facturação.
Para isso deve enviar email para geral@informatico.pt ou telefonar para 966 174 225.

Para cancelar a sua encomenda:
Pode cancelar a sua encomenda caso esta ainda não tenha sido expedida.
Para isso deve enviar email para geral@informatico.pt ou telefonar para 966 174 225.

Não é possível salvo acordo em contrário o Cancelamento de encomendas de produtos ou serviços nos seguintes casos:
a) Prestação de serviços cuja execução tenha tido início, com o acordo do consumidor.
b) Fornecimento de bens ou de prestação de serviços cujo preço dependa de flutuações de taxas do mercado financeiro que o fornecedor não possa controlar.
c) Fornecimento de bens confeccionados de acordo com especificações do consumidor ou manifestamente personalizados ou que, pela sua natureza, não possam ser reenviados ou sejam susceptíveis de se deteriorarem ou perecerem rapidamente.
d) Nos casos em tenha sido expressamente acordado com entre comprador e vendedor a renuncia deste direito dentro de uma prazo de fornecimento acordado.

Prazos de Envio

A partir do momento em recebemos a sua encomenda, esta é processada no prazo máximo de 4 horas úteis.

a) Para Portugal Continental o prazo de entrega normal é de 24/48horas.

b) Para as Ilhas dos Açores e da Madeira o prazo máximo é de 13 dias úteis.

c) Para outros destinos, por favor confirmar o prazo de entrega.

d) Caso se verifique ruptura de Stock o Cliente será avisado via email de 3 em 3 dias úteis do estado da sua encomenda de modo a poder conhecer e/ou alterar o estado da mesma.

e) Encomendas com stock são habitualmente enviadas no próprio dia.

Verificar Encomenda

O cliente deverá verificar o material à descarga (abrindo as embalagens), mencionando qualquer anomalia que se verifique, como por exemplo caixa exterior danificada ou com indício de mau manuseamento, assim como qualquer dano inerente ao produto.

Caso uma destas situações se verifique deve ser recusada a encomenda ao transportador.

No caso de aceitação de uma encomenda que não esteja em conformidade com estas instruções, a mesma poderá não ser aceite pelo nosso Departamento Pós-venda.

Regra Geral: em todas as encomendas deve escrever na guia do transportador: “material sujeito a confirmação”

 

– Se ao receber a sua encomenda verificar que a embalagem se encontra danificada deve conferir o seu conteúdo na presença do transportador e apresentar reclamação escrita na guia de transporte da mesma empresa.
– Em Caso de verificar que a encomenda não se encontra em condições deve recusar a recepção da mesma.
– Posteriormente deve comunicar ao serviço Pós-Venda do Informatico.pt o sucedido.
– O Serviço Pós-Venda irá proceder a eventual recolha da mercadoria danificada e entrega de uma nova encomenda igual na sua morada sem qualquer custo adicional.

Condições de Devolução

Se Pretender a devolução ou troca da sua encomenda poderá solicita-lo no prazo de 14 dias ao nosso serviço Pós-Venda .

Após contacto com o Serviço Pós-Venda deverá receber indicações para proceder a devolução do artigo
Deverá enviar-nos o artigo devidamente acondicionado, com embalagem original, para a nossa morada:

Depois da recepção da devolução pelos nossos serviços Pós-Venda:

a) Caso tudo esteja conforme será emitida e enviada para a sua morada ou email uma nota de Crédito do valor correspondente.

Poderá Optar pelo Reembolso do Valor da Sua encomenda:

Poderá Optar pela utilização do valor em crédito nas próximas encomendas:
Neste caso basta que em qualquer encomenda posterior indique que pretende descontar o crédito da sua conta.

ASSISTÊNCIA À DISTÂNCIA

Condições Gerais

O serviço de assistência à distância do Informatico.pt, permite estabelecer uma ligação remota para prestação de serviços informáticos, dispensando a deslocação do informático à sua residência ou às suas instalações. Ao utilizar este serviço, o cliente confirma que leu com atenção e que aceita todas as condições de utilização desta página.

 

1. Condições Gerais

 

1.1. A desconfigurarão das definições ou parâmetros do equipamento e as alterações provocadas por vírus informático não são consideradas ao abrigo da Garantia.

 

1.2. Em situações pontuais, o Informatico.pt , reserva-se ao direito de não efetuar as reparações sem a concordância escrita do cliente.

 

1.3. O tempo máximo da assistência remota não poderá exceder os 60 minutos, findos os quais, passar-se-á a uma assistência local com a concordância do Cliente e sujeita às condições gerais de assistência técnica para serviços.

 

1.4. O valor mínimo de cobrança para assistências remotas é estabelecido tendo em conta:

 

1.4.1. Clientes com contrato ativo (*) – sem custo, incluído nas condições do contrato;

1.4.2. Cliente sem contrato – a assistência remota é taxada em períodos de 15 minutos.

 

1.5. O serviço de assistência remota só será faturado caso o problema identificado obtiver resolução remotamente. Caso contrário, e com a necessidade de intervenção posterior no local, será apenas faturada essa intervenção.

 

1.6. As faturas referentes a assistências remotas vencem imediatamente após a sua emissão.

 

1.7. O não cumprimento do estabelecido na alínea anterior, compromete a execução de futuras assistências.

 

1.8. As presentes Condições de Aceitação vigoram para as assistências remotas.

Garantias

3.1. O Informatico.pt, assegura o tratamento dos dados dos seus clientes de acordo com os requisitos legais para a proteção de dados pessoais.

Responsabilidades

2.1. O Informatico.pt não será responsável, em caso algum, por lucros cessantes e danos emergentes, diretos ou indiretos, devido à  paragem por avaria dos equipamentos em manutenção remota, sendo o limite máximo da sua responsabilidade, nos casos em que esta lhe seja imputada, o valor do próprio equipamento.

 

 

2.2. O Informatico.pt não se responsabiliza pela eventual perda de dados, parcial ou total, relativa a todo o material e/ou equipamento sob intervenção remota, ou colocado à sua responsabilidade sob quaisquer outras razões e seja para que efeitos.

 

 

2.3. É pois, da inteira e exclusiva responsabilidade do cliente a realização de cópias de segurança (backups) antes da realização da intervenção remota efetuada pelo Informatico.pt, presumindo o informatico.pt que, aquando do acesso remoto do seu técnico ao equipamento, tais cópias de segurança foram previamente realizadas.

 

 

2.4. A responsabilidade do Informatico.pt, vai até ao limite da reposição do material (hardware) eventualmente danificado e da reinstalação dos programas originais licenciados pelo cliente, excluindo sempre qualquer reposição dos dados pertencentes aos clientes ou a software não licenciado.

Processo

4.1 Só depois de recebermos o seu “Código de Identificação” e a sua “Senha de Autorização” é que a ligação será estabelecida.

 

4.2 Nesse momento, o nosso informático terá controlo sobre o rato e teclado do seu computador.

 

4.3 Irá visualizar todas as ações efetuadas pelo Informático tal como se estivesse a trabalhar normalmente no seu computador.

 

4.4 Depois da sessão terminar, a ligação só será possível outra vez com uma nova autorização da sua parte.

 

4.5 Uma vez que o técnico irá ver o seu ecrã recomendamos que não tenha aberto nenhum ficheiro ou aplicação com informação sensível ou confidencial.

Do que está à espera?

Tem um problema informático ou está com alguma dificuldade nos seus serviços de telecomunicações, entre em contacto connosco ou acelere o processo agendando já um dos nossos serviços.

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