Use as redes socias para gerir a sua rede empresarial

Um desenvolvimento tecnológico da Enterasys permite que as máquinas comuniquem e recebam informação através das redes sociais.

extreme-networks
Dá pelo nome de Isaac e é uma das mais recentes inovações da Enterasys. Trata-se de uma tecnologia que permite às equipas de TI gerirem a rede via Twitter, Salesforce Chatter, LinkedIn e Facebook.Com a tecnologia Isaac, as empresas podem desenhar arquitecturas de rede de nova geração, automatizando os processos de mudança, tradicionalmente realizados por um profissional a partir de um centro de operações de rede. Além de a comunicação bidireccional humano-máquina ser agora possível, as mensagens também são apresentadas na linguagem materna dos interlocutores, contrariamente aos complexos scripts Command Line Interface e Syslogs.

Outras das vantagens é a possibilidade de as máquinas se juntarem às redes sociais actuais e terem capacidade para comunicar o seu estado e para receber instruções de um administrador. A nova solução da Enterasys também reduz o tempo de diagnóstico e de resolução de problemas, uma vez que a monitorização passa a ser realizada em tempo real.

Outra das novidades apresentadas pela companhia é o Enterasys Byod, para gestão e acesso à rede a partir de dispositivos móveis. Muitas empresas estão a ter de implementar programas específicos para incorporar nas suas redes dispositivos móveis heterogéneos que não pertencem à organização; são propriedade dos próprios funcionários, que preferem usar o seu próprio dispositivo móvel para o trabalho. É aqui que entra o Byod (Bring Your Own Device).

O objectivo desta solução é gerir e garantir a segurança das infra-estruturas e proporcionar conectividade aos utilizadores móveis. Na prática, o Enterasys Byod permite que as empresas disponibilizem a todo o parque de dispositivos móveis conectividade à rede corporativa. O acesso e os recursos de rede aos quais se pode aceder são controlados e o estado de segurança dos dispositivos que se ligam à empresa é monitorizado antes, durante e depois das ligações.

A solução está preparada para acompanhar a natureza evolutiva do mercado de dispositivos móveis, ou seja, para gerir os dispositivos e sistemas operativos móveis que existem actualmente e os que possam surgir no futuro. As funcionalidades que esta solução oferece são: detecção do tipo de dispositivo; autenticação; avaliação do estado do dispositivo; autorização de acesso.

Uma característica diferenciadora da solução da Enterasys é a capacidade de atribuir políticas a toda a rede, quer na LAN, quer na WLAN, assim como definir o tipo de regras a atribuir. As soluções da concorrência limitam-se a conceder VLAN dinamicamente, através do RFC3580. No entanto, conceder uma VLAN não significa ter controlo sobre o tráfego que nela circula. A solução apresentada pela Enterasys controla o tráfego que é gerado entre os dispositivos e a rede e é capaz de distingui-lo em função da aplicação e do utilizador.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.