Redes sociais usadas por 95% dos Portugueses 88 minutos por dia

Inquérito ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, da Marktest, revela que 95 por cento dos portugueses tem conta no Facebook e dedicam, em média, 88 minutos diários às redes sociais.

O uso destes espaços é assumido como um hábito diário. Os inquiridos da Marktest têm idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos.

Redes sociais como Facebook, Hi5 e Twitter são parte da vida dos portugueses, facto comprovado com os números do estudo da Marktest, divulgado hoje. De acordo com a investigação ‘Os Portugueses e as Redes Sociais’, a média diária que cada português dedica àqueles espaços atinge uma média de 88 minutos por dia, ao que corresponde o tempo total de 22 dias por ano.

A hora do dia em que os portugueses costumam ligar-se às redes sociais é, por regra, após o horário de trabalho ou escolar. Há 46 por cento de inquiridos que revelam também que recorrem às redes sociais por inúmeras vezes, ao longo do dia, sendo que três em cada quatro portugueses liga-se mais do que uma vez por dia.

O tempo dedicado varia entre os 30 minutos que 39 por cento assume dedicar às redes sociais e mais de duas horas, segundo 15,2 por cento. Pelo meio, há 25,1 por cento que está ligado entre 30 minutos a uma hora e outros 20,7 por cento que assume usar as redes entre uma e duas horas.

A investigação da Marktest revela ainda que a esmagadora maioria dos portugueses tnuma conta no Facebook: 95 por cento. Este dado é revelador de outro dado: a rede de Mark Zuckerberg é a que impera, em Portugal.

Mais de nove em cada dez dos inquiridos indicam que tnuma conta nesta rede social, à qual acedem pelo menos uma vez por dia. A média de ‘amigos’ é 316 por cada utilizador.

O estudo realizado pela Marktest Consulting, tem como objectivo conhecer os índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais.

As redes sociais são hoje um “ponto de encontro” importante não apenas para os indivíduos como para as marcas, que, de forma rápida, envolvente e dinâmica podem interagir com os seus consumidores. São um instrumento imprescindível de marketing e comunicação das marcas.

Foi para conhecer melhor a relação que os portugueses têm com estes sites e com as marcas presentes nestes sites que o Grupo Marktest lançou em 2011 o estudo Os Portugueses e as Redes Sociais e que em 2012 apresenta novos conteúdos.

O estudo procura conhecer os hábitos dos utilizadores de redes sociais, os sites que conhecem e mais utilizam, as funcionalidades que mais valorizam, a frequência com que acedem aos sites e com que publicam informação nesses sites, assim como o tempo que lhes dedicam ou os equipamentos que utilizam para lhes aceder.

O estudo aprofunda também a relação que os portugueses estabelecem com as marcas e as empresas presentes nestas plataformas (que motivações têm, interacções que mantêm, opinião sobre a presença das marcas nas redes sociais…).

Para a realização deste estudo, utilizou-se uma base de 826 entrevistas, realizadas online durante o mês de Setembro de 2012. A amostra é estratificada por Região Marktest, sendo proporcional à população que constitui o universo, de acordo com as variáveis género e idade.

Já o Hi5 (outrora a rede social mais popular em Portugal) cativa apenas 3,9 por cento dos entrevistados, enquanto o Twitter envolve apenas dois por cento.

Ao contrário do que se possa pensar, não são os smartphones ou os tablets que dominam, no que diz respeito ao aparelho de acesso às redes sociais. No topo estão os computadores portáteis e os de secretária.

Este estudo da Marktest foi realizado no mês de setembro de 2012, sendo que 826 pessoas foram inquiridas. O estudo deixou de fora pessoas com mais de 65 anos e menos de 15.

Assim sendo, este estudo concluiu que:

– 95% dos portugueses que estão nas redes sociais tem conta no Facebook
– 52% tem conta no MSN/Windows Live
– 39% abandonou uma rede social no último ano
– 15% visita sites de redes sociais assim que acorda
– 24% acha que dedica demasiado tempo a sites de redes sociais
– As fotos são o tipo de conteúdo mais partilhado
– 62% segue marcas nas redes sociais
– A presença das empresas e marcas nas redes sociais é entendida como muito importante

O estudo revela ainda que o Facebook é sem qualquer dúvida a rede social mais utilizada em Portugal, sendo que o Twitter é a menos utilizada.

 

O que pensa deste estudo sobre as redes sociais ?

 

Acha normal esta utilização das redes sociais ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “Redes sociais usadas por 95% dos Portugueses 88 minutos por dia”

  1. Resulta que al entrar en Facebook no me deja. Pues se abre y está un momento y luego me salta ala pantalla de inicio. Y en las fotos de los perfiles de mis amigos las sustituye por una pequeña ? En fondo azulito. Por que es esto? Porfa echarme un cable quien sepa darme una solución.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.