Twitter invadido por rede de bots sexuais

twitter bots

Enquanto que alguns bots podem ser utilizados para realizarem conversas úteis com os utilizadores, outros possuem apenas um objetivo principal: enviar spam. E o Twitter tem sido, nos últimos dias, invadido por um conjunto de bots que pretendem partilhar o mais variado conteúdo sexual no formato de spam.

Recentemente o Twitter desativou mais de 90 mil contas falsas, criadas no espaço de poucos minutos, que tinham como objetivo realizar o envio de mensagens sexuais de spam. Este ataque de bots foi um dos maiores alguma vez registado na plataforma, e ainda se encontra ativo de momento (embora mais limitado).

Os bots realizava a pesquisa por palavras chave (como encontros e romance) de forma a enviarem posteriormente links de conteúdo sexual. As mensagens eram enviadas no formato de tweets regulares ou via DM, contendo texto atrativo e um link para sites de subscrição de pornografia.

Esta rede de bots foi apelidada de SIREN pelos investigadores, derivado do termo inglês “sirena”, que remota à mitologia grega de sereias que atraiam marinheiros com os seus cânticos.

A empresa de segurança ZeroFOX foi uma das primeiras a identificar este ataque, onde revela que esta rede de bots foi bastante eficaz em evitar o controlo anti-spam do Twitter. No total, os bots enviaram mais de 8,5 milhões de mensagens para os utilizadores, o que rendeu cerca de 30 milhões de cliques nos links.

exemplo de tweet

Foi ainda descoberto que 40% dos links partilhados eram responsáveis da empresa Deniro Marketing, a qual já tinha sido acusada no passado de realizar técnicas de marketing agressivo e de spam, através de esquemas similares noutras plataformas. No entanto é improvável que a rede de bots tenha sido criada por esta empresa, visto que esta medida é normalmente realizada por terceiros.

Seja como for, se tiver recebido alguma mensagem atrativa de um contacto que desconheça, a prometer as mais variadas “ofertas”, o melhor será mesmo evitar clicar em qualquer link e ignorar.

Fonte ZeroFOX

Fonte: Tugatech

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.