Qual a linguagem de programação mais usada no mundo?

O TIOBE Programming Community Index é um indicador da popularidade de linguagens de programação.
A classificação é feita mensalmente e baseiam-se no número de profissionais qualificados em uma linguagem em todo mundo, bem como em cursos disponíveis para uma linguagem e dados de fornecedores.
Utiliza-se também os principais motores de buscas como Google, Bing e Yahoo para realizar os cálculos de popularidade. O índice revela não a melhor linguagem, mas as linguagens mais populares, ou seja, as que são mais utilizadas em projetos.


Este índice pode lhe ajudar a verificar o quão atualizado você está em termos de market share, o qual sua linguagem possui e você está inserido, de acordo com o que é mais utilizado no mercado. Claro que este é um ponto de vista apenas. Não necessariamente se a linguagem que você conhece não está no topo da lista isto implica que seu nicho de mercado é ruim ou que seus conhecimentos estão defasados. Isto pode indicar que projetos, em sua maioria, não possuem características para as quais sua linguagem se aplica.
Por exemplo, a quantidade projetos para internet não é a mesma para projetos desktop e levando-se em consideração que linguagens são normalmente criadas para um determinado tipo de aplicação, esta comparação deveria ser feita por categorias de projeto, como para web e dispositivos móveis ou desktop e mainframes, dentre outras.

Seguindo neste pensamento, pode-se afirmar que linguagens que possuem características que possam satisfazer a um número maior de tipos de aplicações, com certeza levam vantagem na classificação.

Exemplo clássico é a linguagem de programação Java que está presente em 4,5 bilhões de dispositivos, segundo sua fornecedora, a Oracle, dentre eles PCs, celulares, cartões inteligentes, et-top boxes, impressoras, webcams, jogos, sistemas de navegação para automóveis, terminais lotéricos, dispositivos médicos, guichês de pagamento de estacionamento, etc.

Esta lista demonstra as várias facetas do Java e sua extensa cartela de tipo de aplicações que são compatíveis com suas características.
Confira a seguir o quadro com a classificação do TIOBE.

TIOBE index. Foto: reprodução

O índice com as 50 linguagens mais usadas pode ser encontrado em Aqui.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.