Windows 10 a correr num smartphone Huawei

Já alguma vez pensou que seria possível utilizar o mesmo sistema operativo do computador no smartphone? A gigante Huawei quer tornar isso possível.
Windows 10 a correr num smartphone Huawei 1

Até hoje, os tablets jamais conseguiram atingir o nível do notoriedade dos smartphones e o facto de estes últimos terem um ecrã cada vez maior, só contribuiu para o declínio do mercado dos tablets, cada vez com menor expressão.

A limitação imposta pela dimensão do ecrã dos smartphones, acaba por ser colmatada, com o recurso a um monitor ou televisão. Para esse efeito, algumas marcas têm vindo a apostar em soluções proprietárias, mas até neste momento sem grande expressão.

A Microsoft tem um Continuum, mas “não tem” telefones w a Samsung vai a fazer experiências com o Dex. A Huawei tem no EMUI Desktop a a sua solução para transformar o smartphone num equipamento de trabalho, mas a marca chinesa esteve a trabalhar numa outra solução, que traz o Windows 10 até ao ecrã dos seus topo de gama.

windows 10 smatphone huawei

A solução baseada na nuvem,  foi apresentada no CES Asia 2018 em Shanghai e para já, simplesmente está disponível em território Chinês, não havendo dados relativamente a uma possível chegada aos mercados ocidentais.

Como podemos utilizar o windows 10 no smatphone?

Para utilizar esta funcionalidade, o utilizador tem de ligar o smartphone à TV, através da porta USB-C. Ao correr a app, é efectuada uma ligação a um serviço na nuvem, que disponibiliza uma instalação dos Windows, como temos a correr localmente num vulgar computador.

De referir que de momento, esta funcionalidade simplesmente está disponível aos Huawei P20, Huawei Mate RS, Huawei Mate 10 e Huawei MediaPad M5.

É uma solução que poderá ser interessante, possibilitando a substituição dos PCs em muitos locais de trabalho, mas para tal terá de chegar a smartphones de gama média, com um menor custo de aquisição.

De facto, o Huawei Cloud PC é um serviço que requer uma aplicação especial fornecida pela Huawei App Store para Android. A aplicação permite-lhe visualizar a área de trabalho do Windows 10 no ecrã do seu smartphone ou num monitor externo ligado. 

De acordo com um relatório hands-on, o serviço é baseado na plataforma FusionCloud Desktop da Huawei, originalmente desenvolvida para a empresa. O serviço da Huawei deve ser utilizado em “thin clients”, outra palavra para PCs com hardware extremamente baixo. Esses thin clients acedem a um PC virtual em execução na nuvem que fornece o sistema operativo, a capacidade de processamento e grandes espaços de armazenamento não possíveis na máquina thin client. 

Podemos utilizar os ficheiros do telemóvel no Windows 10?

O mais interessante é que o Huawei Desktop Protocol permite que o Windows 10, executado na nuvem, aceda às fotos e outros ficheiros armazenados no seu telefone. 

Ou seja, pode por exemplo com um smartphone Mate 10 tirar uma foto e depois editar a imagem no Photoshop instalado no Windows 10 na nuvem. Aliás, pode instalar programas e aplicações na máquina virtual e até mesmo abrir grandes desenhos CAD, o que não consegue fazer num simples smartphone. 

Infelizmente, por enquanto, devido a problemas de latência, o serviço só estará disponível na China, isto devido à localização dos servidores da Huawei. Se o Huawei Cloud PC se revelar popular, a empresa poderá adquirir servidores adicionais em toda a Europa para expandir o serviço para outros países. Mas dado o status atual da Huawei com o governo americano, o lançamento do serviço nos Estados Unidos pode não ser uma opção. 

Ao mesmo tempo, a Microsoft empurrou uma versão móvel do Windows 10 para smartphones. Embora os telefones que ostentavam a plataforma fossem correndo, a Microsoft manteve o sonho vivo no seu programa Windows Insider. Mas seu fim parecia inevitável e a plataforma finalmente chegou a sua conclusão em Janeiro, quando a Microsoft parou de fornecer versões preliminares. 

Quanto custará o windows 10 no smartphone

O Android atualmente domina o mercado de smartphones fora da família iPhone da Apple, e a Microsoft até oferece seus melhores serviços em ambas as plataformas. O streaming do Windows 10 a partir da nuvem parece ser a melhor coisa a ter o Windows 10 Mobile instalado no seu dispositivo. Mas o streaming do Windows 10 não será gratuito, já que a Microsoft normalmente cobra uma taxa de licenciamento por estação. 

A lista atual de dispositivos compatíveis da Huawei para seu novo serviço inclui os smartphones P20 e P20 Pro, Mate 10 e Mate R5, juntamente com o tablet MediaPad M5. 

 

 

O que lhe parece mais esta aposta da gigante Huawei?

Será uma ideia para vingar?

Deixe o seu comentário…

post_title
Windows 10 a correr num smartphone Huawei 3

post_excerpt

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.