Voltou o fantasma do “ecrã azul” do Windows

Quem não se recorda do célebre lançamento do Windows 98, uma iniciativa promovida pelo próprio Bill Gates e que fica marcada pela primeira aparição pública daquele que é conhecido como o “ecrã azul da Morte”. Já que bem: o “fantasma” do freeze parece estar de volta, ao menos a avaliar pelas reacções publicadas na página Tecmundo.

De acordo com aquela fonte, a Microsoft planeava lançar, já na semana passada, a próxima grande atualização do Windows 10, chamada internamente de Redstone 4 e também conhecida pelo nome de Spring Creators Update. Porém, o lançamento foi adiado por causa de problemas encontrados durante os testes no programa Insider que causavam um crescimento nos casos de Telas Azuis da Morte nos PCs. A informação foi já confirmada num blog da empresa.

Em vez de lançar a Redstone 4 e depois corrigir os problemas com updates menores, a empresa preferiu esperar para lançar a nova versão simplesmente quando os enganos estivessem resolvidos. A retificação neste momento será incluída no Preview Build 17134, que está já a ser enviado para membros do Insider, a primeira fase pública de testes do sistema operativo. Ele deve chegar aos demais utilizadores durante os próximos dias.

Essa mesma “lacuna” foi já assumida pela empresa que, em nota de comunicação social mostra que vai avançar “com o Windows 10 Insider Preview Build 17134 (RS4) aos Windows Insiders no ‘Fast Ring’. Esta build não apresenta novas funcionalidades e inclui as correções do KB4100375 assim como algumas resoluções para problemas gerais de fiabilidade do SO. À medida que a build 17133 progredia pelos Rings, descobrimos alguns problemas de fiabilidade que queríamos corrigir”.

“Em certos casos, esses problemas podiam conduzir a uma maior percentagem de BSOD (enganos de ecrã azul) nos computador’s, por exemplo. Em vez de criar uma atualização cumulativa para corrigir estes problemas, decidimos criar uma nova build com as correções já incluídas”, acrescenta ainda a Microsoft, sublinhando que “isto simplesmente reforça a importância dos Windows Insiders para nos ajudarem a encontrar e solucionar problemas antes de oferecermos updates importantes aos nossos clientes”

Com o atraso, é possível que o nome da próxima atualização do Windows 10 precise alterar. A Redstone 4 teve trazer inovações para o visual de alguns aplicações, suporte a HDR e a adição da Windows 10 Timeline, que cria uma linha do tempo com tudo o que foi criado no equipamento.

O termo Ecrã Azul da Morte, está associada à cor de fundo de mensagens de enganos críticos no sistema, que pode envolver, entre outras coisas, a urgência de substituição de componentes internos do computador e reinicializações indesejadas. E por mais que a Microsoft trabalhe intensamente em melhorias e updates para o Windows, há sempre o perigo de incidentes desse tipo.

Fonte: Maistecnologia

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.