Qual a melhor Internet móvel?

Cerca de um quarto de milhão de portugueses (de acordo com dados do último estudo da Marktest) usa hoje smartphones. Para estes, subscrever um plano de dados que estabelece custos fixos mensais para o acesso à Internet é imprescindível, se pretendem tirar todo o partido dos seus equipamentos. Os operadores respondem com planos que preveem diferentes escalões de preço para diferentes plafonds de tráfego.

Mas para quem – com smartphone ou simples telefone com ligação à Internet – pretende uma utilização mais esporádica da web estão disponíveis várias possibilidades, num portefólio de propostas que tem sido atualizado e revisto com frequência, ganhando preços mais interessantes e apelativos.

Dia, semana ou mês é como se dividem as possibilidades oferecidas por TMN, Vodafone e Optimus, dirigidas a quem usa a Internet mas quer passar ao lado das mensalidades associadas aos planos de dados regulares. Passamos em revista as propostas atuais, sublinhando semelhanças e diferenças.

Começamos pela TMN. A operadora divide por seis as propostas à disposição dos clientes que pretendam aceder à Internet através do telemóvel, sem subscrever um plano de dados mensal. Os clientes da operadora que pretendam usar o serviço apenas um dia pagam por isso 1,04 euros, com direito a 15 MB de tráfego incluído.

Para um acesso semanal o valor a pagar é de 1,30 euros, com 25 MB de tráfego incluído. Já nos pacotes mensais estão disponíveis quatro hipóteses, que variam entre os 100 e os 600 MB de tráfego, para mensalidades entre os 5,19 euros e os 15,58 euros.

A oferta da Vodafone conta com menos uma opção e parte dos 0,95 euros para um acesso diário (com 10 MB de tráfego incluído), chegando aos mesmos 15,58 euros cobrados pela concorrente na opção mensal com um tráfego incluído de 600 MB.
Pelo meio, existem propostas que preveem consumos de 25, 100 e 300 MB, por 1,29 euros (semanais), 5,19 euros ou 10,38 euros mensais.

Os planos de Internet no Telemóvel da operadora estão disponíveis para todos os clientes não residenciais, exceto os subscritores de planos tarifários ao segundo, Vita Clube ou Vodafone TV Net Voz. A opção de acesso diário é a única que está apenas disponível para clientes com planos de pré-carregamento.

A Optimus organiza a oferta apenas entre acesso diário e semanal, embora na prática as subscrições semanais passem a mensais com uma simples multiplicação por quatro do valor e do tráfego incluído. Em termos de apresentação da proposta – acessível a todos os clientes particulares – a operadora ganha em simplicidade e clareza da comunicação, nos preços também não perde para a concorrência.

Um acesso diário à Internet no telemóvel custa aos clientes 0,99 euros, com 15 MB de tráfego. As opções semanais são três, com um tráfego incluído de 30, 75 e 250 MB com preços que variam entre 1,39 euros e os 4,99 euros, como pode ver-se na informação publicada no site. Contudo, e tendo em conta que a operadora renova automaticamente as ofertas semanais, vale a pena fazer também as contas aos valores mensais que passam para preços entre os 5,56 euros e os 19,96 euros.

A todas as ofertas de todas as operadoras são comuns algumas características, como sejam o facto de o tráfego incluído em cada proposta estar apenas válido no período de consumo para que foi adquirido (tráfego não consumido não transita para o mês seguinte, por exemplo).

Outra característica comum entre as ofertas das operadoras é o facto de nos pacotes de acesso diário existir um período de contagem fixo. Por exemplo, quem subscreve um pacote de acesso diário à Internet às 22 horas, no fim desse dia (às 24h) o acesso ao serviço será cortado.

 

Diferenças e semelhanças

Comparando propostas, conclui-se que a Vodafone tem a melhor proposta de preço para acesso diário – muito esporádico – à Internet no Telemóvel, uma condição que transpõe para a proposta semanal, se não se tiver em conta o tráfego incluído que, por mais 0,10 euros, aumenta 5 MB na proposta da Optimus.

Ao definir três ofertas como pacotes semanais, a Optimus também dá aos clientes a possibilidade de aumentarem o tráfego consumido nesse período por um preço interessante: por exemplo um cliente Vodafone – que tem o melhor preço semanal – renovar por três vezes o seu pacote para 7 dias de acesso até atingir os mesmos 75 MB que a Optimus propõe numa das suas ofertas com aquela duração temporal vai pagar 3,87 euros, contra os 2,49 euros cobrados na Optimus.

Por outro lado, é também importante referir que ao assinalar todos os pacotes não diários como semanais, a operadora obriga os clientes que usam a oferta semanal ao mês a consumirem cada tranche de tráfego no período em que foi subscrita.

Analisando as ofertas mensais das três operadoras, cabe à TMN a oferta mais partida. O que não ganha em simplicidade, a operadora recupera em flexibilidade por prever mais cenários que enquadram perfis de consumo mais segmentados. A TMN apresenta quatro tarifas, contra três de cada concorrente. Os preços praticados são idênticos aos da Vodafone, tal como os limites de tráfego incluídos (contabilizado em ambas as operadoras em períodos de taxação de 10 Kb, dentro e fora do pacote). A Optimus tem uma proposta diferente e estica os seus limites de tráfego mensais (semana x4) para 120, 300 e 1000 MB. Os preços que daí resultam também são ligeiramente diferentes.

Se pretende experimentar algumas das propostas esteja atento às campanhas que, quase sempre, permitem acesso sem custos às primeiras semanas de acesso ao serviço. Se experimentar e perceber que não tem necessidade de continuar a usar avise o operador e consulte a fatura de telemóvel do mês seguinte para evitar que as renovações automáticas das ofertas assumam que pretende continuar a usar Internet no telemóvel, mesmo que não seja assim.

Entretanto, deixamos também imagens de informação que pode recolher no site da Vodafone e da TMN e que permitem ter uma ideia do uso que pode dar aos megabits incluídos nos pacotes de Internet no Telemóvel incluídos nas propostas das operadoras.

E na sua opinião?

 

Qual o melhor serviço de Internet móvel?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “Qual a melhor Internet móvel?”

  1. thexbox360player

    Hola,
    Es que tengo un HTC Wildfire S de vodafone y querría liberarlo sin tener que ir muy lejos,en Galapagar sin que sea muy caro.
    Gracias

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.