WhatsApp e iMessage. O que fazer para não ser roubado

A segurança dos dados trocados através das mais variadas aplicações de mensagens instantâneas é, cada vez mais, uma preocupação para os utilizadores.

Depois do escândalo WikiLeaks, o simples utilizador está mais atento e preocupado com as questões de segurança na troca de dados através de aplicações de mensagens instantâneas.

Imagem

Apesar de uma maior atenção e precaução, será que sabe o que deve fazer para manter as suas comunicações seguras?

O site Consumer Reports diz-nos o que é necessário fazer para não correr riscos desnecessários.

Assim, comecemos pelo telemóvel, antes de chegarmos às aplicações.

É importante manter o seu sistema operativo atualizado, afinal não são só os consumidores que se preocupam com a segurança. As marcas também têm cada vez mais essa preocupação e têm vindo a trabalhar no sentido de corrigir falhas nos sistemas, fazendo, por isso, constante atualizações dos mesmos.

Importante é também ter o smartphone bloqueado com uma palavra-passe. Se perder o telemóvel ou se o mesmo lhe for roubado e não tiver uma password para que seja desbloqueado é sinónimo de problemas, ou seja, é sinónimo de que a sua privacidade será invadida e não poderá fazer nada para o evitar.

Também é bom ter em mente que é arriscado carregar o smartphone em locais públicos através da porta USB. Desta forma corre o risco de os seus dados serem roubados sem que se aperceba. Sempre que tiver que carregar o telemóvel num local público use as tomadas de eletricidade.

Analisemos agora as aplicações de partilha de mensagens instantâneas.

WhatsApp

No ano passado a aplicação WhatsApp passou a encriptar todas as mensagens que os utilizadores trocam, tornando-se mais segura. Mas ainda assim o melhor é não se deixar relaxar.

Por esta razão, tenha em conta que se for utilizar a app para falar apenas com dois ou três contactos opte por não dar permissão ao WhatsApp para aceder a todos os seus contactos.

Depois evite fazer um backup das conversas, pois este não será encriptado e, por isso, será uma isca fácil para quem quiser aceder às suas conversas.

Tenha também em mente que, por pertencer ao Facebook, a aplicação irá partilhar informações com a rede social. E estes dados serão utilizados, maioritariamente, para questões de marketing e publicidade.

iMessage

Desde 2011 que a Apple mantém as conversações nesta aplicação encriptadas, o que favorece os seus mais de mil milhões de utilizadores.

Uma das vantagens do iMessage, quando comparado com o WhatsApp, é que já vem instalado no smartphone e logo aí são menos os riscos que se correm.
Artigos recomendados por

Apple contesta mas críticos continuam…

O site Consumer Reports deixou recentemente duras…

Fundador do WikiLeaks acusa…

“Trata-se de um ato de incompetência devastadora ter criado…

Porém, tem também desvantagens, como é o caso de o utilizador só saber se a mensagem está encriptada depois de a enviar: se o fundo do texto for azul é porque está encriptada, se for verde é porque não está.

Fonte: Noticias ao Minuto

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.