Renomear, apagar ou mover ficheiros/pastas em utilização

Se chegou até aqui provavelmente apareceu-lhe uma mensagem irritante do Windows a dizer que não pode apagar o ficheiro ou a pasta porque está a ser utilizada.

apagar ficheiros em utilização

De facto, alguns de nós já nos deparamos com algumas destas mensagens sem saber exatamente qual a sua origem e como conseguimos resolver o problema:

  • Não é possível eliminar o ficheiro: acesso negado;
  • Houve uma violação de partilha;
  • O ficheiro de origem ou de destino pode estar a ser utilizado.
  • O ficheiro está a ser utilizado por outro programa ou utilizador.
  • Verifique se o disco não está cheio ou protegido contra escrita e se o ficheiro não está a ser utilizado neste momento.

Como desbloquear ficheiros em utilização

Unlocker é uma extensão para o Windows Explorer (gestor de ficheiros do Windows) que facilita algumas tarefas relacionadas com ficheiros e pastas bloqueados pelo computador.

Renomear, apagar ou mover ficheiros/pastas em utilização 1

Com esta pequena aplicação, será acrescentada uma nova opção ao menu de contexto do Windows (acedido quando se clica com o botão direito do rato). A opção nova chama-se “Unlocker” e ao clicar sobre ela é possível aceder a novas opções dos seus ficheiros e pastas.

 

Para que serve o Unlocker

Muitas vezes queremos apagar um ficheiro ou uma pasta, e ao tentar fazê-lo, surge uma mensagem a avisar que não é possível, porque está a ser usado por outra pessoa ou por algum programa aberto, mesmo depois de termos fechado todos os programas.

É para isso que serve o Unlocker, ele é capaz de apagar ficheiros bloqueados pela utilização de outros programas ou utilizador.

apagar ficheiros em utilização

Isto significa que nunca mais será preciso reiniciar o computador ou mesmo aceder ao Gestor de Tarefas para encerrar os processos dos programas ainda em execução no seu computador.

Basta clicar com o botão direito do rato, seleccionar a opção “Unlocker” e depois escolher o que deseja fazer com aquele ficheiro em específico.

Pressionar “OK” e pronto, o ficheiro ou pasta será removido por completo (inclusive da Reciclagem) do seu Computador.

 

Outros Recursos do Unlocker

Apesar do objectivo principal do programa ser a sua capacidade de excluir qualquer coisa, mesmo que bloqueada, também é capaz de realizar outras duas operações normalmente impossíveis de serem realizadas em ficheiros bloqueados: renomear e mover.

Renomear ficheiros

A mesma situação descrita anteriormente, para quando se deseja apagar um ficheiro, serve também para momentos em que é preciso alterar a sua localização ou o nome.

Então, ao invés da opção “Apagar”, selecionamos “Renomear” para mudar o nome de um ficheiro e “Mover” para escolher um novo local para o colocar.

Simplesmente isso. Alguns cliques e pouco tempo depois, teremos excluído definitivamente, alterado o nome ou o local de qualquer ficheiro e/ou pasta no nosso computador, mesmo que estejam bloqueados (independente do motivo).

 

Cuidados a ter com o Unlocker

Apesar da grande funcionalidade do Unlocker, è necessário tomar algumas precauções quanto à sua utilização indiscriminada.

É importante ressaltar que um ficheiro apagado através deste aplicativo não pode ser recuperado da Reciclagem, porque o mesmo é apagado definitivamente, ou seja, não vai para a Reciclagem.

Para o recuperar, será necessário utilizar um software específico e mesmo assim não significa que o processo seja realizado com sucesso.

Além disso, devemos ficar atentos aos atalhos e outras aplicações que necessitem do caminho de um determinado ficheiro (como ficheiros de áudio e imagem em reprodutores e editores), pois ao alterarmos o nome ou então a localização de um determinado ficheiro, o seu endereço também é alterado, portanto devemos ficar atentos.

 

Atenção com o software indesejado

No processo de instalação deve ter-se também o cuidado de não instalar as opções “Atalho enviar para” e “eBay shortcuts”.

Desmarque as opções para não instalar adwares



Links Úteis do Unlocker

Site do Fabricante

Download Unlocker Freeware

 

post_title
Renomear, apagar ou mover ficheiros/pastas em utilização 3

post_excerpt

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.