Smartphones Android vendidos com malware

Smartphones Android vendidos com malware por revendedores não autorizados

Se costuma adquirir equipamentos móveis em lojas desconhecidas ou pequenos revendedores, é melhor ter em atenção ao sistema que o equipamento utiliza. Recentemente foi descoberto que 38 equipamentos, pertencentes a duas empresas não identificadas nos EUA, foram infetados com malware antes de serem vendidos aos consumidores.

De acordo com a empresa de segurança Check Point Software, o malware era instalado por terceiros antes do equipamento ser vendido aos consumidores, sendo realizada a modificação da ROM oficial dos fabricantes. O malware instalado é conhecido como “Loki Malware”, sendo que realiza a modificação do sistema para apresentar publicidade aos utilizadores. Os lucros da mesma são depois enviados para os criadores do malware.

Este caso não é algo novo no mercado. Segundo Nikos Chrysaidos, Head de Mobile Threat Intelligence & Security na Avast, a maioria dos consumidores pensa que a única forma de um equipamento ser infetado passa pelo download de conteúdo duvidoso para o mesmo. Mas isso pode nem sempre ser o caso, quando existem situações onde o firmware do equipamento é modificado antes mesmo deste chegar às mãos dos consumidores.

sistema android

A grande maioria destas situações ocorre quando os equipamentos são vendidos por pequenos revendedores ou até particulares, os quais utilizam o malware para tentarem obter algumas informações dos compradores ou algum valor monetário sobre o formato de anúncios forçados.

A lista em seguida possui alguns dos equipamentos detectados como tendo o malware instalado. Caso tenha adquirido recentemente algum destes modelos em revendedores não autorizados ou particulares, é recomendado que realize a verificação por malware com uma aplicação antivírus reconhecida:

Samsung Galaxy Note 2
Samsung Galaxy Note 3
Samsung Galaxy Note 4
Samsung Galaxy Note 5
Samsung Galaxy Note 8
Samsung Galaxy Note Edge
Samsung Galaxy S4
Samsung Galaxy S7
Samsung Galaxy A5
Samsung Galaxy Tab S2
Samsung Galaxy Tab 2
LG G4
Xiaomi Mi 4i
ZTE x500
Google Nexus 5
Google Nexus 5X
Oppo N3
Vivo X6 plus
ASUS Zenfone 2
Lenovo S90
OppoR7 plus
Xiaomi Redmi
Lenovo A850

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.