Qual a linguagem de programação mais usada no mundo?

O TIOBE Programming Community Index é um indicador da popularidade de linguagens de programação.
A classificação é feita mensalmente e baseiam-se no número de profissionais qualificados em uma linguagem em todo mundo, bem como em cursos disponíveis para uma linguagem e dados de fornecedores.
Qual a linguagem de programação mais usada no mundo? 1Utiliza-se também os principais motores de buscas como Google, Bing e Yahoo para realizar os cálculos de popularidade. O índice revela não a melhor linguagem, mas as linguagens mais populares, ou seja, as que são mais utilizadas em projetos.


Este índice pode lhe ajudar a verificar o quão atualizado você está em termos de market share, o qual sua linguagem possui e você está inserido, de acordo com o que é mais utilizado no mercado. Claro que este é um ponto de vista apenas. Não necessariamente se a linguagem que você conhece não está no topo da lista isto implica que seu nicho de mercado é ruim ou que seus conhecimentos estão defasados. Isto pode indicar que projetos, em sua maioria, não possuem características para as quais sua linguagem se aplica.
Por exemplo, a quantidade projetos para internet não é a mesma para projetos desktop e levando-se em consideração que linguagens são normalmente criadas para um determinado tipo de aplicação, esta comparação deveria ser feita por categorias de projeto, como para web e dispositivos móveis ou desktop e mainframes, dentre outras.

Seguindo neste pensamento, pode-se afirmar que linguagens que possuem características que possam satisfazer a um número maior de tipos de aplicações, com certeza levam vantagem na classificação.

Exemplo clássico é a linguagem de programação Java que está presente em 4,5 bilhões de dispositivos, segundo sua fornecedora, a Oracle, dentre eles PCs, celulares, cartões inteligentes, et-top boxes, impressoras, webcams, jogos, sistemas de navegação para automóveis, terminais lotéricos, dispositivos médicos, guichês de pagamento de estacionamento, etc.

Esta lista demonstra as várias facetas do Java e sua extensa cartela de tipo de aplicações que são compatíveis com suas características.
Confira a seguir o quadro com a classificação do TIOBE.

TIOBE index. Foto: reprodução

O índice com as 50 linguagens mais usadas pode ser encontrado em Aqui.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.