Wi-Fi chega aos 7Gb por segundo

A WiGig Alliance lançou esta semana a versão mais recente de uma norma industrial para a tecnologia de suporte a ligações sem fios por Wi-Fi. Está prevista a realização de testes até o fim do ano.

O Wi-Fi a velocidades de gigabit tornou-se mais real com a aprovação de uma norma industrial pela  WiGig Alliance. O documento será a base para uma primeira fase de testes de interoperacionalidade, e deverá ocorrer no último trimestre do corrente ano.

Será a primeira vez que membros da Alliance poderão ver como os seus protótipos de  produtos funcionam, usando uma ligação para transmissão de dados por Wi-Fi, a operar na banda dos 60 GHz. A versão 1.1 da norma WiGig, está agora em conformidade com a norma do grupo IEEE 802.11ad.

Esta especificação abre caminho para a transmissão de dados por Wi-Fi a uma velocidade de 7Gbps, em distâncias curtas. A intenção do sector é que a tecnologia ponha  em ligação uma variedade de equipamentos de alto poder de processamento, incluindo aparelhos electrónicos como TV de alta definição, computadores e dispositivos de armazenamento em rede.

A versão 1.1 está pronta para o processo de certificação, segundo o presidente do WiGig, Ali Sadri, também chefe do grupo de Mobile Wireless da Intel. Será usada como base para criar uma série de testes de certificação, um projecto conjunto entre a Alliance e a independente Wi-Fi Alliance (WFA).

Sadri diz que o processo de certificação deve ficar pronto durante o segundo semestre de 2012 e será inspeccionado pela WFA. No passado, produtos Wi-Fi costumavam chegar ao mercado pouco tempo depois de ganhar a certificação.

Foi anunciada também uma nova extensão para periféricos, e uma nova parceria para suportar produtos com entrada HDMI. A especificação WiGig Bus Extension (WBE) e a associada WiGig Serial Extension (WSE) suportam conexões wireless com aparelhos de armazenamento e outros periféricos de alta velocidade. A WBE agora está disponível para empresas participantes,  enquanto a WSE está a ser concluída para ser lançada até o final de 2011.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.