Vem ai a tecnologia 5G

Ainda se lembra de esperar uma eternidade para fazer aquele download com poucos MB? Em poucos anos a evolução foi tão grande que, hoje em dia, o tempo de download e upload são bastante reduzidos.

rede 5g
Mas será que a rede móvel 4G é suficiente para satisfazer as necessidades futuras?

Entre 7 e 10 de novembro, a Web Summit foi o local escolhido pela PT e Huawei para demonstrarem o funcionamento da rede 4,5G, pela primeira vez em Portugal, onde se atingiram velocidades de 1.7 Gbps. Mas a caminho da rede 4.5G vem a 5G, a ITU informa oficialmente que a rede móvel 5G oferecerá velocidades que chegarão aos 20 Gbps.
Existem ainda problemas a resolver e questões a clarificar, nomeadamente a definição do conceito da rede 5G, uma vez que os padrões desta tecnologia ainda não foram totalmente definidos, estipulando quais são as tecnologias que se podem chamar de quinta geração, ou seja, que características deverá ter um aparelho tecnológico para que possa suportar a rede móvel 5G.

5g-data-transfer-speed-graphic
Apesar de ser uma rede com velocidades altíssimas, esta tem uma propagação limitada uma vez que as ondas eletromagnéticas em banda SHF (super high frequences) propagam-se por distâncias muito curtas e existem várias barreiras pelas quais estas ondas não conseguem penetrar na maioria dos casos (paredes, muros, etc.), o que obrigará à criação de redes mais complexas de torres de transmissão.
Carlos Afonso Sobral, responsável da Selectra Portugal, empresa comparadora de tarifas de telecomunicações, fala sobre o tema: “A chegada de dispositivos cada vez mais acessíveis e o aumento da cobertura deste tipo de redes tem disparado o número de aparelhos móveis ligados à Internet, o que fará da rede 5G, não só uma ambição mas sim, uma necessidade“.
Em 2010 foi lançado o primeiro telemóvel a suportar a rede 4G, e para além das velocidades mais rápidas, a quarta geração possibilitou a existência de canais televisivos em HD, televisão em 3D, e ainda, as videoconferências e as computações na Cloud passaram a fazer parte do universo mobile.
A rede 5G vem potenciar a expansão no desenvolvimento de tecnologias e aparelhos mais sofisticados como as casas e carros inteligentes, relógios, e muitas outras coisas que o homem pretende conectar à Internet nas próximas décadas, sejam estes frigoríficos, ou outros electrodomésticos.
A rede 5G deverá estar disponível a partir de 2020, no entanto, já em 2018 poderá ser usada em modo experimental nos Jogos Olímpicos de Inverno realizados na Coreia do Sul (Pyeongchang).


Fonte: Selectra é líder no aconselhamento de tarifas de gás natural, electricidade e telecomunicações em França e em Espanha e chega agora a Portugal com até 350 contratos por mês assinados pelas companhias colaboradoras. Criada em França no ano e 2007, expandida para a Espanha em 2013, chega a Portugal estando presente em já 12 países no total.
Atualmente tem ao seu dispor o website dirigido aos consumidores de energia e telecomunicações onde podem comparar as tarifas e ter toda a informação relacionada com estes mercados.

www.adslfibra.pt www.lojaluz.com www.selectra.pt

Mais informações através do 308 805 955 ou redacao@selectra.pt

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.