Qual o significado das siglas TI, IT e CI

Como diria  Tomanik (2004) “as palavras servem para nomear as coisas de forma resumida…”. Então, se as palavras são formas resumidas, o que são as siglas?

Siglas Informatica TI CI IT

Apesar de nalguns momentos nos facilitarem a vida noutros confundem e atrapalham.
Vamos lá então ver como funcionam as siglas na informática:

TI é importante, mas não sem CI para gerar IT, que no contexto da CI é analisada, a partir da NI do consulente. Em resumo, de nada adianta a TI sem as CI.

Entenderam? Acho que me confundi todo.

Mas ainda podemos ir mais além.

GI e GC – significam gestão da informação e gestão do conhecimento, respectivamente. São termos muito em voga na vida académica.

E quando se torna moda é adoptada por muitos. Mas, o que alguns esquecem é que o contexto muda conforme o corpo, um modelo magro não é o mesmo que um corpo robusto.

De facto, as empresas adotam essas siglas e muitas vezes limitam-se a utilizar termos imponentes ou estrangeirismos.

Acham basicamente que com isso têm mais conhecimento ou diferencial de competitividade. Sobretudo quando aliado é claro, ao uso intensivo de TIC’s (mais uma sigla).

Davenport (1998) é categórico ao afirmar que

“apesar dos triliões gastos em tecnologia de informação com objetivos comerciais, a tecnologia parece incapaz, por si só, de fornecer as informações necessárias para a execução e a administração de negócios.”

Ressaltando que a informação e o conhecimento são criações essencialmente humanas e que nunca seremos capazes de administrá-los sem termos em conta o papel fundamental desempenhado pelas pessoas.

Aliás, na Ciência da Informação não utilizamos sigla, uma vez que é a ciência que preza a precisão e a clareza. Caracteriza-se também por ser interdisciplinar e ter como principal objeto a informação, que é diretamente fruto do caráter criativo do homem.

Mas já estamos a divagar, voltando às Siglas:

TI (Tecnologia da Informação) é importante, mas não sem CI (Capital Intelectual) para gerar IT (Informação Tecnológica), que no contexto da CI (Ciência da Informação) é analisada, a partir da NI (Necessidade de Informação) do consulente. Em suma, de nada adianta a TI sem CI.

Agora sim… Acredito que uma imagem valha mais que mil palavras, mas tenho as minhas dúvidas quanto às siglas, não concordam?

post_title

post_excerpt

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected]co.pt.
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato