Sincronizar contactos com a Google – Nunca mais fique sem contactos

sincronizar contactos google

Olhe para a lista de contactos atualmente existente no seu smartphone. O que aconteceria se repentinamente perdesse todos esses contactos? Provavelmente iria demorar bastante tempo até conseguir voltar a recuperar todos os contactos, e alguns podem ficar perdidos para sempre.

No entanto não precisa de ser assim. Em praticamente qualquer sistema operativo móvel atual é possível sincronizar automaticamente os contactos, evitando que perda todos os conteúdos na eventualidade de alterar o equipamento ou até caso o mesmo seja perdido ou roubado. E tudo o que necessita provavelmente já possui: uma conta da Google.

A Google permite que os contactos sejam sincronizados automaticamente com a conta, evitando que tenha de voltar a recuperar todos os contactos. Além disso, mesmo que modifique o número de telefone ou o próprio equipamento, todos os contactos continuam a permanecer seguros dentro da sua conta Google.

 

– Sincronizar contactos no Android

smartphone android

A sincronização de contactos no Android é possivelmente uma das mais simples: basta ter a conta da Google ativa no equipamento. Assim que se inicia um novo equipamento Android este deve questionar se pretende utilizar uma conta da Google existente ou criar uma nova. A partir do momento que a conta da Google se encontre configurada no equipamento não necessita de realizar mais nenhum passo. Todos os contactos são sincronizados automaticamente com a Google automaticamente quando alterações na lista de contactos sejam realizadas.

Caso pretenda, também pode aceder aos contactos em qualquer equipamento ou computador, a partir do Google Contacts

Caso pretenda restaurar estes contactos sobre um novo equipamento, apenas necessita de realizar novamente o login na conta da Google. O Android irá automaticamente adicionar os contactos na lista de contactos do smartphone a partir dos guardados nessa conta.

 

– Sincronizar contactos no iOS

apple iphone

Apesar de exigir um pouco mais de configuração, também é possível sincronizar automaticamente os contactos em qualquer iPhone com iOS.

Para começar necessita de aceder às Definições do iOS, e sobre a opção “Contactos”, seleccione “Adicionar Conta” > Google. Introduza os detalhes da conta da Google que pretende utilizar.

Caso possua contactos no equipamento deverá surgir uma notificação a questionar se pretende manter ou eliminar os contactos existentes antes da sincronização. Selecione o que pretender e o processo deve agora encontrar-se concluído. Para iniciar a sincronização apenas necessita de aceder à aplicação de Contactos.

Tenha em conta que, caso a conta da Google possua a autenticação em duas etapas ativa, necessita de criar uma password de aplicação e utilizar a mesma para realizar o login. Doutra forma a sincronização não será automaticamente realizada.

 

– Sincronizar de outros sistemas ou equipamentos antigos

telemovel antigo

Caso possua um sistema diferente de o Android ou iOS, ou caso possua um telemóvel antigo sem sincronização na Internet, ainda assim poderá beneficiar de guardar os contactos telefónicos de forma segura sobre a conta da Google.

A maioria dos equipamentos permitem que sejam criados ficheiros CSV ou vCard com um ou mais contactos da lista telefónica. Poderá criar este ficheiro no seu equipamento e, posteriormente, importar o mesmo para a conta da Google.

Para tal apenas necessita de aceder ao Google Contacts e, no menu lateral, selecionar a opção “Mais” > “Importar”. Deverá ser questionado se pretende importar os contactos de diferentes locais (como o Yahoo ou Outlook) ou se pretende importar o ficheiro CSV/vCard. Selecione a opção pretendida e o ficheiro criado no equipamento.

menu do google contacts

Após alguns segundos os contactos deverão ser corretamente importados para a conta da Google, ficando disponíveis para utilizar noutros equipamentos ou para exportar no futuro. Se necessitar de recuperar os contactos no futuro apenas necessita de aceder novamente ao menu “Mais” e selecionar a opção “Exportar”.

De notar que este formato de sincronização exige que seja realizada a importação manual dos contactos, não sendo algo automático como ocorre no iOS e Android. Desta forma é recomendado que o processo seja realizado regularmente, conforme adicione contactos na lista dos equipamentos.

Se seguiu todos os passos corretamente, todos os seus contactos devem agora encontrar-se de forma segura sobre a sua conta da Google. Não necessita de se preocupar em perder novamente os contactos ou ter de passar pelo pequeno embaraço de receber uma mensagem e ter de perguntar quem é a pessoa.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.