Rede a Terabit em fase de testes

Já pensou o mundo sem infraesturas de comunicações? Pois, é uma situação quase inimaginável! Segundo consta, em Setembro de 1940, George Stibitz usou uma máquina de teletipo para enviar instruções para um conjunto de problemas a partir de seu Model K na Faculdade de Dartmouth em Nova Hampshire para a sua calculadora em Nova Iorque. Em 1969, a ARPA (Advanced Research Projects Agency) desenvolveu a ARPANET que muito apelidam como a rede “mãe” da Internet.

A partir daí muita coisa mudou…muito mais largura de banda, mais e diferente tráfego, rede sem fios etc. Recentemente a empresa telefónica Escandinávia TeliaSonera anunciou que tem vindo a realizar alguns testes que permitirão ter redes informáticas a terabit.

terabit_00

TeliaSonera, uma empresa telefónica Escandinávia informou recentemente que tem vindo a desenvolver alguns testes no sentido de implementar redes de dados com transmissões a terabit, com base em “super canais ópticos” de 500 Gbps. Um “super canal” é uma grande unidade de capacidade óptica, criada pela combinação de múltiplas portadoras ópticas, transportadas num único meio de transmissão – tipo cloud óptica.

Segundo a própria empresa, os testes foram realizados com sucesso entre Los Angeles e San Jose, na Califórnia, num distância total de 1.105 Kms. Anteriormente a própria empresa já tinha realizados alguns testes mas com super canais ópticos a 300 Gbps.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.