Tipos de Manutenção Informatica

A maioria dos utilizadores só se lembra que o computador precisa de manutenção quando ele avaria. Quando isso acontece procura rapidamente alguém capaz de voltar a por o PC a funcionar. Infelizmente é um exemplo típico de uma Manutenção correctiva, ou seja, a reparação é feita depois de constatada a avaria.

tipos de manutenção


O ideal é que a manutenção não seja apenas quando tiver acontecido uma avaria, algo não previsível… É a mesma coisa que usar um carro sem fazer as revisões e ficar “surpreendido” quando num belo dia ele te deixa “ficar mal”. Assim como num carro, os equipamentos de informática também precisam de manutenção periódica, justamente para não ser apanhado de surpresa e ter que sair correndo para encontrar alguém capaz de  voltar a por o seu PC a funcionar .
Já deve ter percebido, portanto, que existem diversos tipos de manutenção. Na verdade, existem três tipos de manutenção: Preventiva, Correctiva e Preditiva. Vejamos em detalhe:

Manutenção Correctiva

Este é o tipo mais comum, infelizmente. O equipamento avaria ou deixa de funcionar de acordo com o esperado, aí então se procura o profissional de manutenção para “dar um jeito” na situação. O interessante é que, aparentemente, os equipamentos avariam quando mais se precisa deles. Por isto, o ideal seria que a manutenção correctiva acontecesse raramente, ou seja, deveria ser realmente um acidente. Para evitar estas situações, é preciso apostar na Manutenção Preventiva.

Manutenção Preventiva

É o procedimento mais barato e garantido, ou seja, corrigir os defeitos antes que se manifestem ou que causem danos maiores. Voltando ao exemplo do carro: não é muito melhor trocar o óleo do motor, a correia de distribuição e as pastilhas dos discos de  travagem antes que o motor pare ou que o carro se espatife num muro por falta de travões? Pois é, num computador, e em qualquer equipamento, é a mesma coisa. A vantagem de manutenção preventiva é que ela pode ser programada. Assim o proprietário do equipamento não é apanhado de surpresa. Os procedimentos da manutenção preventiva podem evitar a maior parte dos defeitos dos equipamentos diminuindo ao máximo as manutenções correctivas, que são de longe as mais caras e prejudiciais para quem depende do equipamento.

Manutenção Preditiva

É uma variação da manutenção preventiva, onde os componentes são trocados ou verificados antes de apresentarem qualquer defeito. Isto é feito com base em estudos que determinam o MTBF, termo inglês que é uma base abreviação de “Maximum Time Between Failures”, ou seja “Tempo Máximo de Falhas”. Digamos que os estudos feitos por um fabricante ou empresa especializada indicam que determinado modelo de disco rígido tem a vida útil estimada em 10.000 horas MTBF. Se ele trabalha 10 horas por dia, isto significa que ele vai durar 1.000 dias ou aproximadamente 3 anos, considerando-se os dias parados. Assim estes HDs devem ser trocados, por medida preditiva, no máximo  a cada 3 anos, mesmo que, aparentemente, estejam funcionando bem. Falando em linguagem popular, seria algo assim: – “Olha, isto está quase a dar o berro, é melhor trocar…”
O importante mesmo é reconhecer que o seu equipamento, tal como outra máquina qualquer, precisa de manutenção regular. Deve contratar um informático que saiba exactamente o que está a fazer e que siga uma metodologia. São muitos os pormenores a ter em conta, por isto é importante ter uma sequência lógica e bem definida.

 

E você faz a manutenção do seu Computador?

 

Ou pede a algum informático para o ajudar com as tarefas chatas de manutenção ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

0 thoughts on “Tipos de Manutenção Informatica”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.