Técnico de Informática ou Administrador de Redes

A crescente importância e dependência da tecnologia nas organizações faz com que a Informática seja vista cada vez mais como uma parte integrante e essencial do negócio. Isso faz com que ela tenha que se alinhar cada vez mais com os objetivos da empresa e deixar de focar apenas na tecnologia.

Por outro lado, a Informática continua a ser uma área de díficil compreensão para muitos Administradores, que tendem a pensar que basta premir um botão para ter as coisas feitas.

Para balancear os dois pratos desta balança (tecnologia vs. negócio) os Administradores das organizações devem manter um equilíbrio na sua gestão, não se deixando levar por aspectos puramente técnicos, pelo que surge a questão: qual o melhor perfil de um bom Informático? Um perfil mais especializado em conhecimentos tecnológicos e experiência comprovada na área das  Tecnologias da Informação ou um perfil marcadamente mais administrativo, mesmo que com pouca experiência na área?

Os técnicistas poderão discordar comigo, mas um profissional com perfil exclusivamente técnico e operacional não será um bom gestor. Para ser um bom Informático é necessário ter visão administrativa e a habilidade conceitual para lidar com problemas complexos com consequencias de longo prazo para a organização. Apesar da maioria dos profissionais de Informática terem a habilidade de idéias e conceitos abstratos, tendem a pensar sempre em prazos mais curtos e requisitos técnicos, tomando por vezes decisões que no final do caminho podem-se revelar erradas ou precipitadas.

Um perfil puramente de administração seria então o indicado? Poderiamos pensar que sim, afinal o administrador sabe como gerir. E quem gere um departamento ou área, gere a outra, certo? Vamos por partes: para ser um bom administrador é necessário que se tenha um conhecimento razoável daquilo que se está a administrar. Não menosprezando as outras áreas de conhecimento ou operações dentro de uma organização, a área de Informática é extremamente complexa e se divide em vários grupos de conhecimento. Um Informático com um perfil unicamente administrativo pode deixar de visualizar as limitações tecnológicas ou não entender completamente a importância operacional de determinados projetos ou procedimentos e suas implicações.

Como já dizia o ditado popular “nem 8, nem 80″. Um bom administrador informático deve deter conhecimento em ambas as áreas (administração e tecnologia). Existem até organizações que incentivam profissionais da área da informática a fazerem pós-graduações e mestrados em Gestão e Administração, antevendo já a necessidade de profissionais que atendam a esse perfil – ou o inverso – formar gestores e administradores nas áreas da tecnologia da informação. Ainda assim, muitos destes profissionais polifacetados geralmente têm uma característica próativa e buscam por si só melhorar essas áreas do conhecimento.

É preciso levar em conta também o balanceamente entre os conhecimentos de tecnologia e administração, isso é o que fará a diferença entre o informático mais técnico ou administrador. Dizer que um deles é melhor do que o outro é falácia, poderiamos talvez dizer que para determinado tipo de projeto é melhor um ou outro. Cabe a cada informático analizar e tentar evoluir conforme a cultura e objetivos da organização para determinado instante, sempre procurando o conhecimento.

Como acha que deve ser o perfil de um bom informático? Deixe o seu comentário.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.