Será possível o envio de dados em pacotes Voip

A informação é alojada num excesso de espaço atribuído nos pacotes de dados de voz sobre IP. Mas o método ainda não tem utilização prática.

Investigadores do Instituto de Telecomunicações de Varsóvia desenvolveram um novo método para esconder dados dentro de pacotes de VoIP (voz sobre IP). O método TranSteg torna possível realizar conversas de voz legais, enquanto dados podem ser escondidos na  mesma ligação ou sessão.

A técnica baseia-se na denominada transcodificação esteganográfica, e exige atribuir mais espaço para informação nos pacotes de dados por VoIP. Esse espaço servirá para transmitir mensagens secretas. Na experiência efectuada, os investigadores conseguiram trocar 2,2 MB de dados secretos, durante uma chamada telefónica de sete minutos.

Como em todos os métodos de esteganografia, o objectivo é fazer passar dados sem levantar suspeitas. Dependendo de como o TranSteg for configurado, a detecção pode ser muito difícil e será necessário usar um tipo de monitorização adequado.

Um grande obstáculo para o uso prático do TranSteg é ele exigir a modificação das máquinas emissoras e receptoras das mensagens esteganográficas, segundo os investigadores liderados por Wojciech Mazurczy – o qual já desenvolveu outras técnicas de esteganografia sobre VoIP.

Para receber o referido tipo de mensagens, os computadores  devem ser configurados para reconhecer que os pacotes marcados como portadores de um certo tipo de volume de dados têm, na verdade, outro. Na demonstração efectuada, os investigadores usaram pacotes baseados no protocolo Real-time Transport Protocol (RTP), como sendo de transporte de voz, codificados usando o codec G.711.

Na realidade, usaram informação de voz codificada com o G.726, para ocupar menos espaço por pacote. A diferença entre a carga do pacote identificada no respectivo campo e o que os pacotes continham era o espaço disponível para a mensagem esteganográfica.

As máquinas de recepção devem estar configuradas para saber descodificar os pacotes usando determinado codec, apesar de marcados como tendo sido gerados com um codec diferente. Os computadores têm de conseguir transcodificar o tráfego de voz, mas também extrair e remontar a mensagem secreta. Assim, é necessário o acesso antecipado às máquinas para o TranSteg funcionar.

O método pode ser configurado para funcionar sobre terminais como telefones VoIP ou dispositivos de rede intermediários como nós de envio e recepção de esteganografia. Assim, as possibilidades de utilização podem envolver dois telefones VoIP, dois dispositivos intermediários, um telefone como suporte de envio e um dispositivo intermediário,  ou um dispositivo intermediário e um telefone como suporte de recepção.

Se dois telefones VoIP forem os nós de envio e de recepção e utilizarem  o protocolo Secure RTP (SRTP), será impossível aos sistemas de monitorização de rede detectarem o TranSteg, segundo os investigadores. Mas se qualquer um dos outros cenários acontecer, o método será detectado no caso o rastreio seja realizado em mais de um sítio ao longo da ligação, ressalvam.

De acordo com a equipa de investigação, na configuração usada nos testes, o TranSteg acrescentava um atraso de 0,4 milissegundos. O nível de Mean Opinion Score (MOS), usado para avaliar a qualidade da voz, cai de 4,46 para uma média de 3,834 – ainda aceitável, mesmo assim.

Uma explicação mais detalhada encontra-se no vídeo abaixo:

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “Será possível o envio de dados em pacotes Voip”

  1. Hola:
    Continuamente oigo hablar de VoiP o llamadas graits desde el ordenador, pero ¿solo pueden ser a telefonos fijos o tambien a moviles y a numeros de tarificacion especial (como los de anuncios de la tele)?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.