Descoberto spyware para Android com alvo em figuras importantes dos governos

A empresa de segurança Lookout Mobile Security, em parceria com a Google, descobriu recentemente que um dos mais avançados malwares de espionagem para iOS encontra-se agora também desenvolvido para o Android.

Conhecido como Pegasus, este spyware foi desenvolvido pelo grupo NSO Group e descoberto em 2015, tendo como principal objetivo infiltrar-se em sistemas de representantes governamentais.

malware android

Agora, uma variante para Android deste malware foi descoberta, tendo sido apelidada pela Google de “Chrysaor”. O malware é capaz de infetar um equipamento e capturar diversa informação do mesmo, incluindo conteúdos das chamadas, mensagens de texto, emails, contactos, imagens e vídeos, e até as teclas que são pressionadas no sistema.

Tal como ocorre no Pegasus, este novo malware foi desenvolvido para infectar sistemas específicos, o que leva a crer que se trata de um software de espionagem desenvolvido com a ajuda de governos estrangeiros. A empresa de segurança Lookout afirma que foram identificados, pelo menos, 36 dispositivos infetados com o malware, todos associados com figuras importantes dos Emirados Árabes, México, Geórgia, Turquia e Israel.

Porém, ao contrário do que acontecia no iOS, em que o malware explorava vulnerabilidades no kernel do sistema, a versão para Android aproveita-se do root, algo básico do próprio Android. Uma vez que o root é um parâmetro básico deste sistema, é praticamente impossível corrigir a situação sem impacto nas funcionalidades principais do Android. Mas a Google já se comprometeu em ajudar as vitimas do Chrysaor, bem como em lançar ferramentas para identificar e evitar a infeção.

Apesar de funcionarem de forma automática e remota, o processo de instalação ainda envolve que os utilizadores realizem tarefas manualmente no sistema, seja a partir de outras aplicações maliciosas ou através de publicidade maliciosa direcionada às vitimas.

Fonte ZDNet

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.