Sector Informatico em contraciclo em Portugal

Sector informatico em Em Portugal está em total contraciclo com a economia e mantém-se como o mais dinâmico nas contratações, sendo já muitas as organizações que falam em défice de quadros para as necessidades das empresas.

Businessman Stretching at Desk

A caça aos melhores talentos do sector informatico já está em marcha e os profissionais portugueses são requisitados a uma escala global.

Mas ser licenciado na área das tecnologias de informação ( Informatico ) não é apenas sinónimo de facilidade de emprego em Portugal.

A Comissão Europeia prevê que até 2015 o sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) possa gerar 700 mil empregos para o sector informatico .

Em fevereiro, o sector das Tecnologias de Informação (TI) voltou a destacar-se nas ofertas divulgadas para o sector informatico no universo Expresso Emprego – versão impresa e sítio expressoemprego.pt – como o mais dinâmico.

Num universo de 532 oportunidades divulgadas no último mês, 104 estavam especificamente direcionadas para perfis e funções ligados ao sector informatico .

Engenheiros especializados em TI e informática, programadores, web developers, webmasters e outros especialistas do sector informatico formados em Portugal gozam de boa reputação junto de empresas nacionais e estrangeiras que, em cada vez maior número, procuram as universidades nacionais para detetar talento.

Um reconhecimento que posiciona os portugueses entre os alvos preferenciais das contratações, num sector que segundo a Comissão Europeia (CE) já se debate com carência de perfis qualificados.

Foi Durão Barroso, o presidente da CE, quem lançou o alerta: até 2015, a Europa deverá criar entre 700 a 900 mil empregos na área digital.

O emprego no sector aumenta a um ritmo estimado de 100 mil novas oportunidades a cada ano, mas a capacidade de resposta das instituições de ensino na formação de novos profissionais parece não conseguir competir com a velocidade do mercado.

Para colmatar esta lacuna, a CE quer unir os Governos dos Estados-membros, as empresas do sector e as entidades de formação em torno da criação de uma coligação que promova a criação de emprego no sector das TIC.

A primeira face visível desta união de vontades foi o lançamento, durante a CeBIT que decorreu recentemente em Hannover, na Alemanha, da plataforma online Academy Cube, criada com a participação da SAP e cuja missão é qualificar e formar 100 mil jovens talentos nas competências técnicas mais procuradas pelas empresas de TI e no sector informatico .

Segundo a CE, “o programa permitirá aos jovens europeus a aquisição das competências necessárias e adequadas a uma carreira no sector das TIC ou ainda, abrir caminho a que se tornem empresários ou empreendedores na área”.

O Academy Cube beneficiará também os talentos portugueses, formados na área ou em busca de requalificação profissional nas TI onde há 700 mil oportunidades para aproveitar para o sector informatico.
 

Quem está a recrutar mais

Tecnologias de Informação, Engenharia e Gestão continuam a liderar as oportunidade emprego divulgadas pelo Expresso.

Com profissionais do sector informatico de qualificação reconhecida a nível internacional, os portugueses tem vindo a ganhar com internacionalização de inúmeros projetos para diversas geografias, mas também com as crescentes missões de recrutamento que empresas estrangeiras realizam em Portugal.

O ranking Expresso Emprego deste mês espelha um país que forma profissionais do sector informatico reconhecidos a nível global, seja nas TI ou nas engenharias.

IT GEST
Reditus
T-Systems
ScoTTURB
Eng Supply
Sinfic
Bergit
GMV
Club L
10º CTP

 

És informatico ?

 

Estão isto são boas noticias para ti…

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.