Vem ai o 11 de setembro informatico

Janet Napolitano diz que pode vir ai o 11 de Setembro informatico . A secretária de Estado da Segurança Nacional dos Estados Unidos, alertou esta sexta-feira para o risco “iminente” de um ataque informatico à escala do atentado de 11 de Setembro de 2001, avança a imprensa internacional.

images

A responsável pela Segurança do território norte-americano, Janet Napolitano, advertiu hoje para o facto de existir uma ameaça real de um ataque informatico contra infra-estruturas base de qualquer país, cujos efeitos poderão vir a ser catastróficos.

“Temos sido chamados à atenção. Estes ataques podem ser perpetrados a qualquer hora, em qualquer momento e em qualquer lugar”, sendo que os ‘terroristas informatico ’ recorrem a técnicas “cada vez mais sofisticadas”, acautelou a secretária de Estado.

“Não devemos esperar por um 11 de Setembro informatico ” para agir, acrescentou Napolitano.

A secretária da segurança interna norte-americana, Janet Napolitano, alertou que pode estar iminente um “11 de setembro informatico “, e que um eventual ataque poderá ter um impacto semelhante ao causado pela tempestade Sandy, sobretudo ao nível das infraestruturas de abastecimento de água, eletricidade e gás.

Numa conferência realizada ontem em Washington sobre os acontecimentos de 11 de setembro, a responsável pela segurança interna nos EUA defendeu que o país não devia esperar até haver um “11 de setembro no mundo cibernético”, e explicou que “há coisas que já deveríamos estar a fazer e que poderiam atenuar a extensão dos danos”.

cybercommand

As palavras de Napolitano surgem na sequência da estratégia do governo Barack Obama de pressionar o Congresso norte-americano para a aprovação da legislação específica sobre segurança informatico . Em 2012 o Congresso chumbou uma lei que previa a partilha de informação entre as autoridades judiciárias e as empresas, de modo a prever ataques a infraestruturas essenciais, na sua maioria entregues a privados.

 

Terrorismo informatico

Na altura, os representantes das empresas encaravam a lei como excessiva, enquanto os grupos defensores da privacidade alegavam que a medida permitiria situações de espionagem de conteúdo informatico .

De acordo com a agência Reuters, o Presidente dos EUA está a preparar uma medida executiva que prevê a criação de um sistema informatico voluntário de partilha de informações para proteger infraestruturas críticas, oferecendo incentivos às empresas que participarem.

No entanto, a aprovação de uma nova lei é vista pelas autoridades norte-americanas como essencial para oferecer garantias legais às empresas nesse processo de partilha de informação, até porque, segundo as autoridades, os recentes ataques informatico online a bancos norte-americanos são um sinal de que as ameaças são reais e estão a crescer.

“Temos que lidar com esta questão muito urgentemente” defendeu Janet Napolitano, alertando para o facto de “os ataques informatico estarem a surgir a toda a hora. Eles chegam de vários locais e assumem várias formas. Mas estão a aumentar na seriedade e na sofisticação”.

 

O que pensa do terrorismo informatico ?

 

Será uma ameaça real ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.