24 Horas

DISPONÍVEIS

O que são Cópias Sombra

As são uma funcionalidade introduzida pela Microsoft nos seus sistemas operativos desde o Windows Server 2003. Inicialmente disponível apenas nas plataformas Windows Server, a Microsoft estendeu ao sistemas operativos desde o Vista.

O que este recurso de copias sombra, vem permitir recuperar versões anteriores de um ficheiro, mantendo um histórico do mesmo, para ser recuperado em caso de uma alteração indevida, ou mesmo em caso de eliminação.

 

dat has a better idea neon-light signage Photo by on

 

Este recurso pode ser activado por partição/volume, podendo ser definido o seu agendamento e espaço em disco reservado para tal. De facto, o próprio utilizador, sem necessidade de poderes administrativos, poderá restaurar os dados. Isto claro, desde que tenha permissões para tal.

Vamos imaginar que activamos este recurso num servidor de ficheiros, para que este seja executado de hora a hora no volume de dados. Um utilizador da rede cria e altera um ficheiro ás 14:30. Uma hora mais tarde ele volta a alterar o mesmo ficheiro. No final da tarde, ele precisa de ter acesso à versão inicial daquele ficheiro. Portanto, ao utilizar as copias sombra pode recuperar o ficheiro de forma muito simples.

 

Como activar as copias sombra

Para activar as copias sombra, é necessário aceder às propriedades de uma partição ou volume e seleccionar “Configurar cópias sombra…” O sistema de ficheiros tem de ser NTFS.

 

cópias sombra

 

Nesta nova janela, podemos activar, desactivar e configurar as cópias sombra . Podemos ainda criar ou eliminar uma cópia sombra manualmente.

 

cópias sombra

 

Nas definições do volume/partição, podemos alterar a localização do armazenamento (só disponível no Windows Server), e o tamanho máximo de utilização. Quanto maior for o tamanho disponível para as S.C., maior será o número de cópias sombra criadas, e consequentemente disponíveis, até um máximo de 64. É importante planear correctamente o tamanho máximo consoante o tamanho disponível.

 

cópias sombra

 

No agendamento, podemos configurar a periodicidade em que as cópias sombra serão feitas. É necessário ter em atenção que deve ser bastante bem planeado o agendamento. Isto porque, este recurso vai exigir alguma capacidade de processamento e utilização do subsistema de armazenamento.

 

cópias sombra

 

Uma vez activado, podemos agora as propriedades de uma pasta ou ficheiro, no separador das copias sombra , ter acesso ao histórico de cópias anteriores, conforme o agendamento previamente feito.

 

cópias sombra

 

Clicando com o botão direito do rato em cima de qualquer versão, podemos ter acesso às opções como se fosse uma pasta normal.

 

cópias sombra

 

Temos agora acesso à pasta, numa das  suas versões anteriores. Na barra de endereço podemos verificar que tem um endereço especifico, não sendo portanto uma pasta acessível directamente pelo Windows Explorer.

 

cópias sombra

 

Notas Finais

As versões anteriores dos ficheiros são apenas de leitura, ou seja não é possível fazer alterações directamente nestas cópias. O que é possível é copiar estes dados para uma nova localização. Ou então simplesmente substituir os dados originais por estas versões antigas.

No Windows Vista este recurso está disponível em todas as edições. No entanto, apenas no Business, Ultimate e Enterprise existe um interface nativo para aceder às versões anteriores. Para colmatar esta situação existe um programa chamado ShadowExplorer. Além disso pode encontrar facilmente mais informações

 

Mais sobre Copias Sombra:

 

Conclusões

Agora já sabe como criar e configurar a sua “máquina do tempo” para backups no Windows 10. No entanto, lembre-se sempre de fazer cópias de segurança manualmente com frequência. Utilize o recurso a respeito do qual escrevemos neste tutorial e alie-o a outras boas práticas de segurança.

Estabeleça uma rotina de backup segura, mantenha cópias de seus dados em mais de um local e, de preferência, utilize também algum serviço de armazenamento na nuvem (como Dropbox, OneDrive, Google Drive, etc).

Embora as Shadow Copies sejam úteis para tentar enfrentar por exemplo ameaças como o ransomware, não são recomendadas como substitutas a backups manuais do sistema inteiro por exemplo num disco externo utilizando .

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

RECEBER GRÁTIS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

One Comment

  • Tenía el Microsoft de prueba pero ya se me ha agotado y al tener un portátil no tiene entrada para cd. Necesito descargar uno pero que no sea de prueba por favor. Muchas gracias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Conteúdo:

Formulário de Contato

Agendar

serviços informaticos ao domicilio

Mantenha-se ATUALIZADO!

Inscreva-se para receber conteúdo EXCLUSIVO:

Brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin