Uber investigada criminalmente nos EUA

Em março, o New York Times revelou que a Uber tinha um programa informático que ajudava a identificar e contornar o controlo das autoridades aos condutores. O programa Greyball foi usado em localidades onde o serviço da Uber não era legal, como em Portland, no Oregon. Agora, duas fontes que preferiram manter o anonimato confirmam à Reuters que o Departamento de Justiça dos EUA está a investigar o assunto e que os tribunais já assinaram um pedido de mais documentos e evidências à Uber. O pedido por si só não quer dizer nada, mas pode ser um primeiro passo no sentido de existir uma acusação formal à Uber.

Depois da revelação do Greyball, a Uber confirmou a existência do programa, mas diz que já não o usava mais. A solução foi encontrada como forma de evitar violações dos Termos e Serviços e é descrita como uma ferramenta anti-fraude. No caso de se detetar que um pedido de transporte provinha de uma conta usada por hackers ou que o pedido não era legítimo, os condutores não apareciam para apanhar o passageiro. A tecnologia era usada para evitar riscos para os condutores, defende a Uber. Na verdade, a técnica podia ser usada também contra autoridades que estivessem em busca de condutores da Uber para os multar ou para apreender os veículos.

Além disso, a Greyball investigava a fundo a informação do cartão de crédito usado para ver se o dono pertencia a algum sindicato da polícia e analisava os perfis das redes sociais dos utilizadores, para ver se pertenciam às autoridades.

Fonte: Exame Informatica

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registo

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.