Uber investigada criminalmente nos EUA

Em março, o New York Times revelou que a Uber tinha um programa informático que ajudava a identificar e contornar o controlo das autoridades aos condutores. O programa Greyball foi usado em localidades onde o serviço da Uber não era legal, como em Portland, no Oregon. Agora, duas fontes que preferiram manter o anonimato confirmam à Reuters que o Departamento de Justiça dos EUA está a investigar o assunto e que os tribunais já assinaram um pedido de mais documentos e evidências à Uber. O pedido por si só não quer dizer nada, mas pode ser um primeiro passo no sentido de existir uma acusação formal à Uber.

Depois da revelação do Greyball, a Uber confirmou a existência do programa, mas diz que já não o usava mais. A solução foi encontrada como forma de evitar violações dos Termos e Serviços e é descrita como uma ferramenta anti-fraude. No caso de se detetar que um pedido de transporte provinha de uma conta usada por hackers ou que o pedido não era legítimo, os condutores não apareciam para apanhar o passageiro. A tecnologia era usada para evitar riscos para os condutores, defende a Uber. Na verdade, a técnica podia ser usada também contra autoridades que estivessem em busca de condutores da Uber para os multar ou para apreender os veículos.

Além disso, a Greyball investigava a fundo a informação do cartão de crédito usado para ver se o dono pertencia a algum sindicato da polícia e analisava os perfis das redes sociais dos utilizadores, para ver se pertenciam às autoridades.

Fonte: Exame Informatica

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:
cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato