windows 8 não precisa de instalar um antivírus

Pela primeira vez a Microsoft desenvolve um sistema operativo ( Windows 8 ) que não precisa de instalar um antivírus adicional.

Windows 8 não precisa de antivírus

O Windows 8 já vem com um software de eliminação de pragas, conhecido com Windows Defender.

Na verdade é um Defender modificado. Digamos que a Microsoft o uniu com seu Security Essentials para assim ter um programa com bom nome (afinal Defender é um nome mais “forte” para um antivírus ). Sendo assim, o utilizador final não precisa gastar tempo a instalar um de outra fabricante.

 

Mas será que este antivírus nos defende mesmo contra as ameaças?

Windows Defender – vai confiar?

Em pesquisas realizadas com o Microsoft Security Essentials (que usa o mesmo motor que o Defender do Windows 8), o antivírus conseguiu descobrir 97% dos vírus existentes em máquinas. Esses resultados, até o presente momento, mostram que o Security Essentials fornece grande reparação e remoção de malware, colocando-o em terceiro lugar, logo atrás do Bitdefender e Kaspersky. Mas os resultados do programa de detecção de malware são muito piores: ele ficou colocado na 21ª posição, em um teste com 22 programas. Ou seja…

Quando comprar um PC com o novo sistema operativo Windows 8 , pode não encontrar o Defender instalado, já que o fabricante pode ter feito um contrato com empresas de terceiros para oferecer licenças gratuitas de antivírus (tipo Norton, McAfee etc). Embora o Windows Defender seja feito para protege-lo da maioria dos malwares e pode ser adequado para alguns utilizadores, pode preferir instalar programas de melhor desempenho, sendo eles gratuitos ou pagos.

Vai confiar ou não pretende arriscar o seu computador?

Mas qual a eficácia desse antivírus nativo?

Entre as novidades do Windows 8 está o Windows Defender. Mas ele não é aquele utilitário de segurança limitado das versões anteriores; nessa última, foram incorporados ao software as habilidades de antivírus do Microsoft Security Essentials. Na prática, todo mundo que instala o Windows 8 está protegido por um antivírus , o que é bem bom.

O Microsoft Security Essentials costuma se sair bem em comparativos de eficiência e, no quesito “peso” no sistema, é um dos melhores — levíssimo. Ao ser incorporado ao Windows 8, essas características foram mantidas, mas ante a mais recente leva de malwares, dos últimos seis meses, a eficiência diminuiu um pouco.

A BitDefender realizou testes de segurança com o Windows 8. A empresa arranjou 385 pragas descobertas nos últimos seis meses e bombardeou o sistema operativo Windows 8 , protegido apenas com o que traz nativamente.

O resultado? 85% das ameaças foram bloqueadas. Não é o ideal, mas é melhor do que nada — e bem melhor do que usar o Windows 8 sem antivírus e com o Windows Defender desativado.

Nesse cenário, 60% dos malwares testados pela BitDefender tiveram sucesso na infecção – um aumento expressivo ante os 15% do teste anterior.

O estudo, porém, teve críticas. A principal: ter sido conduzido por uma empresa que vende soluções antivírus e que, portanto, teve seu negócio afetado pela inclusão de um antivírus direto no sistema operativo Windows 8 .

É um questionamento válido, mas o estudo encontra respaldo em outras pesquisas. O último teste da AV-Comparatives, um ONG austríaca que testa e compara soluções antivírus há anos, mostrou um desempenho bem insatisfatório no produto da Microsoft, com apenas 77% das ameaças bloqueadas. Ao mesmo tempo, o da BitDefender bloqueou 97% das mesmas ameaças.

Na prática não é muito ruim, tenho usado o Windows 8 há semanas, sem nenhum incidente. O antivírus não incomoda de forma alguma e, no geral, estou satisfeito. Mas se por acaso quiser instalar um antivírus de terceiro no Windows 8, não se preocupe: o sistema desativa automaticamente o nativo para dar lugar ao novo. Se não for esse o caso, porém, faça um favor a si mesmo e deixe o Windows Defender ativado.

 

O que pensa desta política da Microsoft?

 

Considera o seu antivírus suficiente?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “windows 8 não precisa de instalar um antivírus”

  1. Que crees que pasaría si Microsoft liberá Windows Vista bajo una licencia de Software libre (GPL, MIT, BSD, etc)
    la pregunta no es si lo hara o no, es si llegará a pasar.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.