Utilizar inteligência artificial para vigiar os alunos?

Uma escola secundária nos EUA tomou uma decisão que poderá abrir um precedente seriamente polémico. A Shawsheen Valley Technical High School, em Massachusetts, vai recorrer a inteligência artificial para analisar os dados que os seus estudantes colocam nas redes sociais em procura de indícios de quais alunos se podem tornar violentos.

Os indícios que a inteligência artificial procura incluem depressão, ressentimento e isolação.

A empresa contratada para o efeito chama-se Social sentinel, e o o seu CEO Gary Margolis, defendeu (citado pela Gizmodo) que o o seu produto foi construído conjuntamente cm linguistas e psicólogos a partir de dados de estudantes que praticaram violência contra si mesmos ou outros. A empresa tem uma biblioteca de 450 mil indicadores que podem revelar preocupação.

A utilização deste tipo de tecnologia para espiar os conteúdos dos alunos está destinada a levantar polémica na sociedade civil. E a empresa defende-se à partida, a dizer que “nós não somos uma ferramenta de vigilância, nós não somos uma ferramenta de monitorização, nós não somos uma ferramenta de investigação”. De acordo com a empresa, o objectivo é identificar padrões que possam indicar que um determinado estudante não está bem e que é potencialmente inseguro, e não espiar. O CEO reconhece porém que podem acontecer falsos positivos.

Fonte: Maistecnologia

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.