24 Horas

DISPONÍVEIS

Quais os sintomas de um computador infectado

Sabia que se consegue descobrir através dos sintomas do seu computador se está infetado ou não com um vius ou outro software malicioso que lhe pode estar a roubar dados?

Às vezes, não conseguimos ter a certeza, mas muitas vezes os computadores dão dicas de que algo não está a funcionar como supostamente devia.

Verifique sempre o seu computador se detectar alguns dos sintomas abaixo para garantir que ele esteja seguro e sem risco de vírus.

Navegar na Internet pode ser muito perigoso, segundo alguns estudos de empresas de segurança, em média, no mundo 1 em cada 100 deve estar infectado com vírus.

 

man looking at laptop computer Photo by on

 

De facto é um número significativo, tendo em conta o tamanho da rede mundial de computadores.

Neste sentido podemos tomar medidas de segurança para evitar contaminações com a instalação de programas antivírus e o cuidado quando acedemos a sites para descarregar ficheiros.

Mas quando um computador está infectado, apresenta sinais de contaminação? Sim existem indícios e vamos identificar os mais comuns neste artigo.

 

Como sei se o computador tem vírus

 

1 – Computador Lento

Além de outros problemas a performance de um computador pode ser afectada por vírus, já que estes na maioria dos casos executam tarefas que consomem muitos recursos e prejudicam o desempenho do computador .

Um computador mais lento não significa necessariamente que tem um vírus, mas se ocorrer uma mudança repentina na velocidade, pode valer a pena confirmar. Utilize um sistema de teste de velocidade para

Use também o gestor de tarefas do computador para medir o seu desempenho e capacidade de processamento. Se parecer mais lento que o normal, faça uma verificação com o seu software antivírus.

 

2 – Mensagens de Aviso

Começam a aparecer com frequência janelas pop-ups a avisar que o computador está infectado e que a necessidade de descarregar um programa específico para proteger o computador .

Essas mensagens são de que recomendam um programa cheio de spywares tem como objetivo roubar os seus dados pessoais.

Normalmente o seu computador sabe que algo está errado antes de si.

Um dos sintomas mais visíveis de um vírus de computador é o aparecimento repentino de mensagens pop-up a avisar sobre a falta de ficheiros do sistema operativo ou dos programas.

Procure saber mais sobre as mensagens que lhe aparecem colocando-as num motor de busca como o Google para descobrir se estão ou não relacionadas com algum vírus.

Também é comum ver anúncios enquanto se navega na Internet, mas se começar a vê-los quando não estiver a navegar na Internet, isso é um sinal que provavelmente tem um vírus.

Não clique nesses anúncios, mesmo que eles digam que são de software antivírus.

 

3 – Programas ou aplicações não iniciam

Ao executar um ficheiro ou programa ele demora a iniciar ou simplesmente não abre, significa claramente que há uma infecção de spyware que impede o funcionamento do software no modo normal.

Isto, salvo as exceções de programas que não são compatíveis com sistemas operacionais mais novos como o Windows 7 e precisão de permissão.

De facto, os vírus podem fazer todo tipo de coisa estranhas no seu computador.

Fique atento se o seu computador parar de responder aos seus cliques, decidir abrir os ficheiros por conta própria, ou agir como se uma tecla tivesse sido pressionada quando não o fez.

Isso pode ser um sintoma de que tem um vírus no computador. Lembre-se que nenhum computador consegue agir por si mesmo.

 

man using laptop computer on desk Photo by on

4 – Ficheiros que aparecem e desaparecem

Esse é um dos maiores problemas de um computador infectado, os ficheiros pessoais são apagados ou ocultados e em alguns casos movidos para outro local sem a autorização do utilizador.

Mantenha-se atento ao tamanho do seu disco rígido.

Um vírus pode instalar cópias de si mesmo ou ficheiros indesejados no seu computador. Os vírus também eliminam ficheiros inesperadamente.

Quando se apercebe de alguma coisa estranha que aparece ou que alguma coisa que desaparece, está na de executar uma verificação de vírus.

 

5 – Barras suspeitas nos navegadores

É normal alguns programas instalarem barras de ferramentas nos navegadores ou até mesmo os gigantes de busca como Google e Yahoo tem barras que auxiliam e muito os utilizadores.

Mas sempre desconfie, pois malwares instalam essas ferramentas para gravar todo histórico de navegação e utilizá-lo de forma prejudicial.

 

6 – Remetentes recebem emails que não enviou

Por vezes os vírus tentam espalhar-se por e-mail. Se notar que existem na sua caixa de e-mails mensagens que não enviou, provavelmente está com um vírus. Se receber um email de um amigo que pareça suspeito, ele pode ter um vírus.

Não clique em nenhum link nem abra anexos em emails questionáveis.

 

Conclusões

Lembre-se de que seu computador nem sempre mostra sintomas se estiver infectado.

Por isso, faça sempre pesquisas regulares do sistema e verificações de vírus para garantir que seu computador esteja limpo.

Além disso, pratique cuidados preventivos.

Nunca clique em links desconhecidos em e-mails ou anúncios pop-up para manter o seu computador protegido contra os ataques de vírus.

Como já dissemos todos esses perigos que afectam a segurança do nosso computador podem ser evitados.

Se quer ter a certeza que não esta infectado contacte-nos por .

 

Já passou por algumas dessas situações?

Partilhe a sua experiência e o que fez para resolver o problema.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

RECEBER GRÁTIS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Conteúdo:

Formulário de Contato

Agendar

serviços informaticos ao domicilio

Mantenha-se ATUALIZADO!

Inscreva-se para receber conteúdo EXCLUSIVO:

Brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin