Windows 8 torna-se numa ameaça para o Android

Ainda estamos no terceiro mês de 2012, mas já é possível dizer que o mercado de tablets em 2013 será completamente diferente do que vemos hoje.

Windows 8 torna-se numa ameaça para o Android 1

Tudo isso porque a disputa pelo atual segundo lugar de mercado será feroz: enquanto o Google tem dificuldades para emplacar os tablets com Android, a Microsoft promete fazer um estardalhaço com o Windows 8. E ela tnuma tática que pode dar certo: cativar os desenvolvedores, que basicamente enxergam o iOS como única plataforma viável para desenvolvimento.

A presença do Windows 8 e do Android para tablets na MWC, em Barcelona, mostra o que podemos esperar: enquanto a primeira fez uma empolgada apresentação, lotada de promessas para os desenvolvedores — “em termos econômicos, nossos apps são os melhores” — o Google admitiu dificuldade em vender tablets e atrair desenvolvedores. Já a Microsoft tem outros planos, como explica Nilay Patel, do The Verge:

Windows 8 torna-se numa ameaça para o Android 3

A abordagem da Microsoft é oposta [a do Google]: ela aposta muito em sua nova interface Metro, para telas sensíveis ao toque. Desenvolvedores não poderão vender apps sem ser Metro na Windows Store, e apps que não forem Metro não rodarão em máquinas baseadas em ARM. Isso é importante; a Microsoft não parece nada tímida em assumir que o Metro e o ARM são o futuro da plataforma, e ela gastou boa parte de seu evento ontem, sobre o Windows 8 Consumer Preview, para falar dos destaques dos apps Metro para os desenvolvedores grandes e pequenos. “Em termos econômicos, temos o melhor sistema de apps”, disse Antoine Leblonde, da Microsoft. O Google não faz esse tipo de promessa. No geral, o Google simplesmente confia que os desenvolvedores criarão bons apps para tablets com Android, enquanto a Microsoft está os empurrando para o Metro e oferecendo uma recompensa grande para aqueles acreditarem nela.

A filosofia do Google parece oposta ao proposto pelo iPad. Andy Rubin, diretor do Android, disse que não há necessidade de desenvolvimento específico para tablets, e que os desenvolvedores devem adaptar seus apps já prontos, para diminuir o processo. Assim, o Google não quer criar um mercado dedicado às telas maiores. No fim das contas, uma das primeiras críticas ao iPad — “ei, ele é um iPhone gigante!” — se aplica aos tablets com Android: na parte de apps, eles são esticados, como se eles fossem grandes smartphones.

Sem os desenvolvedores do seu lado e com dificuldade de conseguir espaço no mercado, os tablets com Android podem sofrer com o Windows 8. Além de aparentemente ser um sistema consistente — Mat Honan e Sam Biddle, do Gizmodo americano, disseram que o “Windows 8 beta num hardware beta é melhor do que qualquer tablet com Android que usamos” — ele é um Windows. Trata-se de um nome forte para o consumidor comum que usa o sistema diariamente. Pode parecer cedo para dizer, mas o Google precisa, e muito, se mexer se não quiser perder de vez a corrida — pelo segundo lugar, veja bem — do mercado de tablets.

Fonte

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

One Response

  1. Este windows RT é um windows que não instala programas windows , é um portatil que não tem programas para portatil como o android e o IOS , é mais pesado que seus concorrentes !!! simplismente não serve para nada !!!!
    Sobre o windows 8 normal para tablet , o possibilidade de se rodar programas nativos de desktop não ajudou o windows 7 para tablets !! ( a microsoft tentou vender tablets com windows 7 sem sucesso ) não é porque mudou a cara do sistema , e fez este armengo que é a interface metro que vai convencer os americanos a usa-lo !! tentou com windows 7 e não conseguiu , e com o windows 8 tb acho que não consegue !!
    além das duas opções vão ficar mais caras que a dos seus concorrentes !!!!! a licença do windows é muito cara !! FATO !!! eles vão ter que diminuir seu valor para pensar vender seu software !!!! com concorrencia as coisas ficam mais dificêis para a microsoft !!! e quem ganha com tudo isso somos nos consumidores que vamos pagar menos pelo windows que já vem em pc por causa da revolução dos tablets !!!!!!!
    VIVA A CONCORRENCIA !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registo

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.