Sul-Coreano cria macarena que faz sucesso no Youtube

É difícil escapar ao refrão mais viral do momento: “Oppan Gangnam Style” e aí vamos nós montados no cavalo imaginário de Park Jae-sang, o sul–oreano que tomou de assalto a América com um vídeo que mostra muito mais do que salta à primeira vista.

Não é propriamente uma novidade – na era do YouTube, dois meses são mais do que suficientes para assistir ao nascimento, ao sucesso e ao esquecimento de uma estrela. Mas para o sul-coreano conhecido como PSY (sim, de “psycho”), o dia 15 de Julho de 2012 marcou o início da sua ocupação dos Estados Unidos da América, um top de cada vez.

O maior êxito da história da pop sul-coreano , “Gangnam Style”, tem hoje mais de 225 milhões de visualizações no YouTube; pôs Britney Spears a dançar no programa da apresentadora Ellen DeGeneres; chegou ao Saturday Night Live, um dos mais prestigiados programas de comédia nos EUA; e está nomeado na categoria de Melhor Vídeo de 2012 na edição europeia dos MTV Music Awards.

Por causa da coreografia de “Gangnam Style”, 14 nadadores-salvadores da cidade de El Monte, no estado norte-americano da Califórnia, foram despedidos por terem gravado um vídeo no centro aquático local.

O sul-coreano, autor da canção apelou à reintegração dos nadadores-salvadores, considerando o seu despedimento “uma tragédia”, e foi criado um movimento na Internet para defender os funcionários despedidos.

O sucesso é tal que até a vizinha Coreia do Norte parodiou o “Gangnam Style” de PSY – o “Yushin Style” dos norte-coreanos é uma referência à candidata dos conservadores nas presidenciais sul-coreano , Park Geun-hye, acusada de ser uma admiradora da ditadura instaurada pelo seu pai, que governou o país nas décadas de 1960 e 1970.

 

Uma sátira ao materialismo

O sucesso de “Gangnam Style” pode resumir-se à batida, ao refrão e ao vídeo, mas a verdade é que a letra da canção do sul-coreano transpira sátira e, neste aspecto, está muito longe da “Macarena” espanhola que invadiu as pistas de dança em meados da década de 1990 e que foi eleita pela revista Rolling Stone como a 2.ª canção mais irritante de sempre.

Gangnam é o nome de uma região luxuosa da capital sul-coreano , considerada a Beverly Hills de Seul, onde o estilo de vida simboliza o expoente máximo do consumismo e da ostentação.

[youtube id=”9bZkp7q19f0″ width=”600″ height=”350″]

O protagonista sul-coreano do vídeo, “Oppa” (uma expressão que pode significar “homem mais velho”, mas que também pode ser usada em sentido pejorativo, como “parvalhão” ou “idiota”), “vive à maneira de Gangnam” e gosta de “uma mulher que é calorosa e bondosa de dia, uma mulher com classe, que tem dinheiro para pagar um café, e cujo coração começa a aquecer quando a noite chega”. “Adoro uma miúda com este charme retorcido”, canta PSY.

“Nas últimas quatro décadas, Gangnam transformou-se num sítio icónico para os sul-coreano , representando riqueza, estatuto social e uma vida luxo”, explica a sul-coreano Jea Kim, autora do blogue My Dear Korea. “O ‘Gangnam Style’ de PSY é uma sátira ao estilo de vida de Gangnam, ao materialismo e à busca da terra prometida pelas pessoas que sonham viver lá”, escreve a blogger sul-coreano , residente nos Estados Unidos.

O autor da canção veste a pele de um desses sul-coreano que têm como objectivo viver “ao estilo de Gangnam”: “Ele está sempre a repetir que vive ou que ama o estilo de vida de Gangnam, mas na realidade está muito longe de chegar lá”, explica Jea Kim.

Até a  Breatney Spers já aprendeu a dança do sul-coreano

[youtube id=”QZmkU5Pg1sw” width=”600″ height=”350″]

 

Gosta da nova macarena do sul-coreano ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.