Venda de computadores continua em queda

computador escuro

De acordo com os recentes dados da Gartner, respeitantes ao segundo trimestre de 2017, foram vendidos cerca de 61.1 milhões de computadores pessoais no mercado. Isto representa uma queda de 4.3% face a igual período do ano passado.

A par com esta revelação, outro estudo realizado por parte da IDC aponta também uma queda nas vendas, com os valores a atingirem os 60.5 milhões de sistemas vendidos e uma queda de 3.3%. Ou seja, o mercado de venda de computadores pessoais tem vindo, como era recorrente, a cair ao longo do tempo.

Um dos motivos apontados para esta queda encontra-se sobretudo nos preços elevados dos componentes. Este ponto é visível sobretudo em discos SSD, que são cada vez mais procurados pelos consumidores mas ainda possuem um custo relativamente elevado face ao tamanho total dos mesmos.

No entanto, a IDC aponta que o mercado encontra-se num período de estabilização. Depois de alguns problemas relativamente à falta de componentes para produção de novos sistemas, o mercado encontra-se novamente a estabilizar e é possível que se venha a verificar melhorias nos próximos meses.

chromebook

Porém, um ponto interessante verificado nos estudos encontra-se sobre a venda de Chromebooks, os quais registaram, um aumento de 38% face a igual período de 2016. Apesar de contarem com um hardware mais limitado, os consumidores parecem estar agradados com as funcionalidades principais a que estes se destinam e, principalmente, ao preço reduzido dos mesmos.

Apesar disso, Mikako Kitagawa, analista da Gartner, afirma que os Chromebooks não são um completo substituto dos PC’s atuais, mas podem adaptar-se a alguns ambientes e poderão, no futuro, vir a substituir alguns PC’s pessoais para utilizadores que necessitem de pouca capacidade de processamento, mas um preço mais acessível.

Via Gadgets.ndtv

Fonte: Tugatech

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.