Web designer ou web developer: que profissional deve contratar?

Devemos contratar um Web designer ou web developer quando é necessário criar  ou melhorar um website já existente. De facto podem haver algumas dúvidas quanto ao tipo de profissionais que se podem contratar para fazer as tarefas necessárias. Normalmente a escolha pode recair entre web designers ou web developers. Mas já não precisa de correr o risco de contratar a pessoa errada para melhorar um website. Neste artigo vamos mostrar-lhe as principais características destes dois tipos de profissionais.

web designers

Qual o trabalho de um Web Designer

De uma forma geral, web designers são responsáveis por tratar da estética, dos layouts e do estilo da página web. São as pessoas necessárias para criar os grafismos apelativos para potenciais clientes da empresa. No fundo, desenham um website apelativo, bonito e que se traduz numa fácil experiência de utilizador.

Tem uma sensibilidade estética e precisam de uma actualização constante nas novas tendências. De facto são os profissionais que criam a big picture” ou o conceito para o website. Trabalham com uma conjugação de cores agradável e escolhem uma fonte apelativa que tenha em conta os valores da empresa. Grande parte do trabalho de web design é criativo e utiliza bastante a intuição e imaginação.

web designers

Quais as competências de um Web Designer

Para criar todo este trabalho artístico e sensações do website – o comummente chamado “look and feel” – os e as designers utilizam ferramentas e software de design gráfico como o Adobe Photoshop, Illustrator e o InDesign.

Em termos de codificação, alguns e algumas profissionais de web design sabem trabalhar em HTML e/ou CSS. No entanto, se for necessário um trabalho mais especializado ou um website mais complexo (como uma plataforma digital), os conhecimentos dos e das web designers podem ser limitados e o melhor será contratar um serviço de web developing.

No entanto, hoje em dia, profissionais de web design utilizam o WordPress. A plataforma WordPress é a mais utilizada no mundo por ter um painel de controlo intuitivo e configurável, que revela uma enorme facilidade na introdução ou modificação de conteúdo e elementos visuais na área administrativa do site, sem a necessidade de conhecimentos de programação.

Pode dizer-se que o WordPress e outras plataformas semelhantes são as melhores para quem precisa de melhorar um website. De facto são capazes de tornar por exemplo um website mais apelativo. Principalmente quando não necessite de aceder/armazenar dados de utilizadores ou de uma construção complexa.

Para além das vantagens acima referidas, web designers, ao trabalharem com o WordPress, conseguem focar o seu tempo e energia a fazer um website apelativo e com uma excelente dinâmica de utilizador, reduzindo a sua colaboração no que toca à programação. Desta forma, o processo de construção será muito mais acelerado e o valor cobrado ao ou à cliente será inferior.

No caso de websites mais complexos, será necessário contratar também um programador. No entanto, é essencial que os web designers passem o conceito e a estrutura base que os web developers. Estes últimos devem seguir essas instruções quando constroem o website.

a-group-of-graphic-designers-at-work-PMM2PP2

Qual o trabalho de um Web Developer

O trabalho de desenvolvimento web normalmente consiste em planear, construir, testar e dar manutenção a websites e aplicações online. Os profissionais desta área sabem as linguagens específicas da web como HTML, Javascript, JQuery, CSS, Python, entre outras. Têm um grande conhecimento das diferentes técnicas e ferramentas e têm um trabalho muito mais lógico e menos criativo do que web designers. São eles que constroem websites e criam funcionalidades através de uma codificação limpa e estruturada.

 

Quais as competências de um Web Developer

Os Web Developers de Font-End são habilidosos em HTML (Hypertext Markup Language), CSS (Cascading Style Sheets) e JavaScript. De facto os Web Developers utilizam essas linguagens de programação para escrever scripts e código Web. Os Web Developers de back-end trabalham com PHP, como Ruby, Python e ASP.NET. Eles também sabem como criar consultas a bases de dados com a ajuda de SQL (Structured Query Language) ou MySQL.

Os Web Developers são geralmente considerados trabalhadores do cérebro esquerdo. Eles são bons no pensamento analítico e lógico. São profissionais que geralmente têm formação em ciências da computação, programação e outros campos técnicos.

