Sites com pequenos trabalhos Freelancer

Freelancer, estás à procura de trabalho para ganhar algum dinheiro nas férias?

Vê aqui os sites onde podes encontrar anúncios para Freelance e pequenas trabalhos e tarefas que podes cumprir a partir de casa.
 

O que é um freelancer?

É antes de mais um termo inglês para denominar um profissional autónomo, que se autoemprega. Ou seja, alguém que arregaça as mangas e começa a trabalhar de uma forma independente. Um freelancer pode criar uma micro-empresa, passar recibos verdes ou fazer um ato único. Pode ainda trabalhar em part time ou a full time mas sempre por sua conta e risco. A ideia que interessa destacar é que um freelancer é um profissional independente, que quase sempre trabalha a partir de casa. As vantagens são muitas: faz o que gosta, não tem chefe, trabalha nos dias e às horas que deseja, pratica os preços que considera justos, não gasta dinheiro em deslocações e refeições for a de casa e faz a gestão da sua carteira de clientes.

O reverso da medalha é que nem sempre tem clientes, pode não receber durante alguns meses, tem de andar no mercado a fazer de comercial, pois ninguém melhor do que ele para vender o seu produto, trabalha mais isolado e quase sem vida social e, além disso, trabalhar em casa pode ser um problema para quem se distrai facilmente com o tempo livre.

Tomé M, é um freelancer e um caso de sucesso, começou por brincadeira a fazer traduções pela internet enquanto ainda estudava. Inscreveu-se em vários sites a oferecer o seu trabalho. Passados três anos dá-se ao luxo de já não precisar de procurar clientes e, de ainda, recusar alguns pedidos. “O que interessa é mesmo trabalhar naquilo que gostamos. Só assim se consegue rentabilizar o trabalho ao máximo. A carteira agradece o dinheiro extra no final do mês,” relata no seu blog Trabalhar como freelancer.

Mas desengane-se quem pensa que tudo são rosas. Ser freelance é uma “profissão” de altos e baixos e atualmente a competição está ao rubro com tantos e bons profissionais à procura de emprego. Se antigamente tentava ser freelance quem acreditava nas suas potencialidades e gostava do risco, hoje, são muitos os que olham para esta vertente como a única saída para não ficarem sem ordenado.

Se este caminho for uma boa saída, então veja se tem perfil para arriscar, comece por encontrar os seus pontos fortes. É realmente bom a fazer o quê? Analise também os pontos fracos e transforme-os em fortes aliados.  Foque-se mesmo naquilo em que é bom, até pode ser a coisa mais ridícula do mundo mas se for eficiente a realizá-la pode encontrar um nicho de mercado. Ponha os olhos em Leann Archer, aos 14 anos consegue lucros na ordem dos 200 mil dólares por mês. Fundou a sua empresa, a Leanna`s Inc aos 9 anos com uma linha de 12 produtos naturais para o cabelo. Os produtos são preparados na cave a partir de uma fórmula que a avó utilizava no Haiti. Os pais só perceberam que a filha estava a ter um negócio quando os cheques chegavam pelo correio. Leann Archer foi a empresária mais jovem a tocar os sinos na bolsa de NASDAQ. Mas esta miúda não é a única a ter sucesso, Jason O`Neill ainda no colégio também já gere uma grande firma, a Pencilbugs e tudo começou quando tinha apenas nove anos. Na altura pediu à mãe para a ajudar no negócio que esta geria e levou um redondo não, então resolveu começar a fabricar criaturas coloridas para os lápis. Resultado? Está milionário e até já dá palestras sobre finanças pessoais.

Uma das lições que se pode tirar destes exemplos é que não há um momento certo para começar um negócio, outro é que se não experimentar a sua ideia nunca saberá se esta dará certo. Depois, sucesso é sinónimo de trabalho; muitos destes empreendedores trabalham horas extra. Alguns dormem apenas quatro ou cinco horas por dia.

Algo muito importante para ser freelancer é fomentar a autoconfiança. Se quer convencer os outros de que é a pessoa certa para fazer determinado trabalho tem de começar por acreditar em si próprio, depois é fundamental saber o que o cliente quer. Sugira ideias novas. É sempre bom mostrar que a inovação faz parte do seu cardápio como fornecedor. Depois fomente uma rede de contatos, crie uma marca pessoal e construa o melhor site pessoal que conseguir.

 

Sites para Freelancer

Já existem vários sites onde as empresas propõem pequenos trabalhos remunerados a qualquer um que apresente as competências necessárias.

Há várias áreas onde é preciso pessoal para pequenas tarefas, mas as mais comuns são informática e programação, design e audiovisual, comunicação e marketing, tradução e trabalhos administrativos.

No Trabalhadores Independentes, a ideia é criar um ponto de encontro entre quem presta serviços e quem os procura, num mercado que divulga o trabalho de freelancers, profissionais liberais e microempresas e onde podes encontrar algumas ofertas de trabalho, separadas pelas diferentes áreas.

O 100trabalho mostra principalmente empregos na área de comunicação e design, mas também tem uma área para ofertas de trabalho em regime freelance. O mesmo para o blog Escola Freelancer, criado por um licenciado do IP Leiria que também reúne ofertas de freelance de Portugal e do Brasil.

Também podes optar por trabalhos fora do âmbito profissional: no Micro-Trabalho, podes pôr à disposição serviços relacionados com qualquer área, mesmo a de «Coisas loucas».

No entanto, é em inglês que encontras os sites com maior volume de ofertas de pequenos trabalhos que podes fazer a partir de casa. O oDesk é um dos mais conhecidos, onde o processo é controlado através do site, desde o tempo de execução do projeto ao pagamento.

Freelancer.com é um clássico e também te oferece uma oferta alargada de trabalhos, com a indicação do preço que poderás receber pelo trabalho. Na mesma linha encontras o Outsourcely, o People per Hour, o Elance e o CrowdSpring, este último mais voltado para a área do design e comunicação.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.