VirusTotal protege programadores de falsos positivos

Já faz seis anos desde o Google adquiriu o VirusTotal . Para quem nunca utilizou é um serviço que permite aos utilizadores fazerem o upload de qualquer tipo de ficheiro para verificarem se tem malware ou vírus.

O sistema compara o ficheiro ou o endereço do website com uma base de dados da VirusTotal. Também utiliza os algoritmos de 70 serviços de antivírus. Verifica a segurança dos ficheiros e uma lista negra de domínios potencialmente perigosos.

Ao longo dos anos o VirusTotal fez parte do Alphabet’s Chronicle e consagrou-se como um serviço público neutro. De facto tem a confiança dos utilizadores e dos programadores que podem aceder ao serviço através duma API.

Nova ferramenta para programadores testarem código

A empresa está a expandir os seus principais serviços e lançou uma nova ferramenta. Permite aos programadores enviaram os seus novos códigos fonte. Para depois serem disponibilizarem aos seus parceiros de antivírus.

Esta nova funcionalidade pretende ajudar esses parceiros de software antivirus. Para que não identifiquem erradamente o código confiável dos programadores como ameaças de malware.

virustotal

Este tipo de falsos positivos são surpreendentemente comuns. De facto, podem criar enormes dores de cabeça aos programadores que nada têm a ver com o lucrativo negócio do malware.

Com o VirusTotal Monitor, já disponível para todos os programadores, eles podem fazer o upload do seu código.  Verificar se o VirusTotal está o estar a marcar como malware em algum dos parceiros de segurança da empresa.

Basta fazer o upload para saberem se foi marcado como ameaça

Se isso acontecer, o VirusTotal notifica os seus parceiros e os programadores. Desta forma eles iram encontrar uma solução que não resulte num falso positivo nem numa ameaça não detectada.

Emiliano Martinez, líder em tecnologia da VirusTotal, afirmou que vale a pena entender que os falsos positivos não são apenas uma dor de cabeça para os programadores. Mas são sobretudo um possível problema de confiança para o sector do software antivírus.

Essas organizações não querem ser responsáveis ​​pelo facto dos utilizadores deixarem de poder utilizar a versão mais atual de uma aplicação da qual dependem. Muitas vezes, simplesmente porque a ferramenta antivírus a classificou erradamente como sendo um malware.

Já não há desculpa para os falsos positivos

“Logo, o que apareceu foi algo como um Google Drive. Ou seja, um local para onde os programadores de software informático podem fazer o upload do que desenvolvem. Isto, antes de lançar um determinado programa informático, ou até mesmo depois”, explicou Martinez.

É importante notar que esta ferramenta é voltada sobretudo para programadores comerciais. Mas também será útil para programadores que desenvolvem aplicações relacionadas com negócios de organizações maiores. Já que muitas vezes precisam dessas mesmas aplicações para poderem administrar os seus negócios.

O VirusTotal Monitor é gratuito para as organizações de antivírus.

A empresa planeia rentabilizar o serviço cobrando aos programadores. Resumindo, sempre que há um falso positivo ficamos todos desanimados. Tanto os utilizadores como as empresas de segurança como os próprios programadores.

No entanto, penso que ninguém gosta de pagar por um serviço que antigamente era gratuito. Mas de facto a implementação de um modelo de rentabilização por parte da VirusTotal só trará benefícios para todos.

Programador ou simples utilizador?

o que pensa desta nova funcionalidade do VirusTotal?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.