Resolver os problemas de rede no Windows 7

Como resolver problemas de rede no Windows 7

Muitas pessoas utilizam redes, mas muitas pessoas não têm o tempo nem a vocação para serem especialistas de redes. Em vez disso, é frequente que confiemos a alguém com mais conhecimentos a resolução dos nossos problemas de rede. Mas o que acontece se não tivermos ninguém disponível para nos ajudar? A resolução de problemas de Rede do Windows 7 proporciona uma forma simples, para qualquer pessoa diagnosticar e reparar problemas de rede.

 

As redes são complexas

As redes dependem de tecnologia complexa, pelo que diagnosticar a causa raiz de um problema de rede pode ser uma tarefa difícil. Por exemplo, se não conseguir aceder a um Web site, verá uma mensagem de erro, mas a mensagem pode não ser muito útil porque geralmente não identifica o problema com exactidão. O problema pode ser originado por várias causas no computador, no servidor Web ou na rede entre o computador e o servidor Web.

 

A resolução de problemas de Rede pode ajudar

Quando ocorre um problema de rede no Windows 7, a resolução de problemas de Rede ajuda a diagnosticar e a reparar o problema. Por exemplo, quando aparecem mensagens como “Não é possível apresentar esta página” ou “O servidor não está disponível”, tem a opção de utilizar a resolução de problemas de Rede para identificar o problema. Para abrir a resolução de problemas de Rede a partir de mensagens de erro relacionadas com redes, clique em Diagnosticar ou Resolução de problemas.

Imagem de uma mensagem de erro que mostra o botão Diagnosticar

Mensagem de erro com um botão Diagnosticar

Alguns programas, tais como a Assistência Remota, detectam automaticamente quando existe um problema e proporcionam a opção de executar a resolução de problemas. Eis outras formas de aceder à resolução de problemas de Rede:

Clique com o botão direito do rato no ícone de rede (Imagem do ícone de rede sem fios ou Imagem do ícone de rede com fios) na área de notificação da barra de tarefas e, em seguida, clique em Resolução de problemas.

Image da opção Resolução de problemas

 Opção Resolução de problemas

Clique no botão IniciarImagem do botão Iniciar, clique em Painel de Controlo‌ e, em seguida, na caixa de pesquisa, escreva resolução de problemas. Clique em Resolução de problemas, clique em Rede e Internet e, em seguida, clique no tipo de problema que está a ter.

Imagem das resoluções de problemas de Rede e da InternetResoluções de problemas de Rede e Internet

Clique no botão IniciarImagem do botão Iniciar, clique em Painel de Controlo‌ e, em seguida, na caixa de pesquisa, escreva rede. Na lista de resultados, escreva Centro de Rede e Partilha, em seguida, clique em Resolução de problemas.

Imagem da opção Resolução de problemas no Centro de Rede e Partilha

Resolução de problemas no Centro de Rede e Partilha

Clique no botão IniciarImagem do botão Iniciar, clique em Painel de Controlo‌ e, em seguida, na caixa de pesquisa, escreva placa. Em Centro de Rede e Partilha, clique em Ver ligações de rede, clique com o botão direito do rato numa placa de rede e, em seguida, clique em Diagnosticar.

Imagem da opção Diagnosticar em Ligações de Rede

Opção Diagnosticar em Ligações de Rede

Após diagnosticar um problema, a resolução de problemas de Rede sugerirá formas de o resolver. Por vezes, a resolução de problemas até pode corrigir automaticamente o problema, sem nenhuma intervenção do utilizador. Por exemplo, se a placa de rede tiver dificuldade ao reactivar após suspensão, a resolução de problemas de Rede pode repor automaticamente a placa e o controlador.

A resolução de problemas de Rede pode também detectar se a capacidade de rede sem fios do computador está desactivada. Este problema comum já levou muitos utilizadores a telefonar para um técnico de suporte. Mas com a resolução de problemas de Rede, pode corrigir este problema você mesmo.

Imagem da caixa de diálogo de resolução de problemas de Rede com a capacidade sem fios desactivada

 Caixa de diálogo da resolução de problemas de Rede a mostrar que a capacidade sem fios está desactivada

Após executar a resolução de problemas de Rede, um relatório de problemas é armazenado no histórico da resolução de problemas para consulta futura. Se a resolução de problemas não corrigir o problema, a partilha deste relatório com um técnico de suporte pode ajudar a identificar e resolver mais rapidamente problemas de rede complexos.

O relatório de problemas contém um ou mais registos de eventos. Os administradores de rede e os técnicos de suporte podem utilizar as informações existentes nos registos de eventos para analisar problemas de ligação ou ajudar a interpretar as conclusões. Esta informações podem ser consultadas, clicando em Ver informações detalhadas na página final da resolução de problemas ou executando os seguintes passos:

    Abra Resolução de Problemas clicando no botão IniciarImagem do botão Iniciar, clicando em Painel de Controlo e, em seguida, em Sistema e Segurança, clicando em Localizar e corrigir problemas.
    No painel esquerdo, clique em Ver histórico.
    Clique com o botão direito do rato no relatório de resolução de problemas e, em seguida, clique em Ver detalhes.

Para mais informações, consulte Utilizar os registos de eventos da resolução de problemas de Rede para resolver problemas de rede.

Fonte: Microsoft

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.