Windows 10 a correr num smartphone Huawei

Já alguma vez pensou que seria possível utilizar o mesmo sistema operativo do computador no smartphone? A gigante Huawei quer tornar isso possível.
Windows 10 a correr num smartphone Huawei 1

Até hoje, os tablets jamais conseguiram atingir o nível do notoriedade dos smartphones e o facto de estes últimos terem um ecrã cada vez maior, só contribuiu para o declínio do mercado dos tablets, cada vez com menor expressão.

A limitação imposta pela dimensão do ecrã dos smartphones, acaba por ser colmatada, com o recurso a um monitor ou televisão. Para esse efeito, algumas marcas têm vindo a apostar em soluções proprietárias, mas até neste momento sem grande expressão.

A Microsoft tem um Continuum, mas “não tem” telefones w a Samsung vai a fazer experiências com o Dex. A Huawei tem no EMUI Desktop a a sua solução para transformar o smartphone num equipamento de trabalho, mas a marca chinesa esteve a trabalhar numa outra solução, que traz o Windows 10 até ao ecrã dos seus topo de gama.

windows 10 smatphone huawei

A solução baseada na nuvem,  foi apresentada no CES Asia 2018 em Shanghai e para já, simplesmente está disponível em território Chinês, não havendo dados relativamente a uma possível chegada aos mercados ocidentais.

Como podemos utilizar o windows 10 no smatphone?

Para utilizar esta funcionalidade, o utilizador tem de ligar o smartphone à TV, através da porta USB-C. Ao correr a app, é efectuada uma ligação a um serviço na nuvem, que disponibiliza uma instalação dos Windows, como temos a correr localmente num vulgar computador.

De referir que de momento, esta funcionalidade simplesmente está disponível aos Huawei P20, Huawei Mate RS, Huawei Mate 10 e Huawei MediaPad M5.

É uma solução que poderá ser interessante, possibilitando a substituição dos PCs em muitos locais de trabalho, mas para tal terá de chegar a smartphones de gama média, com um menor custo de aquisição.

De facto, o Huawei Cloud PC é um serviço que requer uma aplicação especial fornecida pela Huawei App Store para Android. A aplicação permite-lhe visualizar a área de trabalho do Windows 10 no ecrã do seu smartphone ou num monitor externo ligado. 

De acordo com um relatório hands-on, o serviço é baseado na plataforma FusionCloud Desktop da Huawei, originalmente desenvolvida para a empresa. O serviço da Huawei deve ser utilizado em “thin clients”, outra palavra para PCs com hardware extremamente baixo. Esses thin clients acedem a um PC virtual em execução na nuvem que fornece o sistema operativo, a capacidade de processamento e grandes espaços de armazenamento não possíveis na máquina thin client. 

Podemos utilizar os ficheiros do telemóvel no Windows 10?

O mais interessante é que o Huawei Desktop Protocol permite que o Windows 10, executado na nuvem, aceda às fotos e outros ficheiros armazenados no seu telefone. 

Ou seja, pode por exemplo com um smartphone Mate 10 tirar uma foto e depois editar a imagem no Photoshop instalado no Windows 10 na nuvem. Aliás, pode instalar programas e aplicações na máquina virtual e até mesmo abrir grandes desenhos CAD, o que não consegue fazer num simples smartphone. 

Infelizmente, por enquanto, devido a problemas de latência, o serviço só estará disponível na China, isto devido à localização dos servidores da Huawei. Se o Huawei Cloud PC se revelar popular, a empresa poderá adquirir servidores adicionais em toda a Europa para expandir o serviço para outros países. Mas dado o status atual da Huawei com o governo americano, o lançamento do serviço nos Estados Unidos pode não ser uma opção. 

Ao mesmo tempo, a Microsoft empurrou uma versão móvel do Windows 10 para smartphones. Embora os telefones que ostentavam a plataforma fossem correndo, a Microsoft manteve o sonho vivo no seu programa Windows Insider. Mas seu fim parecia inevitável e a plataforma finalmente chegou a sua conclusão em Janeiro, quando a Microsoft parou de fornecer versões preliminares. 

Quanto custará o windows 10 no smartphone

O Android atualmente domina o mercado de smartphones fora da família iPhone da Apple, e a Microsoft até oferece seus melhores serviços em ambas as plataformas. O streaming do Windows 10 a partir da nuvem parece ser a melhor coisa a ter o Windows 10 Mobile instalado no seu dispositivo. Mas o streaming do Windows 10 não será gratuito, já que a Microsoft normalmente cobra uma taxa de licenciamento por estação. 

A lista atual de dispositivos compatíveis da Huawei para seu novo serviço inclui os smartphones P20 e P20 Pro, Mate 10 e Mate R5, juntamente com o tablet MediaPad M5. 

 

 

O que lhe parece mais esta aposta da gigante Huawei?

Será uma ideia para vingar?

Deixe o seu comentário…

post_title
Windows 10 a correr num smartphone Huawei 4

post_excerpt

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato