20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis

A tecnologia nem sempre é perfeita e por vezes aparecem alguns problemas que conseguimos resolver sozinhos. De facto, os telemóveis podem ter falhas, que às vezes nos causam sérios transtornos. Por isso, decidimos fazer uma lista com as 20 principais soluções para os problemas mais comuns que pode ter com o seu telemóvel. É uma lista útil sobretudo para conseguir resolver sozinho os pequenos problemas sem perder a cabeça e o dinheiro.

Mas é claro, existem muitos problemas que são mais difíceis de resolver, especialmente se não é um especialista em tecnologia. Nesses casos, se não conseguir resolver sozinho, recomendamos que leve o seu telemóvel a um técnico especializado como o www.informatico.pt.

Aceite o nosso convite e descubra a seguir algumas coisas que talvez não saiba sobre o seu telemóvel.

 


20 Problemas e soluções comuns de telefones telemóveis

20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 1

1. Telemóvel muito lento

Sim, o problema da lentidão é uma coisa que todos já tivemos com o telemóvel pelo menos uma vez. De facto, é o problema mais comum do telemóvel e pode estar associado a telefones mais antigos. No entanto, os equipamentos mais recentes também podem ter o mesmo problema. Quando a memória RAM começa a ficar cheia de aplicações e ficheiros que já não utiliza ou se quer precisa, o seu telemóvel começa a responder mais lentamente.

Solução

Limpe o seu telemóvel e feche ou desinstale as aplicações, ficheiros e depois limpe os dados da memória cache. Se instalou recentemente uma aplicação e o seu telemóvel não está a funcionar bem, desinstale-a e verifique se o seu telemóvel já funciona mais rápido. Se isso não ajudar, também pode tentar guardar as informações importantes no Google Drive, Dropbox ou no seu computador. Depois disso, pode restaurar o seu telemóvel com as configurações de fábrica.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 3

2. Bateria dura muito pouco

Outro problema muito comum, é quando o telemóvel deixa de ter bateria suficiente, mesmo quando o utiliza pouco tempo. Existem diferentes fatores que podem afetar a vida útil da bateria e deve tê-los em conta antes de trocar a bateria.

Solução

Primeiro, deve tentar diminuir o brilho do ecrã e desligar o GPS, o WiFi e o Bluetooth se não os estiver a utilizar. Além disso, também pode ativar o Modo de economia de bateria e verificar se a bateria dura mais tempo. Também deve verificar a utilização da bateria nas configurações do telefone e ver quais são as aplicações que consomem mais bateria. Depois, pode fechar ou desativar as que são mais gulosas em termos de bateria, isto se efetivamente não precisa delas.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 5

3. Telemóvel aquece muito

Esse problema muito comum pode estar relacionado com o anterior. Às vezes, um telemóvel aquece mais que o normal por causa de problemas relacionados com a sua bateria. No entanto, o problema do aquecimento pode estar relacionado com o seu carregador e o local onde normalmente tem o telemóvel. Se for esse o caso, corrija já essas situações porque pode acabar por danificar seriamente a bateria e o ecrã do seu telemóvel.

Solução

Antes de fazer alguma coisa, tente primeiro as soluções anteriores. Assim consegue ter a certeza que o problema está realmente relacionado com a bateria. Se o telemóvel continuar a aquecer mais que o normal, então tente colocá-lo num local mais fresco, longe do calor do sol. Além disso, também pode perder algum tempo a “atualizar” o seu telemóvel antes de o começar a utilizar novamente.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 7

4. Sem espaço de armazenamento

Talvez seja daqueles utilizadores que guarda muitas fotos, músicas, documentos e outros ficheiros. Mesmo que não precise deles, insiste em não os apagar. Às vezes, esses ficheiros são tão antigos que até se esquece que os tem guardados no telemóvel. Além disso, há muitas aplicações desnecessárias que ocupam um espaço de armazenamento importante que pode ser utilizado para outros recursos.

Solução

Este quarto problema pode estar relacionado com o primeiro que já mencionamos anteriormente. Quando ocupa o espaço de armazenamento do seu telemóvel ele tende a responder mais lentamente. Portanto, as soluções possíveis para esse problema são as mesmas. Ou seja, tente apagar os ficheiros e as aplicações que já não utiliza. Além disso, também pode apagar os registos das chamadas e mensagens de texto mais antigas. Com isso irá libertar mais espaço e melhorar o desempenho do seu telemóvel. Tente transferir os ficheiros que precisa de guardar para um serviço de cloud on-line. Ou então compre um cartão microSD para guardar esses dados mais valiosos num local seguro.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 9

5. Aplicações falham e bloqueiam

Este é mais um problema comum, embora seja mais irritante, não é tão difícil de resolver. Embora não fosse suposto acontecer, a verdade é que as aplicações às vezes têm desses problemas. São anomalias que podem estar relacionadas com erros da própria aplicação ou então do seu sistema operativo. Muitas vezes não é o sistema operativo mais adequado (antigo) para a versão das aplicações que tem instaladas. Ou seja, as aplicações estão constantemente a acrescentar novas funcionalidades e a melhorar alguns pormenores relacionados com o desempenho. O que acontece é que às vezes o telemóvel simplesmente não suporta a versão mais recente e essa aplicação começa a falhar constantemente.

Solução

A primeira coisa que deve tentar é reiniciar o seu telemóvel e começar a utilizar a aplicação novamente. Além disso também pode aceder ao Gestor de Aplicações e parar a aplicação que está com problemas. Aliás, às vezes a limpeza dos dados da memória cache dessa aplicação pode ser a solução. No entanto, se a aplicação depois disso continuar a fazer o mesmo, tente desinstalar a aplicação e instalá-la novamente. Mas como já falamos atrás, às vezes as aplicações tem muitos bugs que causam esses problemas.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 11

6. Telemóvel bloqueia

Sim, é uma coisa que acontece muito, especialmente em telemóveis ou equipamentos mais antigos sem espaço de armazenamento. O que as pessoas costumam fazer para poderem continuar a utilizar o telemóvel é reiniciar. Mas quando isso não funciona, quando possível, retiramos a bateria do telemóvel e tudo volta ao normal. No entanto, alguns telefones modernos não têm essa opção porque as suas baterias não podem ser removidas. Mas não se preocupe, descubra a seguir o que pode fazer e como o deve fazer.

Solução

Dependendo do seu telemóvel, aqui estão as etapas que deve seguir para o conseguir reiniciar:

  • Apple (iOS8 ou superior)
    • Clique uma vez no botão Aumentar Volume
    • Clique uma vez no botão Diminuir volume
    • Mantenha a tecla Liga/Desliga pressionada por 15 segundos.
  • Apple (iOS7 ou inferior)
    • Pressione a tecla Liga/Desliga + Diminuir volume ao mesmo tempo por 10 segundos ou até o logotipo da Apple aparecer.
  • Samsung
    • Pressione a tecla Liga/Desliga + Diminuir volume ao mesmo tempo por 15 segundos ou até o logotipo Samsung aparecer.
  • Sony
    • Pressione a tecla Liga/Desliga + Aumentar volume ao mesmo tempo por 10 segundos
    • Quando o telefone vibrar, pressione a tecla Liga/Desliga normalmente para ligar o telemóvel.
  • Nokia / HMD :
    • Pressione a tecla Liga/Desliga + Aumentar volume ao mesmo tempo por 15 segundos ou até o logotipo do Android aparecer.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 13

7. Não conseguir descarregar aplicações

Os utilizadores queixam-se muito desse problema, que às vezes consegue ser resolvido com apenas alguns passos. A origem do problema tem muitas vezes a ver com a memória cache que fica corrompida. De facto é um situação irritante mas que pode ser muito facilmente resolvida.

Solução

A solução para este problema passa por tentar limpar a memória cache das aplicações. Também deve limpar o histórico do Google Play e do Google Play Services. Lembre-se de reiniciar o seu telemóvel depois de fazer isso e tente fazer o download da aplicação novamente.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 15

8. Cartão de dados MicroSD não funciona

Tem o telemóvel sem espaço de armazenamento e não quer perder os seus ficheiros? Como está muito ocupado para os mover para outro local, provavelmente pensa no antigo cartão microSD que comprou há alguns anos. Mas, eis que surge o problema… O seu equipamento não está a reconhecer o seu cartão de dados microSD.

Solução

Pois, o seu cartão microSD provavelmente tem erros e o seu telemóvel não é capaz de o reconhecer. Tente ligar esse cartão a um leitor de cartões num computador e formate-o pelo menos duas vezes. Desligue o seu telemóvel, volte a inserir o cartão de dados e ligue-o novamente. Vai ver que o problema fica resolvido e o telemóvel já consegue reconhecer o seu cartão de dados para copiar as suas coisas.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 17

9. Telemóvel molhado ou caiu à água

Não se sinta mal se deixou cair o telemóvel e agora está molhado. Isso acontece muito e na maioria das vezes pode ser resolvido.

Solução

A primeira coisa que NÃO deve fazer é ligar o equipamento. De facto é a pior coisa que pode fazer depois de ter tido o azar de molhar o telemóvel. O que deve fazer é tirar a bateria e colocar o telemóvel numa tigela cheia de arroz. Isso vai ajudar a absorver alguma humidade. Depois, logo que possa, leve-o a uma loja que faça reparações de telemóveis como por exemplo o www.informatico.pt.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 19

10. Ficha de carregamento danificada

Como tudo na vida, nada dura para sempre, e o seu telemóvel não é exceção. As fichas ou os conectores de carga ou de carregamento tendem a deteriorar-se com o passar do tempo. A utilização indevida ou a sujidade podem ser alguns fatores que aumentam essa deterioração. De facto, é um problema bastante comum que às vezes precisa de ser resolvido por um especialista. No entanto, pode tentar sempre fazer algumas coisas para ver se consegue que o telemóvel volte a funcionar novamente.

Solução

Assim, antes de levar o telemóvel à loja para reparação, tente limpar a porta ou ficha onde liga o carregador com uma escova de dentes nova e seca. Além disso também pode tentar limpar com um cotonete seco. Tente retirar da ficha a poeira e a sujidade que impedem que o telemóvel carregue corretamente. Se isso não funcionar, então leve o telemóvel a loja de assistência técnica mais próxima.

Claro que estes 10 problemas não são os únicos que os telemóveis têm. Mas, segundo as pesquisas da internet, são os mais comuns. No entanto, decidimos adicionar ainda mais 10 problemas. Para facilitar a leitura divididos esses problemas em 2 grupos. No primeiro grupo falamos de problemas do Android e no segundo grupo de problemas com equipamentos com iOS. Por isso de uma vista de olhos na listagem a seguir e talvez encontre a solução para um problema que está a ter como o seu telemóvel.

 


5 problemas comuns do Android

20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 21

11. Erros aos descarregar aplicações do Google Play Store

Sim, é uma situação frequentemente com que se deparam alguns utilizadores do Android. Por vezes, as pessoas tendem a entrar em pânico. Ou seja, acham que não há nada que possam fazer e que já não vão poder descarregar mais nada a partir desse momento. Mas isso não é verdade, descontraia-se, temos 2 maneiras de corrigir isso.

Solução

A primeira solução, é a mais conhecida, e passa por limpar a cache do Google Play. Como pode fazer isso? Vá a Configurações – Aplicações – Abra a Google Play Store – clique em Limpar cache – Reinicie o seu telemóvel.

A segunda solução que pode utilizar para tentar resolver o problema é limpar o histórico da Google Play Store. Sim, é ainda mais simples de fazer que a primeira Solução. Primeiro, precisa de abrir o Google Play Store – Configurações – Escolha Limpar histórico.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 23

12. Erros aos abrir o Google Play Store

Sabemos o quanto é chato tentar-mos procurar uma aplicação e o Google Play bloqueia sem mais nem menos. De facto, é uma coisa que acontece frequentemente e que normalmente está relacionada com a memória cache que está corrompida. Por isso é um problema que pode ser resolvido com as etapas que mencionamos anteriormente.

Solução

Embora alguns menus variem, a maioria dos Androids tem as mesmas opções. Então, basta aceder a Configurações – Aplicações – Abrir Google Play Store – Limpar cache e dados – Reiniciar o telemóvel. Com isso deve conseguir corrigir o erro ao abrir Google Play Store. Mas, se mesmo assim não funcionar, tente fazer o mesmo com o Google Play Services e o Google Services Framework. Se mesmo assim não funcionar, com base no erro que lhe aparece pode conseguir descobrir aqui qual a sua origem e como tentar resolver.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 25

13. Problemas de ligação

Por vezes, as ligações por Bluetooth ou WiFi tornam-se um pouco difíceis. De facto, este é um dos problemas mais comuns nos equipamentos Android. No entanto, podem ser resolvidos se seguir algumas das etapas simples que pode ver a seguir.

Solução

Para tentar resolver problemas com ligações recomendamos que ative o modo avião pelo menos durante 1 minuto. Em seguida, tente ligar-se novamente. Ocasionalmente, pode desligar e ativar a ligação que está a falhar e depois tentar ligar-se novamente.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 27

14. Falhas de sincronização

Por vezes, estamos a tentar sincronizar a conta com uma aplicação específica, mas aparece uma mensagem a dizer que é impossível fazê-lo. Infelizmente, às vezes, a aplicação não mostra qual é o problema. Isso faz com que não tenhamos a certeza do que devemos fazer. Por isso, quando lhe aparecem falhas de sincronização, há algumas coisas que pode fazer.

Solução

Primeiro que tudo, confirme por favor se está ligado à Internet. Além disso verifique se os serviços que está a tentar sincronizar (como o Google ou o Dropbox) também estão a funcionar. Outra coisa que deve fazer é verificar se a sua password está correcta e depois tentar novamente. Se isso funcionar, remova totalmente a sua conta do seu equipamento e adicione-a novamente.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 29

15. Mensagens não enviadas

Às vezes acontece estar a enviar uma mensagem para alguém e aparece no ecrã “Mensagem não enviada, toque para tentar novamente”. tenta repetidamente enviar a mesma mensagem, mas ela mostra o mesmo alerta irritante.

Solução

A primeira coisa que deve fazer é garantir que está ligado a uma rede WiFi ou que a sua rede móvel está a funcionar normalmente. Em seguida, clique na mensagem que não foi enviada e selecione a opção reenviar. Isso deve ser suficiente, mas se o problema se mantiver, tente reiniciar o telemóvel ou descarregue outra aplicação de envio de mensagens.

 


5 problemas comuns do iOS

20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 31

16. O botão Control Center não responde

De acordo com a Apple Toolbox, alguns utilizadores têm relatado alguns problemas com o botão de Centro de controlo ou o botão de Início. Eles dizem que o botão está constantemente a bloquear e deixa de responder.

Solução

É isso que está a acontecer consigo? Então vá a Configurações e, em seguida, aceda ao Centro de Controlo para personalizar e apagar a aplicação específica que não funciona. Pode fazer isso deslizando para a esquerda e tocando em Apagar. Depois disso, deve reiniciar o equipamento e, uma vez ligado novamente, pode personalizar os controlos novamente e adicionar a aplicação que removeu antes.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 33

17. iPhone aquece muito

Muitos clientes da Apple reclamam que os seus equipamentos ficam extremamente quentes. Algumas pessoas queixam-se que o seu iPhone está inchado e abriu-se sozinho. Esse problema já foi explicado neste artigo, mas nos iPhones tende a ser um problema mais comum que nos outros telemóveis.

Solução

Se estiver a utilizar uma aplicação específica e o telefone começar a aquecer mais que o normal, deixe-o descansar um pouco. Aliás, pode desativar o serviço de localização indo a Configurações e depois Privacidade. Recomendamos que o faça porque o serviço de localização utiliza GPS, Bluetooth e redes locais móveis para determinar onde está. De facto ter a localização ativa pode significar muita atividade para o seu telefone. Se estiver a carregar o iPhone e ele começar a aquecer mais que o normal, desligue-o por alguns minutos até que arrefeça. Depois, pode voltar a ligá-lo novamente à corrente. Também pode ajudar se retirar o seu iphone da capa ou da bolsa onde o costuma trazer antes de o ligar ao carregador. Isso ajuda o seu telefone a libertar mais algum calor enquanto está a receber carga.

 


iphone-7-geen-wifi

18. Problemas ao ligar-se ao WiFi

Os utilizadores queixam-se no fórum da Apple que perdem a ligação Wi-Fi e não conseguem ligar-se a uma rede local. O que é certo é que a rede WiFi funciona com outros equipamentos. Os utilizadores dos iphones garantem que têm problemas para encontrar uma ligação estável. Antes de tentar descobrir o possível erro no seu telemóvel, verifique se o router está perto de si. Além disso, também deve ter a certeza de que consegue captar a sua rede Wi-Fi para e confirme se realmente está ligado à rede correta.

Solução

Uma solução passa por tentar reiniciar o seu equipamento nomeadamente o telemóvel e o router desligando-o e ligando-o novamente. Se ainda assim não responder, pode aceder às configurações para restabelecer a sua rede. Ele restaurará a rede Wi-Fi e a senha com a VPN e o APN do seu telemóvel. Caso o problema persista, lembre-se de que pode restaurar a configuração de fábrica eliminando todo o conteúdo. Antes de fazer isso, faça um backup de todos os ficheiros importantes que possui no telemóvel. Lembre-se que tudo irá ser apagado se fizer o restauro do seu equipamento.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 35

19. O ecrã não é brilhante o suficiente

Alguns utilizadores comentaram que têm notado que o ecrã parece escuro, embora o brilho esteja no nível mais alto. Mas se esse for o seu caso, fique a saber que não é o único que já se queixou disso. Portanto, mantenha a calma e leia o que precisa de fazer para tentar resolver o problema.

Solução

Assim, para conseguir resolver esse problema, vá a Configurações gerais, acessibilidade e depois clique em Adaptações de ecrã. Vai encontrar uma opção para poder adaptar a intensidade das cores até considerar que está bem para si.

 


20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 37

20. Não consegue ligar-se à App Store

De facto, é comum termos problemas quando tentamos fazer o download de aplicações. Mas há também alguns utilizadores que além disso também têm problemas para conseguirem aceder a própria App Store. Aparecem-lhes mensagens de erro a informar que atualmente os seus equipamentos não podem ligar-se à App Store.

Solução

Uma possível solução é corrigir a data e a hora do seu equipamento. Para isso desative a opção de definir a data e a hora automaticamente. Ou seja, em vez disso, defina a data e a hora manualmente. Em seguida, vá à App Store e deixe-a abrir por cerca de 5 segundos, pelo menos. Depois, ative a data e a hora automatica novamente e feche a App Store e abra-a novamente.

 


Considerações Finais:

De facto, temos certeza de que há muito mais problemas relacionados com telemóveis dos que enumeramos neste artigo. Independentemente de serem telemóveis Android ou telemóveis com a tecnologia iOS. No entanto, abordamos os problemas que nos pareceram mais comuns. Sinceramente, esperamos que estas soluções funcionem e o consigam ajudar. Partilhe conosco se já teve alguns desses problemas e como os resolveu!

 

20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis
20 soluções para os problemas mais comuns dos telemóveis 39

A tecnologia nem sempre é perfeita e por vezes aparecem alguns problemas que conseguimos resolver sozinhos. De facto, os telemóveis podem ter falhas, que à

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.