Que programas consomem mais Internet

Provavelmente já se perguntou quais os programas que está a utilizar que consomem mais serviço de Internet. De facto, por vezes precisamos de ter um controlo mais apertado na forma como as nossa aplicações acedem à Internet. Para conseguirmos fazer isso precisamos de uma aplicação que consiga monitorizar o consumo em termos de largura de banda, de cada aplicação e que limite essa largura de banda por aplicação. Lembre-se que muitas vezes a lentidão do computador pode não ser por causa do hardware mas sim da sua ligação ao serviço de internet.

controlar consumo internet aplicações programas

Foto de Brett Sayles no Pexels

 

Como descobrir os programas que mais consomem Internet

O NetBalancer é um programa para monitorar e controlar a taxa de tráfego de internet requerida por cada aplicação ocupando sua banda. O software funciona por meio de definição de prioridades para cada programa, de forma que mesmo que naturalmente algum deles ocupe mais do que os outros, ele respeitará a taxa definida.

Para essa tarefa podem recorrer ao NetBalancer, que permite de certa forma acelerar a nosso ligação à Internet (ou até mesmo em ligações LAN), através da atribuição de prioridades às aplicações no acesso a rede.

Desta forma podemos definir prioridades por cada aplicação que se encontra a correr na nossa máquina (assim como acontece nas prioridades dos processos da máquina no acesso ao CPU), dividindo a largura de banda disponível pelas mesmas.
Podemos considerar como exemplo a monitorização e definição de prioridades para aplicações P2P.

Desta forma podemos controlar que as aplicações P2P não consumam a maioria da largura de banda, possibilitando por exemplo que as nossas pesquisa sejam mais rápidas, já que temos maior largura de banda (ou largura de banda controlada).

 

aplicações consomem trafego Internet

 

O que consegue controlar com o programa

 

  • Permite definir um conjunto de prioridades de download e upload para cada processo (aplicação)
  • High priority
  • Normal priority
  • Low priority
  • Block traffic
  • Ignora Traffic
  • Limit traffic
  • Definir limite em termos de largura de banda para downloads e uploads
  • Mostra todos os processos do sistema e largura de banda gasta
  • Mostra todos os processos actuais
  • Visualização em modo gráfico
  • Afinação de prioridades

 

Porque utilizar o NetBalancer para controlar a Internet

 

A diferença principal entre o NetBalancer e outras aplicações de traffic shaping, é que o Netbalencer trabalha com prioridades ao nível da aplicação.

Com ele você pode controlar e definir taxas de prioridade para downloads ou uploads e monitorar seu andamento por meio de um gráfico exibido pelo próprio programa.

Da mesma forma, é possível priorizar processos em andamento em seu computador. Você pode escolher (há um botão para isso) exibir todas as tarefas em execução ou apenas aquelas referentes à internet.

Após instalado o programa e enquanto ativo, opera como um ícone na barra de tarefas do Windows e para acessá-lo basta efetuar um clique duplo sobre o mesmo.

Ele opera em uma única janela e com ele é possível controlar como o Windows gerencia o número de processos que entrará na fila de escalonamento e inclusive ordená-los por prioridades.

Para definir prioridades, basta clicar sobre algum dos processos exibidos no programa e selecionar um dos botões de prioridade na barra de tarefas ou um clique com o botão direito do mouse sobre o programa e posterior escolha de uma prioridade.

 

 

 

Como bloquear um programa que gasta muita Internet

 

Sim, com o NetBalancer também é possível bloquear um processo em andamento. O NetBalancer é uma alternativa prática para quem quer ter controle exato sobre quais processos estão ou estiveram rodando no computador e as prioridades aplicadas a cada um deles.

É uma opção para controlar consumo de banda utilizado por programas de internet como torrent e chats que acabam consumindo uma larga fatia de sua velocidade de conexão.

Recomenda-se cautela quando trocando prioridades de processos para evitar travamentos no computador!

O download do programa é rápido pois ele é leve e ele funciona sem problemas e sem entrar em conflito com o Sistema Operativo.

Mesmo estando no idioma inglês não traz maiores dificuldades em seu uso pois ele opera em uma única janela e suas opções são em formato de botão, deixando todas elas fáceis de serem visualizadas e encontradas.

 

 E você? Sabe qual o programa que anda a consumir a sua Internet ?

 

Download Programa: NetBalancer

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Formulário de Contato

Agendar

serviços informaticos ao domicilio

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo EXCLUSIVO:

Brindes, ofertas e promoções…

Registar

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin
x Logo: Shield
Este Site é Protegido Por
Shield