Visite a Antarctida pelo seu computador

Visite a Antarctida pelo seu computador Se gosta de explorar o mundo, a partir do conforto da sua cadeira, então vai ficar contente por saber que a Google adicionou a visualização a 360º da Antarctida ao Google Maps.

Esta visualização disponibiliza diversas imagens panorâmicas de localizações históricas e faz parte do site  Google World Wonders, onde pode ficar a saber um pouco mais sobre a historia da descoberta do Polo Sul.

Para criar as imagens a 360º a Google deixou o carro Street View na garagem e utilizou para o efeito uma câmara muito leve equipada com lentes fisheye.

Quando em 1913, num jornal Britânico, foi colocado um anúncio a pedir homens para uma perigosa viagem para a descoberta da Antarctida, nunca ninguém pensou que esta remota região já pudesse ser visitada de forma virtual e no conforto do seu lar, graças ao Street View da Google.

Em Setembro de 2010 foram apresentadas as primeiras imagens, mas hoje a Google acabou de disponibilizar um conjunto de diversas imagens panorâmicas de locais históricos deste continente. Todas estas imagens estão incluídas na colecção especial no website World Wonders, no qual será possível conhecer a história da Exploração do Pólo Sul.

A captação destas imagens de 360º só foi possível graças à ajuda do Centro de Informação Geoespacial da Antarctida, na Universidade do Minnesota, e da New Zealand Antarctic Heritage Trust , que disponibilizaram estas imagens de locais relevantes como o Telescópio do Pólo Sul, a Cabana Shackleton, a Cabana Scott e as rochas do Cabo Royds com pinguins de Adélia.

Em alguns locais, como no interior da Cabana de Shackleton, poderá encontrar uma série de produtos e objectos utilizados nas expedições do início do Século XX, como medicamentos, alimentos, velas e trenós devidamente guardados.

Estas imagens foram recolhidas através de uma câmara tripod leve e equipada com lentes olho de peixe, algo utilizado habitualmente para capturar imagens do interior de lojas, devido à sua portabilidade, fiabilidade e pelo simples facto dos veículos utilizados pelo sistema Street View serem inúteis na neve.

O Street View do Google nos dá a oportunidade de explorar a Antarctida através de belas imagens em 360 graus, sem sair do aconchego do nosso lar. Já é possível visitar o Polo Sul desde setembro do ano passado mas, agora, outras imagens foram adicionadas.

As geleiras e os pinguins podem ser vistos através do Google Maps, sem termos que participar de longas – e gélidas – jornadas pelo Pólo Sul.

A ideia é mostrar aos internautas não só a paisagem, mas também um pouco da história da exploração e das primeiras pessoas que se instalaram nesse local.

Através de um post no blog do Google, o gerente técnico do projeto Street View, Alex Starns, conta um pouco dessa história:

“No inverno de 1913, um jornal britânico publicou um anúncio para promover uma expedição à Antarctida, aparentemente colocado pelo explorador polar Ernest Shackleton. Ele dizia: ‘Procuramos homens para uma viagem perigosa. Salários baixos, frio intenso, longas horas de escuridão total. Retorno duvidoso. Honra e reconhecimento em caso de sucesso.’ Enquanto o anúncio apareceu sem identificação do autor, a natureza perigosa da viagem para o Polo Sul certamente não – com exploradores como Roald Amundsen, Robert Falcon Scott e Shackleton, descobriu-se que eles tentavam se tornar os primeiros homens a chegar lá.”

Todas as imagens foram tiradas com uma câmera num tripé leve, usando uma lente olho de peixe, porque era impossível usar a de visão típica de rua na paisagem cheia de neve.

As imagens serão adicionadas ao projeto Google World Wonders, lançado recentemente.

 

Algumas imagens da Antarctida utilizadas no projecto:

 

Visite a Antarctida

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.