Sabe quem lucra com a pirataria?

Pirataria já se instalou no mundo há alguns anos, pelo menos desde que as tecnologias se têm desenvolvido, contudo toda a gente sabe que as autoridades responsáveis fazem grandes investigações e detêm muito material pirata.

Uma das maiores provas das investigações das autoridades, foi o fecho de um dos maiores sites de compartilhamento de ficheiros, o Megaupload.

Mas será que a pirataria é algo tão distrutivo?

Porquê que as pessoas requerem à versão pirata, e não à original?

Existem vários motivos, mas o principal é a diferença do preço do artigo.

Como se sabe, por exemplo um jogo original que custe 50 euros, nesses 50 euros já estão incluídos o IVA e os impostos.

Mas hoje em dia, é fácil arranjar esses jogos a custo zero, através dos famosos torrents que se podem descarregar da Internet.

Outro motivo é que por exemplo, esse jogo ainda só saiu nos Estados Unidos, aqui em Portugal podemos ser os primeiros a estar na posse do jogo, basta algum cidadão dos Estados Unidos, fazer upload do jogo para a Internet.

Sabia que os artistas também lucram com a pirataria ?

Não, não leu mal, os artistas no fundo também lucram bastante com a pirataria.

Por outras palavras, a pirataria serve como uma “estação” de pubilicidade aos artistas, ou seja: Por exemplo a famosa cantora Adele, foi a artista com músicas distribuídas ilegalmente por toda a Europa em 2011.

Curioso, é que a artista foi a que mais vendeu CDs originais por toda a Europa no mesmo ano.

Aqui está uma prova do que a pirataria também ajuda e muito os artistas.

Várias empresas inventam vários métodos para acabar com a pirataria, como a SONY tenta acabar com a pirataria nas suas consolas.

Contudo, há sempre pelo menos uma pessoa que descobre um método para fugir ás regras da empresa, e divulgar esse método pelo resto dos jogadores.

Por estes motivos, vários especialistas afirmam que as empresas não devem dificultar os consumidores a realizar métodos piratas, mas sim favorece-los nas versões originais dos seus produtos, para que estes o comprem.

Uma grande empresa que já adotou esta estratégia foi a Microsoft, que tudo indica que o Windows 8 vai sair a um incrível preço de 39,99€ o que influencia os consumidores a comprarem e não a descarregarem as versões piratas da Internet.

 

E você, o que pensa da pirataria ?

Acha que politicas como parece que a Microsoft vai implementar, vão acabar com a pirataria?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.