PRISM – o Big Brother dos Estados Unidos

A má vigilância tipo Big-Brother existe um pouco por todo o mundo.  O que está a acontecer nos Estados Unidos com o sistema PRISM é mais uma prova disso. Enquanto alguns rejeitam este tipo de histórias e consideram-nas como “teorias da conspiração paranóicas”, as revelações recentes sobre o projeto da NSA (Agência Nacional de Segurança Americana) PRISM provam que não havia teorias envolvidas – apenas simples fatos.

big-brother-prism

PRISM é um programa ultra-secreto que permite que a NSA possa aceder directamente os servidores de vários serviços on-line e obter todos os tipos de informações sobre os seus utilizadores. Desde que a história veio à tona, alguns serviços como o Facebook negaram qualquer envolvimento com esse programa, afirmando que a NSA não tem acesso aos seus servidores.

O The Guardian publicou no entanto uns slides de PowerPoint altamente secretos, usados por agentes da NSA, que afirmam claramente que:

1 – A NSA pode aceder directamente a esses servidores;

2 – A maioria dos principais provedores estão directamente envolvidos no programa.

Aqui estão os slides.

new-prism-slide-001

Este slide afirma claramente “Recolhe directamente dos servidores desses prestadores de serviços dos Estados Unidos: Microsoft, Yahoo, Google, Facebook, PalTalk, AOL, Skype, Youtube, Apple.

PRISM-slide-crop-001

Aqui vemos que nenhuma pedra é deixada de lado por espiões da NSA: e-mails, vídeos e chats de voz, transferência de ficheiros e redes sociais são todas alvos do sistema PRISM .
Sim, até mesmo as chamadas do Skype podem ser espionadas pelos agentes secretos.

Prism-001

Aqui vemos a hora exacta em que cada fornecedor se juntou ao PRISM .

O primeiro a participar foi? A Microsoft.

Isso não é surpreendente, agora que foi confirmado que o Xbox One vai exigir uma ligação com a internet 24 horas por dia, é bastante possível que os dados recolhidos pela consola (áudio e vídeo) sejam transferidos directamente para os servidores da NSA.

PRISM 2

Acho que o “estado totalitário” está agora totalmente eficaz. O informático que publicou a história chama-se Ed Snowden, e o Governo dos EUA está atrás dele para o poder processar severamente. Num vídeo do YouTube ele descreve que o que está a acontecer agora é pior do que o romance “1984”. No vídeo, ele diz:

“Porque mesmo que não esteja a fazer nada de errado, está a ser observado e registado. E a capacidade de armazenamento desses sistemas aumenta a cada ano de forma consistente por ordens de magnitude e está chegando ao ponto em que não tem que ter feito nada de errado, simplesmente tem que cair sob suspeita de alguém, até mesmo por causa de uma chamada errada. E então eles podem usar o sistema para voltar no tempo e analisar cada decisão que já fez. Cada amigo com quem já discutiu alguma coisa. E atacá-lo com base nisso, para derivar as suspeitas de uma vida inocente, e pintar qualquer pessoa no contexto de um malfeitor.”

Então, e para aqueles que dizem “Quem não deve não teme…”. Podemos dizer que estão complementarmente errados. Para sermos sinceros, é esse tipo de atitude que vai destruir o que resta da liberdade e da privacidade nos EUA e no mundo.

Além disso, se estiver fora dos Estados Unidos – especialmente em países como o Canadá, Reino Unido ou Austrália – não pense que está seguro.

A elite não conhece fronteiras nacionais e aquilo que está a ser revelado nos Estados Unidos, é mais provável que já esteja acontecer em muitos outros países.

tumblr_moejb3l3iW1rt6ykvo1_1280

Está na altura de deixar-mos as pessoas saberem que a privacidade, a liberdade e a democracia estão constantemente sobre risco. Não há especulação nem nenhuma teoria da conspiração.

Está a acontecer agora e, se valoriza a sua liberdade, é melhor fazer alguma coisa a respeito disso, fazendo ouvir a sua voz.

ESTADO ACTUAL DESTA POLÉMICA PRISM

Snowden fugiu da sua base no Havaí, para Hong Kong (país inimigo dos EUA). No entanto, após várias entrevistas para o The Guardian, o jovem desapareceu sem deixar rasto, facto que está a deixar todos revoltados e a temer o que lhe poderá ter acontecido.

edwarn_thumb

Snowden tem sido um dos principais temas de debate nas redes sociais, exindo mesmo várias petições online que exigem o perdão de Barack Obama para com o ex-agente.

PRISM: entenda toda a polêmica sobre como os EUA controlam você

Têm ocorrido ainda várias manifestações por todo o mundo, principalmente noa EUA, de forma a apoiar Snowden.

Um jovem desenvolveu ainda um add-on para o Mozilla (Dark Side of the Prism), de forma a que as pessoas possam ouvir música online descansadas, uma vez que envia para o PRISM uma banda sonora “confusa.”

 

O que pensam do PRISM?

Perturba-vos a ideia de ter alguém a vigiar o que fazem, ou são da opinião de que é necessário para a nossa segurança?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS
Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato