S21sec identifica novo Malware direcionado a máquinas multibanco

Existe uma nova vulnerabilidade a afetar máquinas multibanco ou ATM, indica que S21sec, que identificou um novo malware com o nome de ALICE.

Através deste malware, os atacantes conseguem proceder ao jackpotting de máquinas multibanco, ou seja, a retirada de quantias avultadas sem recurso a qualquer cartão.

O ALICE é um executável que pode ser concretizado manualmente e que por norma aparece mascarado como substituto do legítimo Gestor de Tarefas do Windows (taskmgr.exe). Antes de lançar a GUI (interface gráfica do utilizador), este malware executa algumas verificações de sanidade para se certificar de que a ser executado num ambiente XFS (Extensions for Financial Services) apropriado, ou seja, um verdadeiro ATM, independentemente da marca e do modelo reais (o ALICE é um malware multifornecedor). Uma vez executado, o malware ALICE assume o controlo do ATM, exibindo uma GUI personalizada e solicitando um código de autorização para garantir o controlo da mula. Se a autorização for concedida, a ALICE usa a API XFS para interagir com o distribuidor ATM, permitindo que o cibercriminoso emita vários comandos de dispensa até que a gaveta de dinheiro seja esvaziada. Após a conclusão do “cash-out”, a ALICE fornece um mecanismo de limpeza/desinstalação para remover quaisquer vestígios do ataque.

A par com a descoberta de mais este avançado malware, a S21sec destaca a proteção inadequada da maioria dos ATM e caixas multibanco, facilitando o ataque de hackers crescentemente hábeis, tornando este tipo de abordagem um dos maiores perigos para as redes de caixas ATM.

A agência recomenda assim medidas extras de segurança, incluindo análise centralizada da rede com implementação de medidas que possibilitem reações rápidas a possíveis incidentes.

De destacar que este método de ataque não afeta os consumidores. Os atacantes devem obter acesso ao sistema operativo da máquina para execução externa dos comandos, o que significa que a máquina em causa não estará em utilização durante o ataque.

Fonte: Tekgenius.pt

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.