Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Temperatura ideal para manter o smartphone

Temperatura ideal para manter o smartphone 1

Foto de Min An no Pexels

O calor começa neste momento a aparecer de forma mais constante e com ele as idas à praia ou à piscina. Mas até que ponto é que uma temperatura elevada é prejudicial para o nosso smartphone? Se que isso irá afetar o seu desempenho?

Acredito que seja consensual que as altas temperaturas não são de todo benéficas para qualquer equipamento eletrónico. Uma temperatura elevada pode, em casos extremos, levar à combustão de alguns componentes e, consequentemente, do smartphone propriamente dito.

Importa notar que os smartphones Android têm um mecanismo de proteção para este tipo de condições. De acordo com a PSafe, esse mecanismo irá ativar-se quando atingidos os 45ºC ou 50ºC.

Uma vez ativo, pode acontecer uma de duas coisas. Ou é reduzido o rendimento do equipamento, baixando a a sua luminosidade ou mesmo limitando o processador. Ou, no cenário mais extremo, o equipamento desliga-se automaticamente.

 

Qual a temperatura ideal para o nosso smartphone?

Num cenário destes, a recomendação é que pares de utilizar o teu smartphone e que o deixes retomar à temperatura ideal. Para tal deves colocá-lo num local fresco e sem humidade.

Por outro lado, as temperaturas demasiado baixas também não são benéficas para o nosso equipamento. Do mesmo modo que o calor afeta o bom funcionamento de todos os seus componentes, o mesmo se aplica às baixas temperaturas.

Um estudo mostra que estes equipamentos móveis começam a falhar com temperaturas na ordem dos -40ºC. Um cenário que dificilmente se confirmaria no nosso país, mas o mesmo não pode ser dito aos países mais a norte no globo.

Porém, importa frisar que a partir dos -4ºC podes começar a ver apagões súbitos no teu equipamento. Em ambos os casos, estamos sempre a falar das temperaturas internas do smartphone. Uma que será sempre mais elevada que aquela que temos no exterior.

 

white thermostat at 62 Photo by Dan LeFebvre on Unsplash

 

Qual será a temperatura ideal?

Com efeito, importa responder a uma questão. Qual será a temperatura ideal para o nosso smartphone? Já que bem, a temperatura ideal seria 15ºC, aquela que normalmente se verifica quando o equipamento está em standby.

A partir do momento que começas a mexer nele essa temperatura irá, naturalmente, subir. Assim, o ideal será conseguir manter o equipamento entre os 20ºC e os 25ºC, no máximo.

Existem aplicações que podem dar-nos uma ideia de quais as temperaturas que se registam no interior do nosso smartphone. Mas claro que os dados podem nem sempre ser os mais assertivos.

Assim sendo, considera este artigo como uma curiosidade e que te mostra dados pelos quais te podes guiar para manter a saúde do teu equipamento. Afinal de contas, o saber não ocupa lugar.

 

Mantendo seu smartphone dentro de sua temperatura operacional

Todos os fabricantes de smartphones recomendam determinadas temperaturas ambiente e operacionais aceitáveis ​​para o uso de seus dispositivos. Estes variam de fabricante para fabricante.

Algumas recomendações da Apple para dispositivos iOS:

  • use entre 0 ° e 35 ° C (32 ° a 95 ° F). Temperatura mais baixa ou mais alta pode alterar o comportamento do dispositivo.
  • armazenar entre -20 ° e 45 ° C (-4 ° a 113 ° F)
  • evite deixar em carros estacionados ou sob luz solar direta quando as temperaturas excederem os limites especificados.

Se o seu iPhone ou iPod apresentar uma tela de aviso de temperatura, desligue-o, coloque-o em um local mais frio e deixe-o esfriar.

 

person holding iPhone Photo by Alasdair Elmes on Unsplash

 

O que acontece à bateria do telemóvel em temperaturas extremas:

 

Calor:

  • Quanto mais demandas forem definidas no smatrphone, maior será a energia;
  • bateria do smartphone vai dar mais calor;
  • isso pode super-aquecer o smartphone;
  • Se isso acontecer com frequência, pode danificar o dispositivo ou a bateria.

Frio:

  • Os electrões no fluido eletrolítico da bateria não produzem corrente suficiente para alimentar um smartphone;
  • A bateria dos smartphones funcionam mal num clima abaixo de zero .

 

 

Em todos esses casos, o funcionamento de um smartphone é prejudicado e, como tal, as aplicações não irão funcionar corretamente.

É melhor consultar as recomendações específicas da sua marca de smartphone sobre temperaturas operacionais aceitáveis ​​do seu dispositivo para prolongar sua vida útil e manter sua operação sem falhas.

Descubra os 10 piores telemóveis e smartphones de sempre

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

NOTIFICAR-ME
Notificar-me sobre
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Diogo

Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei.

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.