Será o DNS da Google a melhor opção?

Quando a Google lançou no final do ano de 2009 o o seu serviço público de DNS, este prometia ser o rapidamente, simples e robusto de utilizar. Era ideia da empresa tornar a Internet ainda mais rápida, recorrendo a servidores distribuídos de DNS, mas que todos respondiam pelos mesmos endereços IP.

Este projecto cresceu e actualmente é já um serviço maduro. É também já o serviço de DNS mais usado na Internet, processando por dia acima de 70 mil milhões de pedidos. A Google tornou publico ultimamente a passagem deste serviço a um estágio mais definitivo e apresentou também os números referentes à a sua utilização.

De acordo com a empresa de Mountain View, este serviço trata já diariamente acima de 70 mil milhões de pedidos, o que o torna no maior fornecedor de serviço de resolução de nomes.

Apesar de utilizar os mesmos endereços ip em qualquer parte do mundo, na verdade este é um sistema distribuído e que trata da sincronização de zonas de forma automática e distribuída.

De acordo com a Google, acima de 70% dos pedidos que são recebidos neste serviço são provenientes de forma dos Estados Unidos. A presença em outras zonas do globo continuam a crescer e a Google instalou novos servidores em zonas que até neste momento não estavam cobertas com este serviço de forma correcta.

We launched Google Public DNS in December 2009 to help make the web faster for everyone. Today, we’re no longer an experimental service. We’re the largest public DNS service in the world, handling an average of more than 70 billion requests a day.

O modelo implementado pela Google para este serviço deu já origem a uma proposta sobre como o serviço de DNS pode funcionar com recurso a CDN’s, que está em estudo e discussão no IETF e existem já outras organizações a implementar modelos semelhantes.

O empenho da Google neste serviço é tal que alargaram já o o seu suporte para IPV6. Assim, para além dos conhecidos endereços 8.8.8.8 e 8.8.4.4, podem também já utilizar os endereços 2001:4860:4860::8888 e 2001:4860:4860::8844.

 

O tira-teimas:

Se é um utilizador avançado, com 5 minutos disponíveis faça o seguinte teste e confirme qual a melhor solução de DNS para o o seu caso.

Experimente namebench. Ele procura os mais rápidos servidores DNS disponíveis para o o seu PC.

namebench executa um teste justo e completo, utilizando o histórico do browser web, a produção tcpdump, ou conjuntos de dados padronizados, a fim de proporcionar uma recomendação individualizada.

Onamebench é totalmente gratuito e não modifica o seu sistema de qualquer forma. 

O namebench corre em Mac OS X, Windows e UNIX, e está disponível com uma interface gráfica, bem como uma interface de linha de comando.

Foi criado utilizando ferramentas open-source e bibliotecas, como Python , Tkinter , PyObjC , dnspython , Jinja2 e grafia .

 

Imagens

Aqui está um resultado de exemplo:

Alguns dos gráficos que são apresentados no final do teste:

Download: Namebench

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “Será o DNS da Google a melhor opção?”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.