WiFi Pineapple espia redes WiFi com facilidade


Quando se fala da extrema importância da proteção nas redes WiFi e nas comunicações na web, existe ainda muita gente que considera a questão exagerado e que “ninguém se vai dar ao trabalho” de espiar o o seu tráfego. Se calhar, o melhor remédio será mais eficiente querer dizer a facilidade com que isso pode ser criado, utilizando algo como estes WiFi Pineapple.

Os WiFi Pineapple são routers criados especificamente para testar a proteção das redes (os chamados “penetration tests“) e que, como qualquer ferramenta que pode ser usada para o bem… também pode ser usada com objetivos menos éticos. Uma vez que também tem uma versão mobile, bastará levar um destes “Pineapples” para perto duma qualquer rede WiFi, para depressa se ficar horrorizado com todas as capacidades que ele possibilita. ir para um qualquer local

Para além de permitir ver as redes WiFi que estiverem por perto e todos os equipamentos a elas ligados (e até os que não estão ligados a qualquer rede WiFi mas estão com WiFi activo), a parte mais assustadora começa quando se entra no modo “man-in-the-middle”, em que fazemos os equipamentos das “vítimas” ligarem-se ao nosso access point pensando que se estão a ligar ao AP lícito em que se encontravam.


A partir daí não só temos acesso a todo os dados que são enviados e recebidos pela vítima como, no caso de estar a aceder a uma página HTTP, podermos injectar conteúdos maléficos que tentarão aproveitar-se de fragilidades conhecidas que permitam “infectar” a vítima (de forma idêntica ao ataque por Cortana).

É por isso que se torna muito mais indispensável que todos os acesso à web sejam feitos utilizando HTTPS, que dificultaria imensamente este tipo de ataques; e que jamais, mas jamais, se atrevam a introduzir uma password numa página que não seja HTTPS, sob pena da estarem a divulgar para todo o mundo, mesmo quando pensam estar ligados a uma rede WiFi de confiança…

… E tudo isto está ao alcance de qualquer curioso que esteja disposto a gastar $99 num destes WiFi Pineapple, ou potencialmente menos, se se quiser dar ao trabalho de criar o o seu próprio sistema com funcionalidades idênticas.

Nota final: aos curiosos que estiverem a pensar utilizar isto para espiar o WiFi dos vizinhos (ou até desconhecidos), importará referir que são coisas que simplesmente podem passar da “brincadeira” para o “crime informático”… pelo que, cuidado com aquilo em que se metem. :P

Fonte: AbertoatedeMadrugada

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.