 

web developer web designer

Quais os tipos de trabalho Web

Assim, podemos falar em 2 tipos diferentes de trabalho de web developing que podem ser feitos para um website: o back-end e o front-end.

 

Front-end development:

Um ou uma web developer de front-end é responsável pela criação de ferramentas que melhoram a experiência de utilizador e que “dão vida” à interface. Dessa forma os Front-end developers preocupam-se mais com o funcionamento do website. De facto trabalham directamente com a parte da aplicação que interage directamente com os utilizadores ou utilizadoras. Preocupam-se sobretudo com a adaptação do respectivo design em múltiplos browsers e plataformas. Profissionais de front-end focam-se em linguagens como HTML (linguagem de marcação), CSS (linguagem de estilo) e JavaScript.

 

Back-end development:

De facto, o trabalho de back-end, tal como o nome indica, é o tudo o que está “por trás” e não é visível. Foca-se na implementação do próprio website e é ele que suporta todo o front-end. Também pode estar relacionado com a criação de sistemas de gestão de conteúdo e de dados dinâmicos que oferecem a possibilidade de guardar dados e de dar a possibilidade aos utilizadores de acederem a perfis específicos. Profissionais de front-end focam-se em linguagens como PHP, Python e Clojure.

 

designer-drawing-design-project-7ZRAD9U

Quais os tipos de Funções e objetivos

Resumindo, tanto os Web Designers como os Web Developers trabalham com um único objetivo – criar um site ou uma aplicação que atraia os utilizadores.

Portanto, para que isso seja possível, tanto o trabalho de design como o trabalho de desenvolvimento devem ser sólidos. Um site precisa de ter boa aparência e funcionar correctamente. As cores e imagens precisam de reflectir a marca e a interface precisa de motivar os visitantes a realizarem a acção desejada.

De facto, as fronteiras que por vezes existem entre os Designers e os Developers, estão a diminuir. Isto porque cada vez mais os Designers estão a aprender a codificar e cada vez mais os Developers estão a prestar mais atenção à teoria do design. Por isso, esta é uma das razões pelas quais os artigos e os tutoriais de design e desenvolvimento são cada vez mais populares. Estamos todos a começar a ver que o futuro desta área passa por agrupar os dois ramos num só designer/developer.

young-designers-talking-on-break-about-business-PGZWAT7

Qual o tipo de relação entre Desenvolvimento e Design

Uma das partes mais difíceis no design e desenvolvimento Web é muitas vezes trabalhar em conjunto e comunicar-se de uma forma que todos se entendam. Por vezes há uma certa falta de humildade na utilização de uma linguagem acessível que dificulta o trabalho em conjunto.

Dicas para colmatar a lacuna na comunicação:

  1. Evite os termos técnicos.
  2. Mostre, não diga, como as coisas devem parecer ou funcionar.
  3. Se não souber explicar algo, traga um esboço ou exemplo do trabalho para as reuniões.
  4. Esteja aberto a idéias.
  5. Os Designers devem aceitar os conceitos de design dos Desenvolvedores.
  6. Os Desenvolvedores devem estar abertos às ideias dos Designers sobre a experiência do utilizadores.
  7. Saiba mais sobre como a outra parte do processo de criação Web funciona.
  8. Leia sobretudo sobre coisas que não domina e faça perguntas.

 

Conclusões:

De facto, se necessita por exemplo de um website mais simples e informativo para os seus utilizadores conhecerem a empresa, preçário e dar algumas notícias. Então é suficiente e até preferível ter uma plataforma que seja de fácil edição e em que não seja necessário programar. Nesta situação deve contratar um serviço de web design para melhorar um website e tratar da parte estética e da experiência de utilizador.

Mas e se for necessária uma abordagem mais complexa para o website que pretende criar?

No entanto, se necessitar de trabalhar ou armazenar dados de utilizadores, terá de contratar um ou uma web developer. Se este mesmo website não tiver ainda uma estrutura estética definida ou um interface apelativo e criativo, será essencial contratar um serviço de web design também. Os dois serviços devem ter áreas de actuação em conjunto de modo a criar uma plataforma apelativa, segura e de fácil navegação.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.