Um robô denominado Vera que contrata humanos

A Vera já trabalha para ‘monstros’ como a Pepsi ou a Ikea e é capaz de cortar para um terço o tempo gasto em processos de recrutamento.
 vera
Na última edição da Web Summit, ouviu-se uma das profecias mais assustadoras dos tempos modernos: “Não vamos destruir o mundo, vamos ficar com os vossos empregos”, dizia a robô Sophia perante uma Altice Arena sobrelotada de humanos. Menos dum ano depois, eis que nasceu a Vera, uma conterrânea de Sophia que, também movida a inteligência artificial, não veio para nos tirar mas sim para dar emprego.

Esta robô foi criada por uma startup russa, a Stafory, e já trabalha para grandes nomes do setor empresarial – entenda-se ‘monstros’ como a Pepsi, L’Oréal ou Ikea -, ajudando-os a reduzir, de forma significativa, o tempo despendido em processos de recrutamento.

De acordo com os seus criadores, Vladimir Sveshnikov e Alexander Uraksin, a Vera é capaz de entrevistar centenas de candidatos ao mesmo tempo, seja por chamadas de vídeo ou de voz, e ainda apurar os finalistas mais aptos para a vaga em causa, que serão, já na fase final, questionados por humanos. Pondo em perspetiva, esta robô reduz num terço o trabalho das grandes organizações na tarefa de encontrar novos talentos.

Ou, por outras palavras (ou números), num espaço pouco superior a um ano, a Vera já fez acima de 2.300 entrevistas e analisou mais dum milhão de currículos. Citado pela Bloomberg, Uraksin diz que a ideia nasceu porque, tanto ele como Sveshnikov se sentiam “robôs de nós próprios”, sendo a solução mais eficaz a “automatização da tarefa”. Já com grandes nomes na lista de clientes, as perspetivas da Stafory não podiam ser mais ambiciosas – para este ano, a jovem empresa espera que as suas receitas ultrapassem um milhão de dólares, o equivalente a 805 mil euros. (Dinheiro Vivo)

Fonte: Portal de Angola

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato