Se as linguagens de programação fossem religiões

Já alguém parou para pensar como seria se as linguagens de programação fossem religiões? Duvido que tenham parado para fazer tal comparação, pelo menos seriamente… Alguns programadores dizem que ser adepto de uma linguagem específica é o mesmo que ser fiel a uma religião.

Continue a ler o artigo que é bastante interessante, vale a pena mesmo para quem não percebe nada de programação.

C seria Judaísmo – É antigo e restritivo, mas a maioria do mundo está familiarizado com suas leis e as respeitam. A mancada é que você não pode se converter – você é adepto desde o início ou pensará que tudo não passa de insanidade. Também, quando as coisas dão errado, muitas pessoas gostam de jogar a culpa nela por todos os problemas do mundo.

Java seria Cristianismo Fundamentalista – Teoricamente é baseada na C, porém nega tantas leis antigas que não se parece nem um pouco com a original e mais, acrescenta seu próprio conjunto de leis muito rígidas que seus seguidores consideram infinitamente superiores às originais. Não só estão certos de que esta é a melhor linguagem do mundo, como têm vontade de queimar na fogueira todos aqueles que não estejam de acordo.


PHP seria Catolicismo não praticante – Luta com a Java pelo mercado Web. Delineia alguns poucos conceitos da C e da Java, mas apenas aqueles de que realmente gosta. Talvez não seja tão coerente quanto outras linguagens, mas pelo menos ela lhe dá muito mais liberdade e ostensivamente mantém a ideia central da coisa toda. Também, o conceito de goto hell (para o inferno) foi abandonado.

C++ seria Islamismo – Ela adopta a C e não só mantém suas leis, como ainda adiciona um novo conjunto muito complexo de regras. É tão versátil que pode ser usada como alicerce para qualquer coisa, desde grandes atrocidades até belas obras de arte. Seus adeptos estão convencidos de que esta é a linguagem universal suprema e podem se enraivecer com aqueles que discordam. Ademais, se você insultá-la ou insultar seu fundador, provavelmente você será ameaçado de morte pelos seguidores mais radicais.

C# seria Mormonismo – À primeira vista é a mesma que Java, mas olhando mais de perto você percebe que é controlada por uma única corporação (a qual muitos seguidores da Java acreditam ser o mal) e que muitos conceitos teológicos são bem diferentes. Você tem a impressão de que ela provavelmente seria legal, mas apenas se todos os seguidores da Java não te discriminassem tanto por segui-la.

Perl seria Vodu – Uma série incompreensível de feitiçarias ancestrais que envolve o sangue de bodes e que corrompe permanentemente a sua alma. Usada com freqüência quando seu chefe exige que você faça um trabalho urgente às 9 horas da noite de uma sexta-feira.

Ruby seria Neo-Paganismo – Uma mistura de diferentes linguagens e ideias que foram misturadas para produzir uma coisa que pode ser classificada como linguagem. Seus adeptos estão aumentando rapidamente. Apesar da maioria das pessoas suspeitarem deles, a maioria é gente boa sem nenhuma intenção de ferir alguém.

Python seria Humanismo – É simples, sem restrições e tudo o que você precisa para segui-la é usar o bom senso. Muitos dos seus seguidores propagam que se sentem libertados do fardo imposto por outras linguagens e que redescobriram a alegria de programar. Alguns dizem que ela é uma forma de pseudo-código.

COBOL seria Paganismo Ancestral – Houve um tempo em que ela reinava sobre uma vasta região e era importante, mas actualmente está praticamente morta para o bem de todos nós. Apesar de muitos terem sido amedrontados pelos rituais exigidos por suas divindades, ainda existem alguns que insistem em mantê-la viva mesmo nos dias de hoje.

Visual Basic seria Satanismo – Excepto pelo facto de que não precisa vender a alma DE VERDADE para ser um satanista…

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.