Redes sociais como o Facebook estão a destruir a sociedade

Que as redes sociais vieram alterar muita coisa disso ninguém tem dúvida. Porém, e na opinião de Chamath Palihapitiya, ex funcionário do Facebook, as redes sociais são uma máquina que “exploram fragilidades na psique humana” e estão a destruir a sociedade.

redes socias facebook destruir

Chamath Palihapitiya chegou a ser vice-presidente do Facebook para a área da expansão de utilizadores. Hoje sente uma culpa tremenda por ter ajudado a criar uma máquina que está a ajudar a destruir a sociedade. Em consonância com Palihapitiya, as redes sociais estão a “programar” o cérebro dos cidadãos duma forma que “elimina o discurso civil e a cooperação, fomentando a desinformação e a mentira”.

Relativamente ao utilização das redes sociais, Palihapitiya mostra que “não usa essa ‘m…’ e não deixa que os filhos as usem também”. A todos os cidadãos aconselha que façam uma pausa a sério na utilização das mesmas (não apenas do Facebook, mas de todas).

Palihapitiya considera ainda que os comportamentos que os utilizadores das redes sociais têm estão a ser programados e avisa que os “efeitos de curto prazo, de libertação de dopamina, que está na origem de ciclos que estão a destruir a forma como a sociedade funciona”.

 

Podem ver toda a entrevista no seguinte vídeo

Entrevista da Stanford Graduate School of Business

Como exemplo da “manipulação” que as redes sociais permitem, Palihapitiya relembrou o que se passou na Índia onde foram mortas 7 pessoas por ter havido um conjunto de mensagens falsas no Whatsapp, que faz parte do Facebook, e que fizeram várias pessoas acreditarem que um grupo de visitantes eram raptores de crianças.

Fonte: Peopleware

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.