Será que a Desfragmentação é uma boa ideia?

Será que a desfragmentação nos computadores de última geração com o Windows 8 ou 8.1 e que têm normalmente um disco rígido de grande capacidade é uma boa ideia? Normalmente a maioria ainda se baseia numa arquitectura de armazenamento fraccionado.

  desfragmentação

Todos nós já alguma vez nos deparamos com a opção de desfragmentação de Windows e muitos de nós utilizaram esta opção. Os laboratórios da TuneUp asseguram que saber o que é, por que está ali e como funciona a desfragmentação não é somente uma boa base para o conhecimento geral de qualquer utilizador, mas também uma ajuda para apreciar a mecânica de trabalho do computador, e até mesmo pode contribuir a uma melhoria de rendimento e velocidade do mesmo.
O que é a desfragmentação?

Ao contrário do que muitos pensam a desfragmentação não é complicada. A fragmentação em si é o termo que se utiliza para descrever o fato do computador armazenar os dados de forma desordenada. Normalmente, um computador “grava” os ficheiros no disco rígido em várias partes, baseando-se no espaço que se encontra disponível, e em relação ao tamanho e formato do ficheiro que se está a gravar.

O problema é que um ficheiro poderia consistir, por exemplo, em 12 partes, atadas ordenadamente juntas. Porém, no momento de salvá-lo, o primeiro espaço que se encontra disponível no disco rigido somente pode ajustar seis “partes” deste ficheiro, fazendo com que as outras seis restantes sejam deslocadas até o seguinte espaço livre. Dois espaços adicionais são encontrados para três partes do ficheiro cada um, resultando que o ficheiro seja totalmente salvo em três locais diferentes. Na prática, o disco rígido não alinha necessariamente todas as partes dos dados uma junto da outra, mas sim, de maneira aleatória conforme o espaço disponível.

Abrir e fechar o ficheiro em ocasiões posteriores faz com que este se torne potencialmente ainda mais fragmentado. A internet e a memória cache do sistema também terão um impacto na estrutura dos ficheiros no Disco Rigido. A limpeza periódica destes dados de memória cache (embora seja muitas vezes uma boa ideia), pode levar a uma maior fragmentação.

A desfragmentação tem como objetivo diminuir a distância de viagem até o Disco Rigido ao reunir estes pedacinhos de ficheiros dispersos, formando um grupo consolidado e interligado. Deste modo, consegue-se um acesso e leitura do ficheiro muito mais rápido e eficiente.

Por que desfragmentar é uma boa ideia?Defrag

Se a fragmentação é permitida sem nenhum tipo de controle, com o passar do tempo, o PC ou notebook, correrá o risco de perder um ou vários pedaços de dados. Se algum destes elementos de ficheiro pertence a um ficheiro crítico do sistema como um DLL, então o ficheiro como um todo pode estar em risco de tornar-se corrompido e inutilizável.
Portanto, a desfragmentação do disco, não é somente para adicionar velocidade e eficiência, mas também é uma questão de preservação da saúde dos dados a longo prazo, que naturalmente, os utilizadores querem proteger.

Com que frequência deve-se executar a desfragmentação do HD?

Enquanto alguns analistas do setor argumentam que os modernos sistemas operacionais do século XXI eliminam a necessidade da desfragmentação, o conselho dos especialistas da TuneUp é que esta premissa não é totalmente correta. Afinal de contas, Windows 8 ainda inclui a ferramenta de desfragmentação com uma interface do utilizador melhorada, e compatibilidade com unidades de estado sólido (SSD) que identifica visualmente o tipo de armazenamento no disco do computador.

Para realizar a desfragmentação do HD, é possível utilizar a ferramenta de sistema do Windows ou deixar que o TuneUp Utilities™ 2014 se encarregue desta tarefa periodicamente como parte de sua Manutenção Automática, ou no momento que mais convenha ao utilizador, selecionando Manutenção em um Clique. Segundo as recomendações da Microsoft, sempre que a análise de fragmentação resultar em uma percentagem maior que 10%, o disco deveria desfragmentar-se.

Para acelerar o computador de forma permanente, fiável e segura, TuneUp Utilities™ 2014 está disponível para download diretamente no site oficial da TuneUp, com uma versão de teste gratuita durante 15 dias com todas as funcionalidades do programa.

Sobre TuneUp

 

TuneUp é líder no desenvolvimento de ferramentas de software inteligente que permite aos utilizadores configurar os seus sistemas operacionais e programas, para obter um desempenho otimizado. TuneUp Utilities protege os utilizadores de problemas, e aumenta o desempenho e a segurança dos computadores.

 

Esta abordagem tão enfocada nos clientes e sua atenção detalhada na entrega de produtos e serviços, levou a AVG Technologies a adquirir a TuneUp.
A AVG Technologies adquiriu a TuneUp em agosto de 2011, porque acredita que compartilham um objetivo comum: eliminar algumas das dores de cabeça da vida digital e tornar o mundo digital mais fácil de explorar e protegido, para que possa apreciá-lo de forma mais agradável.

A soma das opiniões de mais de 150 milhões de utilizadores da sólida comunidade da AVG somados com os 15 anos de experiência de TuneUp garantem que, em conjunto, a AVG Technologies e a TuneUp continuem evoluindo para atender às necessidades dos utilizadores da Internet.

 

A ferramenta de desfragmentação TuneUp Utilities está disponível em Português, Inglês, Alemão, Francês e Espanhol.

Ferramenta de Desfragmentação TuneUp Utilities

www.tuneup.pt

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “Será que a Desfragmentação é uma boa ideia?”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.