Telemóveis e computadores provocam insónia

A utilização intensiva de telemóveis e computadores pelos jovens aumenta o risco de problemas como insónia, stress e depressão, apurou um estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, hoje divulgado pelo Alpha Galile.

De acordo com os investigadores, foram encontradas relações entre o aumento da ocorrência deste tipo de problemas entre os utilizadores intensivos deste tipo de dispositivos tanto entre homens como mulheres, com idades entre os 20 e os 24 anos.

As conclusões levam os especialistas a defenderem a adoção de medidas públicas que alertem para os riscos do uso excessivo e inadequado deste tipo de dispositivos e divulguem conselhos sobre a melhor forma de utilizar a tecnologia.

A análise, baseada em quatro estudos, revelou uma maior propensão para o desenvolvimento de problemas em dormir no caso dos homens e de sintomas de depressão, em ambos os sexos.

Por exemplo, “aqueles que estão sempre contactáveis através do telemóvel têm maior probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental”, afirma a estudante de doutoramento que conduziu a investigação, citada no comunicado de imprensa.

Para além dos inquéritos a e 4.100 jovens, foram seguidos, durante um ano, 32 jovens classificados como utilizadores intensivos de telemóveis e computadores, explicou Sara Thomée.

Algumas das práticas identificadas como prejudiciais são a utilização a horas tardias do PC; “usar frequentemente o computador a altas horas da noite é um comportamento que surge associado não só com perturbações ao nível do sono, mas também com sintomas de stress e depressivos, tanto nos homens como nas mulheres”, defende a cientista.

Também o seu uso frequente, sem que sejam pausas descansar, é apontado como um fator que aumenta o risco de stress, insónia e sintomas de depressão nas mulheres. Entre os homens terá principalmente como efeito as perturbações do sono.

A especialista conclui afirmando que o uso combinado dos dois tipos de equipamentos agrava ainda mais os problemas associados à utilização intensiva de cada um deles.

 

Insónia :

insónia é um dissonia caracterizada pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono e pela sensação de não ter um sono reparador durante pelo menos um mês causando prejuízo significativo em áreas importantes da vida do indivíduo.

Do ponto de vista polissonográfico, é acompanhada de alterações na indução, na continuidade e na estrutura do sono.

Geralmente aparece no adulto jovem, é mais frequente na mulher e tnum desenvolvimento crónico.

É o transtorno de sono mais comum, respondendo por cerca de 25% das buscas em clínicas especializadas em tratamento de problemas do sono.

Cerca de metade dos pacientes com insónia também tem depressão maior.

Frequentemente o paciente com diagnóstico de insónia primária apresenta dificuldade para começar a dormir e acorda seguidamente durante a noite, sendo incomum uma queixa isolada de sono não reparador.

 

E  também sofre de insónia ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “Telemóveis e computadores provocam insónia”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.