Vem ai o 11 de setembro informatico

Janet Napolitano diz que pode vir ai o 11 de Setembro informatico . A secretária de Estado da Segurança Nacional dos Estados Unidos, alertou esta sexta-feira para o risco “iminente” de um ataque informatico à escala do atentado de 11 de Setembro de 2001, avança a imprensa internacional.

images

A responsável pela Segurança do território norte-americano, Janet Napolitano, advertiu hoje para o facto de existir uma ameaça real de um ataque informatico contra infra-estruturas base de qualquer país, cujos efeitos poderão vir a ser catastróficos.

“Temos sido chamados à atenção. Estes ataques podem ser perpetrados a qualquer hora, em qualquer momento e em qualquer lugar”, sendo que os ‘terroristas informatico ’ recorrem a técnicas “cada vez mais sofisticadas”, acautelou a secretária de Estado.

“Não devemos esperar por um 11 de Setembro informatico ” para agir, acrescentou Napolitano.

A secretária da segurança interna norte-americana, Janet Napolitano, alertou que pode estar iminente um “11 de setembro informatico “, e que um eventual ataque poderá ter um impacto semelhante ao causado pela tempestade Sandy, sobretudo ao nível das infraestruturas de abastecimento de água, eletricidade e gás.

Numa conferência realizada ontem em Washington sobre os acontecimentos de 11 de setembro, a responsável pela segurança interna nos EUA defendeu que o país não devia esperar até haver um “11 de setembro no mundo cibernético”, e explicou que “há coisas que já deveríamos estar a fazer e que poderiam atenuar a extensão dos danos”.

cybercommand

As palavras de Napolitano surgem na sequência da estratégia do governo Barack Obama de pressionar o Congresso norte-americano para a aprovação da legislação específica sobre segurança informatico . Em 2012 o Congresso chumbou uma lei que previa a partilha de informação entre as autoridades judiciárias e as empresas, de modo a prever ataques a infraestruturas essenciais, na sua maioria entregues a privados.

 

Terrorismo informatico

Na altura, os representantes das empresas encaravam a lei como excessiva, enquanto os grupos defensores da privacidade alegavam que a medida permitiria situações de espionagem de conteúdo informatico .

De acordo com a agência Reuters, o Presidente dos EUA está a preparar uma medida executiva que prevê a criação de um sistema informatico voluntário de partilha de informações para proteger infraestruturas críticas, oferecendo incentivos às empresas que participarem.

No entanto, a aprovação de uma nova lei é vista pelas autoridades norte-americanas como essencial para oferecer garantias legais às empresas nesse processo de partilha de informação, até porque, segundo as autoridades, os recentes ataques informatico online a bancos norte-americanos são um sinal de que as ameaças são reais e estão a crescer.

“Temos que lidar com esta questão muito urgentemente” defendeu Janet Napolitano, alertando para o facto de “os ataques informatico estarem a surgir a toda a hora. Eles chegam de vários locais e assumem várias formas. Mas estão a aumentar na seriedade e na sofisticação”.

 

O que pensa do terrorismo informatico ?

 

Será uma ameaça real ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.