Segurança da informação: previsões para 2012

Hacking, segurança na nuvem e perda de dados serão temas recorrentes no próximo ano.

O ano está a chegar ao fim, mas as ameaças de segurança não mostram sinal de cessar. Para que as organizações se possam preparar no que diz respeito a proteção de dados em 2012, Steve Durbin, vice-presidente de vendas e marketing da instituição de segurança Information Security Forum (ISF), lista quatro principais pontos de atenção sobre o tema.

A primeira tendência é o rápido crescimento de situações em que os funcionários levam para o trabalho dispositivos móveis pessoais que acedem a rede corporativa. Esse fenômeno fez com que a área de segurança se desdobrasse para lidar com o gerenciamento e a proteção de dados que são armazenados na empresa e nos equipamentos pessoais.”Essa onda vai levar a falhas no cumprimento legal e na divulgação de informações de negócios”, afirma Durbin. De acordo com ele, mesmo que as organizações estejam cientes desse risco, “vamos ver problemas relacionados à cosumerização nos próximos 12 meses”.

Aumento de incidentes de hacking

Não surpreendentemente, Durbin aponta que as perdas de informação deverão continuar no âmbito corporativo e pessoal, impulsionadas por ataques de hackers. “É por isso que os compromissos de organizações para evitar cenários como esses vão se manter, a exemplo da Sony que teve a rede invadida recentemente”, afirma.”Não acho que algumas empresas estão levando essas ameaças a sério, porque ainda há tanto espaço para que os dados sejam roubados que nós vamos ver algumas brechas grandes e hacks vão impactar na reputação empresarial e na confiança do consumidor.”

Proteção na nuvem

O aumento dos custos que estão associados à oferta de cloud computing e os ataques externos na nuvem vão aumentar, de acordo com Durbin.”Enquanto um número de organizações estão implementando estratégias para a segurança na nuveme para estar em linha com a conformidade, ainda temos um caminho a percorrer em determinadas áreas, principalmente porque muitas organizações ainda não sabem onde há uma cloud implementada em seus negócios”, afirma .

Perda de dados

As pessoas estão cada vez mais fazendo uso da tecnologia como smartphones e tablets, aponta o especialista em segurança. Segundo ele, esse quadro aumenta a perda de equipamentos e de informações valiosas. Além disso, a distribuição de malware conduzirá o aumento do risco de perda de informações comerciais e de fraude.
Durbin acrescenta que todos os desafios apontados acima poderiam ser ultrapassados se as empresas aumentarem a conscientização do usuário e da segurança. “Tentamos colocar essa ideia em prática para que os profissionais entendam os riscos e continuem a executar suas atividades sem problemas”, finaliza.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

0 thoughts on “Segurança da informação: previsões para 2012”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.