Sem Linux isto não seria possível…

O Linux, é o maior sistema operativo de código aberto do mundo e completa 20 anos em 2011. Mesmo que a maioria dos utilizadores ainda não tenha tido nenhum contacto com o software livre do pinguim e optem por sistemas proprietários como o Windows para os seus computadores, o Linux está presente em muito mais coisas do que a maioria das pessoas pensam.

Veja uma lista de coisas que não seriam possíveis, ou seriam muito diferentes se o Linux não existisse.
Smartphones

Sabia que o smartphone ou o tablet com Android que utiliza para aceder a Internet é baseado em Linux.
Google e facebook

Vários sites que visita diariamente, como o Google e o Facebook, tem nos nos seus servidores o Linux.

Tráfego aéreo

Sistemas de tráfego aéreo também rodam o Linux, e são eles que fazem com que você chegue seguro de um aeroporto a outro.


CERN

O CERN (Centro Europeu de Estudos Nucleares) dependente do Linux para por a funcionar o seu gigantesco acelerador de partículas (aquele toda a gente temia quando começasse a funcionar).
Bolsa de valores

Até mesmo a Bolsa de Valores de Nova York, uma das mais influentes do mundo, utiliza o Linux desde 2007.

Tráfego automóvel

O tráfego automóvel na cidade de São Francisco e na Califórnia é controlado por computadores que utilizam o Linux.

Comboios japoneses

Os comboios de alta velocidade do Japão funcionam utilizando um plataforma em Linux.

Supercomputadores

Estima-se que 95% dos supercomputadores de todo o mundo, entre eles o famoso Watson da IBM, que derrotou 0s humanos num jogo de perguntas e respostas, utilizam o Linux.

Toyota

A Toyota juntou-se a fundação Linux, para atender ás necessidades dos seus clientes, que agora querem a mesma conectividade que têm em casa e nos escritórios. Juntas, desenvolveram uma plataforma de informações e entretenimento para os passageiros dos seus veículos.

Submarinos nucleares


Os submarinos nucleares também utilizam o linux para operar os seus sistemas. Um exemplo são os submarinos fabricados pela Lockheed Martin, usados pelo governo americano (o da foto é um submarino inglês).

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.